Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1832255 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS}, para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.
BRASIL. Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Caderno de Atenção Básica nº 41. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde.Brasília (DF), 2018.
Com base neste enunciado, assinale a alternativa correta que contempla uma das ações propostas para a atenção à saúde dos (as) trabalhadores (as) no âmbito da atenção básica:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832254 Ano: 2019
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
No cotidiano de trabalho, os sujeitos estão expostos a múltiplas situações e fatores de risco para a saúde, que podem atuar sinergicamente ou potencializar seus efeitos. Além das exposições nos locais de trabalho, com frequência, os(as) trabalhadores(as) e suas famílias estão expostos(as) a riscos decorrentes da contaminação e da degradação ambiental no entorno e nos locais de moradia, gerados pelos processos produtivos desenvolvidos no território.
BRASIL. Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Caderno de Atenção Básica n.41 . MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde; Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília (DF), 2018.
Sobre o adoecimento no trabalho, assinale a alternativa correta sobre os agravos no trabalhador, de notificação compulsória:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832252 Ano: 2019
Disciplina: Saúde Pública
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
A equipe de enfermagem foi solicitada para ministrar uma palestra sobre vacinação para alunos do ensino médio e, para essa ocasião, a enfermeira utilizou a seguinte tirinha de Frank & Ernest:
Enunciado 3268809-1
Sobre a figura acima, com seus conhecimentos sobre vacinação e imunologia, julgue os itens como verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:
( ) A vacina não combate vírus e, sim, doenças causadas por bactérias.
( ) O vírus "A" é inatingível.
( ) A vacina usada contra o vírus "A" não vai combatê-lo, mas, sim, proporcionar ao nosso organismo produzir defesas, os anticorpos, que são específicos aos seus antígenos, no caso o vírus "A".
( ) As vacinas utilizadas nas campanhas de imunização em massa são constituídas de anticorpos que destruirão o agente infeccioso específico.
( ) As vacinas são constituídas de microrganismos ou produtos deles derivados que induzirão a formação de anticorpos.
( ) J.M.S leva seus dois filhos ao posto de saúde, um para se prevenir contra a febre amarela e o outro filho para atendimento em virtude de um acidente com animal peçonhento (serpente). O enfermeiro deve orientar a vacinação do primeiro porque a vacina contém antígenos e orientar a utilização do soro antiofídico pela segunda criança porque contém anticorpos prontos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832251 Ano: 2019
Disciplina: Enfermagem
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
M.A.S. é doméstica em uma grande fazenda na zona rural de Matias Olímpio no Piauí. Ela é solteira e tem dois filhos com 12 meses (gêmeos). M.A.S. ouviu que, em uma residência próxima, uma criança estava com uma 'doença contagiosa' e apresentava os seguintes sinais e sintomas: febre alta, acima de 38,5ºC, com manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo, e manchas brancas na mucosa bucal.
Apreensiva, M.A.S. resolveu procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para saber mais sobre a doença e como prevenir, pois seus filhos são pequenos. A partir dos sinais e sintomas da criança com a 'doença contagiosa', qual a possível doença a ser diagnosticada? Quais as condutas que o enfermeiro deve tomar diante do relato da mãe?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832249 Ano: 2019
Disciplina: Enfermagem
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
Doença transmissível é qualquer doença causada por um agente infeccioso específico ou seus produtos tóxicos. Essas doenças são chamadas emergentes e reemergentes. Com relação às últimas, as doenças transmissíveis podem reemergir devido:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832244 Ano: 2019
Disciplina: Enfermagem
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
Relacione a segunda coluna com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa correta.
1ª COLUNA
(1) Acidente botrópico
(2) Acidente crotálico
(3) Acidente laquético
(4) Acidente elapídico
(5) Acidente com escorpião
(6) Acidente com aranhas
2ª COLUNA
( ) O local da picada muitas vezes não apresenta dor ou lesão evidente, apenas uma sensação de formigamento; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento (fácies miastênica), visão turva ou dupla, malestar, náuseas e cefaleia são algumas das manifestações, acompanhadas por dores musculares generalizadas e urina escura nos casos mais graves.
( ) Jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia.
( ) As manifestações do envenenamento caracterizam-se por dor de intensidade variável, visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento.
( ) Os gêneros de importância em Saúde Pública são: Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832241 Ano: 2019
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
Considere a seguinte situação:
Durante seu plantão, a enfermeira Maria Clara identifica que a puérpera M.C.A, pós-parto normal há 45 minutos, apresenta sangramento moderado por via vaginal. Ao examinar a puérpera, identifica pressão arterial de 90x50 mmhg, pulso 115 bpm e altura de fundo uterino 3 cm acima da cicatriz umbilical, sem globo de Pinard formado. A enfermeira diagnostica a paciente como risco de choque associado a hipotensão e hipovolemia. O protocolo assistencial para hemorragia pós parto por atonia requer uso de medicamentos (ocitocina, derivados de ergot, misoprostol e ácido tranexâmico), entretanto, não há prescrição médica disponível, o médico do plantão está em cesárea e deve demorar em torno de 45 minutos para poder prescrever a medicação.
Diante da situação e considerando o Código de Ética e Deontologia em Enfermagem, aprovado pela Resolução COFEN nº 564/2017, assinale a alternativa correta em relação à conduta da enfermeira quanto à administração dos medicamentos:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832240 Ano: 2019
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
A lei nº 7.498/1986 regulamenta o exercício profissional da Enfermagem no Brasil. O artigo nº 11 estabelece as atividades que podem ser exercidas pelo enfermeiro, de forma privativa ou como integrante da equipe de saúde. Correlacione as colunas classificando as atividades enquanto privativas ou como parte da equipe de saúde, de acordo com o estabelecido pela legislação e, a seguir, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
I - Atividade privativa do Enfermeiro.
II-Atividade como integrante da equipe de saúde.
( ) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
( ) Prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
( ) Prescrição da assistência de enfermagem.
( ) Execução do parto sem distocia.
( ) Prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis, em geral.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832239 Ano: 2019
Disciplina: Enfermagem
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
O choque consiste em um estado de má perfusão tecidual, sendo o tipo hemorrágico o mais comum em vítimas de trauma. Os mecanismos podem envolver volume circulante reduzido, débito cardíaco diminuído e vasodilatação. O diagnóstico é clínico, incluindo mensuração dos sinais vitais. Sobre o choque hipovolêmico, analise os itens abaixo:
BRANDÃO, P. F; MACEDO, P. H.A.P; RAMOS, F.S. Choque hemorrágico e trauma: breve revisão e recomendações para manejo do sangramento e da coagulopatia. RMMG, v.24, sup.4.
I - São sinais de choque hipovolêmico pele pálida, fria ou úmida, respiração rápida e superficial, taquicardia, débito urinário reduzido ou ausente, confusão mental, fraqueza, pulso fraco, lábios e unhas cianóticas, tontura e perda de consciência.
II- Os resultados do tratamento do choque são melhores quando se utilizam protocolos de tratamento com metas preestabelecidas, sobretudo de restauração ou manutenção de pressão arterial média, débito urinário e saturação venosa central de oxigênio adequada
III- No choque hipovolêmico, a pressão arterial diminui para poder compensar a perda sanguínea.
IV - A administração de hemoderivados/ hemocomponentes, no choque hipovolêmico, tem como única finalidade aumentar o débito cardíaco.
V - No choque hipovolêmico, o débito cardíaco apresenta-se parcialmente compensado por meio da diminuição da frequência cardíaca e do aumento da contratilidade miocárdica.
A alternativa em que os itens estão corretos é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1832235 Ano: 2019
Disciplina: Enfermagem
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:
A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é uma sequência organizada de ações, em resposta a uma Parada Cardiorrespiratória (PCR). A PCR é a cessação súbita, inesperada, da circulação sistêmica, atividade ventricular útil e ventilatória de um indivíduo. Nesse cenário, inicia-se a RCP e desfibrilação na vítima precocemente para restabelecer a oxigenação e a circulação. Quanto mais rápido for o atendimento, maior será o êxito do procedimento. Em relação à RCP em adultos, recomenda-se:
AEHLERT, Barbara J. Acls - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia - Tradução da 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
1) a sequência C-A-8 ( compressões torácicas, via aérea, respiração).
2) a relação compressão-ventilação de 30:2 para o profissional de saúde.
3) a sequência A-8-C (via aérea, respiração e compressões torácicas).
4) que a frequência de compressão seja de 100 a 120/minuto.
5) que a profundidade de compressão seja, pelo menos, 2 polegadas (5 cm}, evitando excesso de profundidade, não ultrapassando 2,4 polegadas (6 cm)
Estão corretas apenas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas