Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

No Windows 7 Home Premium, por meio do Windows Explorer, é possível associar uma pasta compartilhada em uma rede a uma letra de unidade no computador local. Para efetuar esse procedimento, o usuário pode recorrer, a partir do menu ferramentas do Windows Explorer, à opção:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

No Windows 7, é possível definir que um arquivo poderá ser lido, mas as modificações feitas nele não poderão ser gravadas. Para executar essa tarefa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo e escolher as opções:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2468075 Ano: 2013
Disciplina: Química
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

O butano é um dos principais constituintes do gás de cozinha. A combustão desse hidrocarboneto é representada pela equação abaixo:

2 C4H10(g) + 13 O2(g)→ 8 CO2(g) + 10 H2O(g)

(Dados: C = 12 g/mol; O = 16 g/mol; H = 1 g/mol.)

Com relação a essa reação e às substâncias envolvidas, é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2467787 Ano: 2013
Disciplina: Química
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

A imensa quantidade de substâncias químicas presentes no universo, como o CO2, H2O, HCl e CH4, é explicada pelas ligações químicas, realizadas pelos átomos em busca de estabilidade. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

21% dos alunos dizem agredir colegas

Adriana Czelusniak

O bullying é uma realidade nas escolas brasileiras. Especialistas dizem que prática não é combatida adequadamente.

Esculachar, zoar, intimidar e caçoar são verbos conjugados na prática por alunos das escolas brasileiras. Agressões contra os colegas são admitidas por 20,8% dos estudantes. O resultado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), que ouviu cerca de 100 mil jovens de 13 a 15 anos matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escolas de todo o país.

O estudo também revela que 35,4% dos alunos confirmam ter sido agredidos, humilhados ou hostilizados pelos colegas nos 30 dias que antecederam a pesquisa, feita entre abril e setembro de 2012. Nesse cenário, 7,2% disseram que a prática é frequente e 28,2% afirmaram que ocorre raramente ou às vezes.

Ainda segundo a pesquisa, o bullying atinge mais os meninos e mostra-se mais recorrente nas escolas privadas do que nas públicas. A Pense foi feita a partir de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

[...]

Vítima

A forma como o governo atua contra o bullying também precisa melhorar na opinião de Guilherme Dobrezanski Marques, que conviveu com o bullying nos anos escolares principalmente por ser “tímido e franzino”. Hoje, Marques tem 25 anos e, formado em Direito, estuda o tema em sua dissertação de mestrado. “Os projetos de lei criminalizam o bullying, o que é errado. O bullying se combate com educação e com a qualificação das instituições de ensino para lidarem com ele. Não com punições”, diz.

De forma geral, as escolas não se mostram preparadas para lidar com a questão. Marques diz que, nos tempos de agressões, nunca pediu socorro, pois tudo ocorria na frente dos professores, que nunca interviram. “Fora do colégio, eu também não procurava ajuda, até porque é uma situação humilhante que você vai ter que se expor e, por vergonha, acaba não contando para alguém”, diz.

Bullying não é brincadeira

O que diferencia o bullying de uma brincadeira é a intenção do agressor de causar sofrimento, a frequência das ofensas e o desequilíbrio de poder que leva à intimidação da vítima. O fato de ainda haver muita gente que encara o bullying com desdém atrapalha o enfrentamento ao problema. Achar que o bullying é frescura ou que se trata de uma dificuldade que torna a vítima mais forte é um erro comum, segundo o psicólogo Cloves Amorim. “O que mais se quer na vida é se sentir pertencente a um grupo, é conquistar a confiança de um igual e, por isso, é tão terrível quando os pares menosprezam”, diz a pedagoga Luciene Tognetta.

(Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/

conteudo.phtml?tl=1&id=1393102&tit=21-dos-alunos-dizem-agredir-colegas>)

Com base nas informações do texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Para Guilherme Dobrezanski Marques, o bullying deve ser combatido com punições, educação e qualificação das instituições de ensino para tratar do tema.

( ) Dos cerca de 100 mil jovens ouvidos pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), 35,4% confirmam ter sido vítima de bullying pelos colegas nos 30 dias que antecederam a pesquisa.

( ) Segundo o psicólogo Cloves Amorim, o bullying não deve ser tratado como uma frescura, uma dificuldade que tornará a vítima mais forte perante a sociedade.

( ) A pesquisa demonstrou que a prática do bullying é frequente e atinge cerca 28,2% dos alunos brasileiros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2465304 Ano: 2013
Disciplina: Química
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Reações de combustão de substâncias químicas como o etanol envolvem liberação de energia na forma de calor. Com relação à combustão completa do etanol é correto afirmar: (Dados: C = 12 g/mol; O = 16 g/mol; H = 1 g/mol.)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A planilha ao lado foi criada utilizando-se o OpenOffice Calc.

Nessa planilha, foram inseridas três expressões, as quais atendem às características listadas a seguir:

Enunciado 3008715-1

1. Célula "E5": determinar a média aritmética dos números apresentados nas células "A1" e "E1", somente.

2. Célula "E6": determinar o "4º" (quarto) maior número no intervalo das células de "A3" até "E3".

3. Célula "E7": determinar a quantidade de células não vazias no intervalo de células de "A1" até "E1". Os números que aparecem nessas células devem ser maiores ou iguais a "1" (um).

As expressões inseridas nas células "E5", "E6" e "E7" são, respectivamente:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2459729 Ano: 2013
Disciplina: Química
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Um recipiente com capacidade de 24,6 litros contém 440 gramas de gás carbônico a 270 °C. Se esse recipiente for aquecido a 3270 °C, numa transformação isovolumétrica, a nova pressão exercida pelo gás no recipiente será:

(Dados: CO2 = 44 g/mol; R = 0,082 atm.L.K-1)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O texto a seguir é referência para a questão.

A queridinha da reciclagem

Katia Brembatti

Enquanto o volume de plástico usado na produção de garrafas PET aumentou 91% em uma década, a quantidade reciclada cresceu 230% no mesmo período.

A expressão “feita com garrafas PET” resulta em mais de 500 mil citações no Google. Não é para menos: proliferam os mais variados tipos de reciclagens e reaproveitamentos a partir dessa embalagem plástica. De trabalhos escolares à matéria-prima na indústria de tecelagem, passando por uma série de projetos inusitados e criativos, a garrafa PET está no topo da lista dos materiais recicláveis mais usados.

Na semana passada, um dos principais prêmios voltados ao estímulo de iniciativas universitárias sagrou vencedor um projeto baseado em garrafas PET. O Instituto 3M deu a vitória a um espaço-piloto que avalia o conforto térmico de construções feitas com materiais recicláveis. Comprovada a viabilidade da empreitada, os estudantes pretendem que o modelo de obra seja aplicado em assentamentos e conjuntos habitacionais.

Vantagens

Firme e ao mesmo tempo moldável, o plástico da garrafa PET se adapta com facilidade a um enorme número de projetos. Em comparação com outros materiais, tem a vantagem de ser limpo. Mesmo o baixo valor de mercado, que é um empecilho para que a reciclagem do plástico seja ainda maior – ao contrário do que ocorre com as latinhas de alumínio, por exemplo – acaba sendo uma vantagem para os empreendedores que decidem dar outras utilidades para as garrafas PET.

Há ambientalistas que torcem o nariz para os projetos com as embalagens plásticas, por acreditarem que o processo apenas adia a destinação final do produto e que o necessário mesmo é reduzir o uso. Mas a reciclagem de garrafas PET tem aumentado muito mais do que a produção das embalagens. Enquanto a quantidade do plástico especial – politereftalato de etileno, origem da sigla PET – cresceu 91% em uma década na indústria, o montante reciclado subiu 230% no mesmo período.

O executivo de relações com o mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), Hermes Contesini, comenta que, além de mais iniciativas de reciclagem, o desenvolvimento de técnicas eficientes na produção reduziram a quantidade aplicada de plástico no processo fabril primário.

A estimativa da Abipet é de que a embalagem seja o segundo ou terceiro material mais reciclado no Brasil. O dado mais recente, de 2011, indica que a reciclagem chega a 57,1% (294 mil toneladas) do total produzido ao ano (515 mil toneladas). Atualmente, com faturamento de R$ 1,2 bilhão, a reciclagem responde por mais de um terço de todo o faturamento da indústria do PET no Brasil. Como não pode ser usada na indústria alimentícia depois de reaproveitada, a garrafa PET migra para outros setores fabris. O mercado têxtil é o principal destino, com 40% de tudo o que é reciclado. Mas ainda sobram garrafas para os trabalhinhos escolares.

(Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br

/vidaecidadania/meio-ambiente/conteudo.phtml?tl=1&id=1357365&tit=A-queridinha-da-reciclagem>)

Em relação ao modo como o texto foi construído, considere as seguintes afirmativas:

1. O texto utiliza-se de argumentos baseados em informações da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) e de pesquisas do Google.

2. O uso de aspas em “feita com garrafas PET”, no segundo parágrafo, indica que foi essa a expressão utilizada para fazer a busca no Google.

3. O texto é narrativo-argumentativo, pois conta como é o processo de reciclagem das garrafas PET.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2458042 Ano: 2013
Disciplina: Química
Banca: IF-PR
Orgão: IF-PR

Logicamente espera-se que um técnico em química conduza todas as atividades de um laboratório de forma a evitar qualquer tipo de acidente. Porém, é importante que o técnico tenha noções de primeiros socorros porque, numa emergência, esse pode ser um fator determinante de sobrevivência ou morte. Acerca do assunto, considere as seguintes afirmativa:

1. No caso de queimaduras na pele com agentes cáusticos e corrosivos, deve-se lavar abundantemente com água corrente de torneira quando o acidente for nas mãos ou braços, no chuveiro de emergência quando for derramamento no corpo e no lava-olhos quando for no rosto.

2. Se o indivíduo ingerir via oral algum agente químico e estiver consciente, deve-se provocar imediatamente o vômito, a não ser que a ingestão seja de agente corrosivo. Na sequência, procurar um médico.

3. Quando ocorrerem ferimentos com materiais cortantes ou perfurocortantes, o primeiro procedimento a ser feito é lavar com água e sabão. Pequenas hemorragias podem ser estancadas com peróxido de hidrogênio.

Assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas