Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3108669 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Considere as proposições que seguem.

I. O cabeçalho MPLS possui 32 bits: 20 bits para rótulo, 3 bits para a classe de serviço a que o pacote pertence, 1 bit de pilha e 8 bits para contabilizar o tempo de vida.

II. O LSR (Label Switch Router) da tecnologia MPLS é o dispositivo que executa os algoritmos de encaminhamento e mantém as tabelas de encaminhamento. Esses equipamentos se comunicam através do protocolo OSPF para manterem as tabelas de encaminhamento atualizadas.

III. Na arquitetura IEEE 802.11, um BSS (basic service set) contém uma ou mais estações sem fio e uma estação-base central, conhecida como ponto de acesso.

IV. Por causa das taxas relativamente altas de erros de bits em canais sem fio, o IEEE 802.3 e o IEEE 802.11 usam um esquema de reconhecimento/retransmissão denominado ARQ (Automatic Repeat Request) que é um método de controle de erro em transmissão de dados, que utiliza reconhecimentos (ACK) e temporizadores (timeouts) para obter transmissão confiável de dados sobre serviços não confiáveis.

Assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108668 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Sobre as diferentes tecnologias que podem estar presentes nas redes de acesso, leia com atenção as afirmações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Para atender a centrais PABX digitais, os mesmos pares de fios que pertencem à rede externa do sistema telefônico também podem ser uma opção de uso no estabelecimento de enlaces de comunicação de dados para transportar o sinal digital E1 típico dessas centrais. Isso é possível desde que modens com interfaces digitais apropriadas sejam instalados em cada extremo do enlace e suportem a distância do cabeamento entre a prestadora do serviço e o usuário.

( ) Embora se consigam taxas de downstream elevadas se comparadas com as taxas de redes de acesso ADSL, o alcance limitado do VDSL e VDSL2 implica tornar essas tecnologias inapropriadas como alternativa para redes de acesso de provedores de serviços de telecomunicações uma vez que as mesmas não ultrapassam ao alcance de 1000m, inferiores aos padrões de última milha (last mile).

( ) Os serviços com tecnologias FTTH (Fiber To The Home) estão sendo mais disponíveis graças às redes ópticas passivas (PON) e às redes Híbridas HFC (Hybrid Fiber-Coaxial).

( ) As famílias dos padrões das tecnologias WiFi (IEEE802.11) e o WIMAX (IEEE802.16) são opções que visam entregar dados sem fio para um grande número de usuários sobre uma ampla área e taxas de transmissão que competem com as redes ADSL e CABO. A rapidez de implantação de redes de acesso como essas são atrativas e atendem não só aos usuários em estações fixas mas àqueles que estão em alta mobilidade como, por exemplo, dentro de veículos em trânsito.

( ) A rede HFC permitiu a convivência de serviços de TV por assinatura e acesso à Internet na mesma rede. O DOCSIS é o método predominante que define todos os protocolos necessários para transportar dados em modo bidirecional entre os CMTS (Cable Modem Termination System) e o CM (Cable Modem) instalado na residência do usuário.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108667 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

As redes de telecomunicações se desenvolveram ao longo dos anos baseadas sobre a necessidade de transportar o sinal da fala como o principal serviço. Embora as redes atuais agreguem os mais variados serviços multimídia os quais fluem sobre as mais diversas tecnologias de redes, o processamento digital do sinal de voz ainda ganha muita atenção na pesquisa de áreas como codificação, reconhecimento e síntese de fala. Um codificador de voz precisa manter um compromisso entre a menor taxa de bits de codificação possível e a melhor qualidade do sinal sintetizado. Nessa evolução sobre a codificação de voz, leia com atenção as afirmações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Os codificadores de forma de onda fazem a quantização diretamente sobre a forma de onda do sinal de voz e podem trabalhar tanto no domínio do tempo quanto no domínio da frequência. Eles têm a característica de baixo retardo de voz e são adequados para redes telefônicas que usam taxas de bits maiores de 16Kbps.

( ) Os vocoders são codificadores paramétricos baseados no modelo de produção da voz. Eles produzem tipicamente sinais não naturais ou sintéticos e, por isso, não podem ser utilizados como codificadores para outros tipos de sinais que não sejam sinais de voz, como, por exemplo, o sinal de um modem. A baixa taxa de bits típica dos vocoders não favorece a qualidade de voz requerida por uma rede telefônica, entretanto torna esses codificadores atrativos para aplicações como telefonia móvel celular ou para fins militares.

( ) O codificador ADPCM (Adaptative Differencial Pulse Code Modulation) é um caso especial de codificador de forma de onda. Nele, a variação de amplitude é preditivamente adaptada de amostra a amostra e então quantizada, usando dois níveis diferenciados de quantização. Esse codificador foi padronizado pelo ITU-T para aplicações na rede digital de serviços integrados (RDSI) para entradas de PCM de 64Kbps, usando a lei A de quantização.

( ) Dentre as diversas soluções para a implementação de codificação de voz, a classe de tipos de codificadores híbridos CELP (Code-Excited Linear Prediction), embora exijam um grande esforço computacional, produzem uma boa qualidade de voz em relação à taxa de bits quando comparado com outros codificadores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108666 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Considere as proposições que seguem.

I. A família de padrões IEEE 802 trata exclusivamente de redes locais e, mais especificamente, o padrão IEEE 802.3 trata da tecnologia Ethernet.

II. Em condições normais de uso, na tecnologia Ethernet, todos os hosts recebem uma cópia do quadro Ethernet, mas somente o host que possui o endereço destino contido no quadro é que o copia e repassa à camada superior.

III. Na Ethernet comutada, cada host diretamente conectado forma um domínio de colisão separado.

IV. No padrão IEEE 802.3, a especificação 10baseFL trata da Ethernet sobre fibra óptica, com segmento máximo de até 2 Km e com velocidades de até 1 Gbps.

Assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108665 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Considere as proposições abaixo.

I. A tecnologia Ethernet é exclusiva para redes LAN, enquanto a ATM (Asynchronous Transfer Mode) é exclusiva para WAN.

II. Comparativamente, as redes LAN são utilizadas em longas distâncias, as MAN em médias distâncias e as WAN em distâncias curtas.

III. Nas redes WAN podem ser utilizados como meios de transmissão: par de fios de cobre, fibra óptica ou enlaces de rádio.

IV. Um dos problemas nas redes LAN é quanto ao controle de acesso ao meio, para o qual há a necessidade de um mecanismo de arbitragem para resolver conflitos quando dois ou mais hosts querem transmitir simultaneamente. Esse mecanismo pode ser centralizado ou distribuído, sendo que, nas redes com tecnologia Ethernet, esse mecanismo é do tipo centralizado.

Assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108664 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

O controle de acesso ao meio em redes sem fio mantém estreita ligação com as redes locais formadas por meios guiados como a rede ethernet IEEE802.3. Nele, foi adotado o algorítimo CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) que lida muito bem com a detecção de colisão, garantida pelo tratamento do sinal elétrico em meio físico de comprimento limitado que estabelecem redes com topologia do tipo barramento. Em redes sem fio, há muitas variáveis pra resolver, incluindo os caminhos multipercurso, desvanecimento entre outros. Nos padrões de redes WiFi, uma estação não consegue detectar colisões com outras estações que estão no mesmo canal de comunicação, pois uma estação não consegue detectar com eficácia as pequenas amplitudes dos sinais recebidos ao mesmo tempo que transmite. Sendo assim, as redes WiFi precisam de mecanismos e estratégias como o algorítimo CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance) que permite o compartilhamento de várias estações da mesma rede ou de redes diferentes que utilizam a mesma faixa de espectro do ar livre.

Nesse contexto de como redes diferentes convivem, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108663 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Leia com atenção as afirmações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Em redes com uma arquitetura TCP/IP, existe a possibilidade da chegada desordenada dos dados que estão sendo armazenados temporariamente pelo receptor, no entanto o TCP garante que nenhum segmento fora de ordem será entregue ao processo receptor.

( ) Nas redes de telecomunicações, existem estratégias próprias de cada tecnologia para gerenciar o congestionamento dos fluxos de dados. Como exemplos, uma rede de computadores que usa aplicações baseadas em protocolo TCP, o controle do congestionamento é realizado através de um processo periódico entre fases de aumento e redução no ritmo da apresentação de dados de cada transmissor. Por outro lado, uma rede Frame Relay usa dois bits dedicados na estrutura do quadro (BECN/FECN – Backward Explicit Congestion Notification/Forward Explicit Congestion Notification) para alertar explicitamente a origem e o destino sobre a presença do congestionamento.

( ) Com o fim de agilizar fluxos de dados diferenciados através de redes IP, redes MPLS (MultiProtocol Label Switching) tornam-se uma solução muito buscada pelos ISPs. Na luz de redes orientadas à conexão, as redes MPLS podem criar muitas VPNs que atravessam diversos nós de rede formando redes dentro de redes. O MPLS é um protocolo da camada três pois depende do endereço IP ou de outros endereços da camada de rede como o DLCI das redes Frame Relay quando redes MPLS são construídas sobre essas.

( ) Os protocolos HDLC e PPP são opções comuns entre nós de redes IP. Eles atuam na camada de enlace para proporcionar comunicações fim a fim com variadas tecnologias para formar links na camada física. Nos casos de links que possuem interferências significativas de ruídos, os quais provocam taxas elevadas de erros nos fluxos de bits, o PPP é a opção mais adequada, pois além do uso da correção de erros através do CRC ele ainda oferece um controle do fluxo dos dados e compatibilidade para operar sobre redes como a Ethernet e ATM.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108662 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Leia com atenção as afirmações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O IEEE 802.3 é um grupo de padrões que especifica as camadas física e subcamada MAC do modelo OSI para o protocolo Ethernet. O padrão IEEE802.3u, por exemplo, está associado a ligações entre dispositivos em aplicações que utilizam taxas de 1000Mbps.

( ) Em comunicação de dados ponto a ponto, que utilizam modens dedicados ao tipo de meio de transmissão entre eles, a camada física é definida dentre outros requisitos pelo tipo de interface digital estabelecida na configuração dos modens. A interface V.35, por exemplo, é um dos padrões adotados nas conexões entre interfaces seriais de um modem e de um roteador que estão configurados com protocolo PPP.

( ) Em redes wireless tipo WIFI, a camada física vai depender da banda ISM utilizada. Na faixa de espectro de 5Ghz, por exemplo, são utilizados os requisitos estabelecidos pelo padrão IEEE802.11b.

( ) Em redes ópticas, nos links ponto a ponto, como aqueles usados entre multiplexadores SDH, a camada física se limita em definir o padrão de conectorização, tipo de fibra e comprimento de onda luz, utilizada nos links de fibra óptica. O padrão 1000BaseLX, por exemplo, define os padrões de transmissão de 1000Mps em fibra óptica multimodo para enlaces de até 2 quilômetros.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108491 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Eletrônica
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Enunciado 3434651-1

Entre os sistemas discretos acima, assinale a alternativa que apresenta aquele que NÃO é um filtro FIR. Considere a seguinte simbologia: !$ x[n] !$é a entrada do sistema, !$ y[n] !$ é a saída do sistema, !$ h[n] !$ é a resposta ao impulso, !$ u[n] !$ é o degrau unitário, !$ \delta[n] !$ é o impulso de Dirac.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108490 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Eletrônica
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Considere os sinais reais x1 [n] com simetria par e x2 [n ] com simetria ímpar e assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas