Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

3108230 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 consagrou o ensino médio como educação básica. Segundo a LDB Nº 9.394/96, analise as afirmações a seguir, referentes ao Ensino Médio.

I. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

II. Será incluída uma segunda língua estrangeira moderna, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.

III. Segundo a LDB, sendo atendida a formação geral do educando, poderá oferecer a formação para o exercício de profissões técnicas.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108073 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

A pesquisadora Sabrina Moehlecke, em um de seus trabalhos, afirma que: “A redemocratização no Brasil é ainda um processo recente e permeado por diversas lacunas não resolvidas. Uma delas refere-se à permanência de condições adscritas, isto é, características não mutáveis inerentes a um indivíduo, como cor e sexo, a influir na definição das oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, progressão na carreira, desempenho educacional, acesso ao ensino superior, participação na vida política. Dados sobre discriminação e desigualdades nessas diferentes áreas têm sido sistematicamente divulgados nos últimos anos, nacional e internacionalmente, e a questão não é mais novidade. Contudo, no campo prático, são várias as controvérsias acerca de quais seriam as melhores soluções, já que essa situação tem-se mostrado inalterada por décadas. Uma das propostas que surgiram como resposta ao problema foram as políticas de ações afirmativas, também designadas de:”

I. “política de cotas

II. “reserva de vagas”

III. “ação compensatória”

IV. “permanência e êxito”

V. “agenda anti-semitismo”

A partir das opções apresentadas acima, assinale a alternativa que mostra quais são as CORRESPONDENTES às políticas de ações afirmativas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108072 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

Leia com atenção um trecho do livro UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA, de Ziraldo.

“Teve pompa e circunstância na entrega do prêmio. Imagina só: uma medalha de ouro! Pregada no peito! E com a gravação: primeiro lugar!!! Ninguém precisava saber que a medalha era de ouro de cigano. Então, passou a ter concurso todas as semanas. Os mais estranhos junto com os mais normais: a melhor redação, a voz mais grossa, o melhor desenhista, a melhor mão para plantar flor, o melhor cantor, o mais engraçado, o que tinha a melhor memória...Só agora percebemos que, primeiro, ela descobria uma qualidade destacável de um de nós e aí, então, inventava o concurso, segura de quem seria o vencedor. No fim do ano, todo mundo tinha ganho uma medalha. O último, parece, ganhou o primeiro lugar em cuspe a distância.”

Levando em conta o contexto educacional apresentado no livro de Ziraldo, a perspectiva das ações escolares que almejam a “permanência e êxito” dos alunos este texto apresenta um exemplo de atividade para a .

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108071 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

Com relação aos referenciais teórico- metodológicos e didáticos que subsidiam a formação e a ação docente no ensino médio e na educação profissional leia com atenção o texto a seguir. “As propostas pedagógicas das escolas do campo devem contemplar a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia. Formas de organização e metodologias pertinentes à realidade do campo devem, nesse sentido, ter acolhida. Assim, a pedagogia da terra busca um trabalho pedagógico fundamentado no .

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108070 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

Leia atentamente o texto que segue.

Esta pedagogia (sistema dual) foi “criada na Alemanha há cerca de 140 anos e, hoje, difundida em inúmeros países, inclusive no Brasil, com aplicação, sobretudo, no ensino voltado para a formação profissional e tecnológica para o meio rural. Nessa metodologia, o estudante, durante o curso e como parte integrante dele, participa, concomitante e rodízio, de dois ambientes/situações de aprendizagem: o escolar e o laboral, não se configurando o último como estágio, mas, sim, como parte do currículo do curso. Esse rodízio pode ser de dias na mesma semana ou de blocos semanais ou, mesmo, mensais ao longo do curso. Supõe uma parceria educativa, em que ambas as partes são corresponsáveis pelo aprendizado e formação do estudante. É bastante claro que podem predominar, num ou noutro, oportunidades diversas de desenvolvimento de competências, com ênfases ora em conhecimentos, ora em habilidades profissionais, ora em atitudes, emoções e valores necessários ao adequado desempenho do estudante. Nesse sentido, os dois ambientes/situações são intercomplementares.”

O texto apresentado faz referência a características de que tipo de pedagogia?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108069 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

Na tabela a seguir, associe as abordagens didático-pedagógicas propostas na coluna da esquerda com as características da coluna da direita.

Abordagens

(a)Transversalidade
(b) Interdisciplinaridade
(c) Transdisciplinaridade
(d) Multidisciplinaridade
(e) Pluridisciplinaridade

Características

( ) Refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte. Adota atitude de abertura sobre as culturas do presente e do passado, uma assimilação da cultura e da arte.

( ) Estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo; traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela.

( ) É entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas.

( ) Refere-se à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. Pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra.

( ) Expressa frações do conhecimento e o hierarquiza.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108068 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013) : “Em geral, quando se discute currículo no Ensino Médio, há uma tendência a se questionar, corretamente, o espaço dos saberes específicos, alegando-se que, ao longo da história, a concepção disciplinar do currículo isolou cada um deles em compartimentos estanques e incomunicáveis. [...]Como forma de resolver ou, pelo menos, minimizar os prejuízos decorrentes da organização disciplinar escolar, têm surgido, ao longo da história, propostas que organizam o currículo a partir de outras estratégias. [...]Buscam romper com a centralidade das disciplinas nos currículos e substituí-las por aspectos mais globalizadores e que abranjam a complexidade das relações existentes entre os ramos da ciência no mundo real. Tais estratégias e metodologias são práticas desafiadoras na organização curricular, na medida em que exigem uma articulação e um diálogo entre os conhecimentos, rompendo com a forma fragmentada como historicamente tem sido organizado o currículo do Ensino Médio.”

O documento do Ministério da Educação apresenta “a título de exemplo” algumas dessas metodologias e estratégias, levando em conta que “é muito rica a variedade de denominações.”

Nessa perspectiva, analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO representa um exemplo de metodologia e estratégia de organização curricular.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108067 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

Levando em conta o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, analise as afirmações que seguem e marque as verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

( ) “ Pedagogia do Oprimido: aquela que tem de ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade. Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto da reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que essa pedagogia se fará e refará.”

( ) “O grande lamento, forjado em penúria, está em como poderão os oprimidos que ”hospedam” ao opressor em si, participar da elaboração, como seres duplos, inautênticos, da pedagogia de sua libertação. Somente na medida em que se descubram “hospedeiros” do opressor poderão desistir do partejamento de sua pedagogia libertadora.”

( ) “A pedagogia do oprimido, que não pode ser elaborada pelos opressores, é um dos instrumentos para esta descoberta crítica – a dos oprimidos por si mesmos e a dos opressores pelos oprimidos, como manifestações da desumanização.”

( ) ”A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige uma permanente busca; busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem.”

( ) “…superação autêntica da contradição opressores – oprimidos está na pura troca de lugar, na passagem de um polo a outro. Mais ainda: está em que os oprimidos de hoje, em nome de sua libertação, passem a ter novos opressores.”

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108066 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

‘Um currículo é diferença por natureza; é pura diferença; é diferença em si. Afinal, é um território de multiplicidades de todos os tipos, de disseminação de saberes diversos, de encontros “variados”, de composições “caóticas”, de disseminações “perigosas”, de contágios “incontroláveis”, de acontecimentos “insuspeitados”. Um currículo é, por natureza, rizomático, porque é território de proliferação de sentidos e multiplicação de significados. Apesar de todos os poderes que fazem o controle, demarcam as áreas e opinam sobre como evitar a desorganização em um currículo e que demandam sua formatação, tudo vaza e escapa.’

(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica)

Com relação a propostas de organização (ou estruturação) do currículo, analise as proposições da tabela e associe a coluna da esquerda (Proposta de Currículo) com a da direita (Característica):

Proposta de Currículo

I. Currículo Oculto

II. Currículo nômade

III. Currículo Prescrito

IV. Currículo Queer

V. Currículo Integrado

Característica

( ) ... “é produzido no acontecendo. Ele escapa do planejamento e do controle. Seus percursos são marcados por essa cartografia, uma geografia curricular, que indica alguns movimentos de desterritorialização e reterritorialização, assinalando os devires do conceito currículo com outros conceitos.”( KROEF)

( ) ... ‘que desafia as normas. Um currículo que não se contenta com o que já está dado e estabelecido. Um currículo que “transgride, incomoda, perturba, provoca e fascina”. Um currículo que não é o currículo oficial, nem almeja ser. Um currículo que se caracteriza por seu aspecto marginal, por sua possibilidade de sempre desestabilizar o que parece estar fixo e “bem amarradinho”.’ (PEIXOTO)

( ) “É pressuposto essencial [...] a organização do conhecimento e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de tal maneira que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar e compreender, de sorte que o estudante desenvolva um crescente processo de autonomia em relação aos objetos do saber. Trabalho, ciência, tecnologia e cultura são, desta forma, entendidos como dimensões indissociáveis da formação humana, partindo-se do conceito de trabalho,[...]” (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica)

( ) ... “é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. Esse currículo representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.” (MOREIRA; SILVA).

( ) “São aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular, servem de ponto de partida para a elaboração de materiais, controle do sistema, etc. A história de cada sistema e a política em cada momento dão lugar a esquemas variáveis de intervenção, que mudam de um país para outro.” (Sacristán)

A partir das associações feitas, com as informações da tabela, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3108065 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC
Provas:

A partir dos trabalhos do pesquisador Wiliam Siqueira Peres que propõe “algumas reflexões [...] sobre o universo existencial das travestis, transexuais e transgêneros (as TTTs)”; na perspectiva da educação inclusiva, analise as proposições a seguir.

I. Existem diversos problemas presentes no cotidiano das travestis, das transexuais e das transgêneros, o que caracteriza uma complexidade que solicita espaços específicos e privilegiados para dialogar com temáticas diferenciadas e, assim, problematizar em profundidade as questões sociais, econômicas, políticas e culturais, sexuais e de gêneros que estão presentes no cenário contemporâneo.

II. Existem diversos problemas presentes no cotidiano das travestis, das transexuais e das transgêneros, o que caracteriza [...] uma complexidade que requer problematizações com outras categorias políticas de análise, entre elas, classes sociais, raças e etnias, gêneros, orientação sexual, relações intergeracionais etc.

III. A partir da exclusão familiar e da vizinhança, as relações estabelecidas entre travestis, transexuais e transgêneros e a escola também se mostram bastante prejudicadas. A escola apresenta muita dificuldade no trato da orientação sexual e de identidade de gênero, mostrando-se muitas vezes insegura e perdida diante das cenas que não estão presentes em seus manuais.

IV. Quando uma travesti chega à escola, ela já viveu alguns transtornos na esfera familiar e comunitária, apresentando uma base emocional fragilizada que a impede de encontrar forças para enfrentar os processos de estigmatização e a discriminação que a própria escola, com seus alunos, professores, funcionários e dirigentes, exerce, dada à desinformação a respeito do convívio com a diferença e suas singularidades.

V. A intensidade da discriminação e do desrespeito aos quais as travestis são expostas nas escolas em que desejam estudar leva, na maioria das vezes, a reação de agressividade e revolta, ocasionando o abandono dos estudos ou a expulsão da escola, o que consequentemente contribui para a marginalização, pois bem sabemos da importância dada aos estudos e à profissionalização em nossa sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações VERDADEIRAS.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas