Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

No Windows 7 Home Premium, por meio do Windows Explorer, é possível associar uma pasta compartilhada em uma rede a uma letra de unidade no computador local. Para efetuar esse procedimento, o usuário pode recorrer, a partir do menu ferramentas do Windows Explorer, à opção:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

No Windows 7, é possível definir que um arquivo poderá ser lido, mas as modificações feitas nele não poderão ser gravadas. Para executar essa tarefa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo e escolher as opções:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2469118 Ano: 2013
Disciplina: Biologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Ao manusear produtos químicos no laboratório, o técnico deve:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

21% dos alunos dizem agredir colegas

Adriana Czelusniak

O bullying é uma realidade nas escolas brasileiras. Especialistas dizem que prática não é combatida adequadamente.

Esculachar, zoar, intimidar e caçoar são verbos conjugados na prática por alunos das escolas brasileiras. Agressões contra os colegas são admitidas por 20,8% dos estudantes. O resultado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que ouviu cerca de 100 mil jovens de 13 a 15 anos matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escolas de todo o país.

O estudo também revela que 35,4% dos alunos confirmam ter sido agredidos, humilhados ou hostilizados pelos colegas nos 30 dias que antecederam a pesquisa, feita entre abril e setembro de 2012. Nesse cenário, 7,2% disseram que a prática é frequente e 28,2% afirmaram que ocorre raramente ou às vezes.

Ainda segundo a pesquisa, o bullying atinge mais os meninos e mostra-se mais recorrente nas escolas privadas do que nas públicas. A Pense foi feita a partir de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

[...]

Vítima

A forma como o governo atua contra o bullying também precisa melhorar na opinião de Guilherme Dobrezanski Marques, que conviveu com o bullying nos anos escolares principalmente por ser “tímido e franzino”. Hoje, Marques tem 25 anos e, formado em Direito, estuda o tema em sua dissertação de mestrado. “Os projetos de lei criminalizam o bullying, o que é errado. O bullying se combate com educação e com a qualificação das instituições de ensino para lidarem com ele. Não com punições”, diz.

De forma geral, as escolas não se mostram preparadas para lidar com a questão. Marques diz que, nos tempos de agressões, nunca pediu socorro, pois tudo ocorria na frente dos professores, que nunca interviram. “Fora do colégio, eu também não procurava ajuda, até porque é uma situação humilhante que você vai ter que se expor e, por vergonha, acaba não contando para alguém”, diz.

Bullying não é brincadeira

O que diferencia o bullying de uma brincadeira é a intenção do agressor de causar sofrimento, a frequência das ofensas e o desequilíbrio de poder que leva à intimidação da vítima. O fato de ainda haver muita gente que encara o bullying com desdém atrapalha o enfrentamento ao problema. Achar que o bullying é frescura ou que se trata de uma dificuldade que torna a vítima mais forte é um erro comum, segundo o psicólogo Cloves Amorim. “O que mais se quer na vida é se sentir pertencente a um grupo, é conquistar a confiança de um igual e, por isso, é tão terrível quando os pares menosprezam”, diz a pedagoga Luciene Tognetta.

(Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/

conteudo.phtml?tl=1&id=1393102&tit=21-dos-alunos-dizem-agredir-colegas>)

Com base nas informações do texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Para Guilherme Dobrezanski Marques, o bullying deve ser combatido com punições, educação e qualificação das instituições de ensino para tratar do tema.

( ) Dos cerca de 100 mil jovens ouvidos pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), 35,4% confirmam ter sido vítima de bullying pelos colegas nos 30 dias que antecederam a pesquisa.

( ) Segundo o psicólogo Cloves Amorim, o bullying não deve ser tratado como uma frescura, uma dificuldade que tornará a vítima mais forte perante a sociedade.

( ) A pesquisa demonstrou que a prática do bullying é frequente e atinge cerca 28,2% dos alunos brasileiros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2467487 Ano: 2013
Disciplina: Biologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Evaporando-se totalmente o solvente de 500 mL de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração 8,0 g/L, quantos gramas de soluto são obtidos, supondo-se que nenhum soluto se evapora e toda sua massa permanece no recipiente?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2467028 Ano: 2013
Disciplina: Química
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Considerando quatro solventes muito usados em laboratórios, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Éter etílico.

2. Metanol.

3. Etanol.

4. Clorofórmio.

( ) Líquido inflamável, que reage explosivamente com brometos, ácido nítrico, clorofórmio, hipoclorito de sódio, zinco dietílico, soluções de alquilaluminatos, trióxido de fósforo, peróxido de hidrogênio, tert-butóxido de potássio e perclorato de chumbo.

( ) Solvente extremamente inflamável, usado para fazer extrações. Seus vapores são mais pesados do que o ar e podem se propagar pela bancada e atingir fontes de ignição. O produto anidro tende a formar peróxidos. Pode afetar o sistema nervoso central, causando inconsciência ou mesmo a morte se a exposição for severa.

( ) Líquido inflamável cujos vapores podem formar misturas explosivas com o ar em temperatura ambiente. Reage vigorosamente com vários agentes oxidantes e com outras substâncias químicas, como nitrato de prata, ácido nítrico, perclorato de potássio, peróxido de hidrogênio e permanganato de potássio, entre outros.

( ) Solvente perigoso. A exposição a seus vapores deve ser reduzida ao mínimo, pois em altas concentrações no ar ele pode levar à morte por falha respiratória. Em animais de laboratório, mostrou propriedades carcinogênicas e mutagênicas. Pode ser substituído, com vantagens para a segurança, pelo diclorometano.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466973 Ano: 2013
Disciplina: Biologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

As cabines de segurança biológica, chamadas também de fluxo laminar, começaram a ser utilizadas no início do século 20 para desenvolver pesquisas com possíveis agentes biológicos contaminantes. Basicamente, o funcionamento desses equipamentos de proteção se dá pela ação de uma luz ultravioleta que promove a desinfecção de possíveis agentes infecciosos e a circulação e exaustão de ar do seu interior. Sendo assim, a função genérica dessas cabines, independentemente do modelo/fabricante e do nível de proteção, é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466526 Ano: 2013
Disciplina: Biologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Assinale a alternativa correta sobre vidrarias do laboratório e seus usos.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466220 Ano: 2013
Disciplina: Biologia
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Com relação à segurança do técnico no laboratório, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A planilha ao lado foi criada utilizando-se o OpenOffice Calc.

Nessa planilha, foram inseridas três expressões, as quais atendem às características listadas a seguir:

Enunciado 3008715-1

1. Célula "E5": determinar a média aritmética dos números apresentados nas células "A1" e "E1", somente.

2. Célula "E6": determinar o "4º" (quarto) maior número no intervalo das células de "A3" até "E3".

3. Célula "E7": determinar a quantidade de células não vazias no intervalo de células de "A1" até "E1". Os números que aparecem nessas células devem ser maiores ou iguais a "1" (um).

As expressões inseridas nas células "E5", "E6" e "E7" são, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas