Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2500854 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Texto 3
RECEITA DE OLHAR
nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol
faça do seu olhar imensa caravela
(MURRAY, Roseana. Receita de olhar. São Paulo: FTD, 1997. p. 44.)
A partir da leitura do Texto 3, é CORRETO afirmar que
I. a autora utiliza a tipologia injuntiva.
II. apesar de tomar uma receita como base, o texto não tem um objetivo pragmático.
III. pelo fato de tentar ser uma receita, o Texto 3 tem o objetivo prático de instruir o leitor sobre o modo como se deve fazer algo.
IV. “Receita de Olhar” descreve, com detalhes, como são as coisas do universo e convida o leitor a enxergá-las de modo diferente.
V. esse texto constrói sua argumentação sobre a necessidade de o leitor perceber que faz diferença olhar a vida de outro modo, menos automatizado.
Está(ão) CORRETA(s) apenas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2500853 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Sabe-se que é comum encontrarmos casos em que a concordância não é feita com a forma gramatical de uma palavra ou expressão presente em um texto, mas com a ideia ou o sentido subentendido nelas. Nisso consiste a concordância ideológica. Assinale a alternativa na qual consta um exemplo desse tipo de concordância.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2496973 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Provas:
“A utilidade social de uma profissão advém das necessidades sociais. Numa ordem social constituída de duas classes fundamentais (que se dividem em camadas ou segmentos), tais necessidades, vinculadas ao capital e/ou ao trabalho, são não apenas diferentes, mas antagônicas.” (GUERRA, 2009). Com isso, a autora quer dizer que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2496172 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Provas:
O Serviço Social, no campo da educação, parece estar em processo de formulação teórico-político. Atualmente o debate realizado por profissionais do Brasil inteiro, através do CFESS, reflete sobre algumas particularidades do trabalho do/a Assistente Social e pontua alguns focos de atuação. Sobre o tema, analise os itens baixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. Garantia do acesso da população à educação formal.
II. Garantia da permanência da população nas instituições de educação formal.
III. Garantia da qualidade dos serviços prestados no sistema educacional.
IV. Garantia da gestão democrática e participativa na política de educação.
V. Garantia da inserção dos/as docentes nos projetos de permanência.
Estão CORRETOS apenas os itens:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2495508 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Provas:
Para o alcance dos objetivos das políticas públicas, é importante o planejamento das ações que vão impulsionar tais políticas. Uma das dificuldades encontradas pelo gestor público é a confusão que se faz entre o que seja um programa e o que seja um projeto. A diferença entre programa e projeto reside no fato
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2495208 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Provas:
Yolanda Guerra (2009) cita algumas competências da capacidade investigativa que o Serviço Social possui. Afirma a autora que se trata de competências relacionadas com o ato de investigar. Neste sentido o/a Assistente Social deverá ser capaz de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2495173 Ano: 2014
Disciplina: Serviço Social
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Provas:
Segundo Guerra (2009, p. 702),
[...] no cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais, há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem os serviços.
Assim, é CORRETO afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2494815 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Texto 1
A história do racismo no futebol brasileiro
Em tempo de Copa do Mundo, tendo o Brasil como país sede em 2014, é sempre bom lembrar elementos da trajetória da nossa “paixão nacional”. E, para abordar o assunto, ninguém melhor do que Mário Rodrigues Filho, jornalista e escritor pernambucano, que viveu no Rio de Janeiro, trabalhou nos jornais A Manhã, A Crítica e O Globo, e depois dirigiu o Jornal dos Sports até a sua morte, em 1966.
A prática de racismo no futebol não é uma novidade no Brasil e Mário Filho tratou disso. Com O Negro no Futebol Brasileiro, livro publicado em 1947, o jornalista abordou um assunto incômodo para a época: o lento e doloroso ingresso de negros e mulatos no futebol brasileiro. Afinal de contas, até pouco tempo, nossa sociedade pregava, aqui e no exterior, que a nossa democracia racial era um exemplo para o mundo de convivência harmoniosa entre negros e brancos.
Inicialmente, no nosso “esporte nacional”, ainda não era comum jogar banana ou xingar um jogador negro de “macaco” nos campos de futebol. Naquela época, futebol era coisa de branco e rico. Introduzido no Brasil pelos ingleses, no futebol não se admitia mulato ou negro nos campos, e nas arquibancadas eles eram raridade. No Brasil, o futebol tinha um sentido aristocrático: era “coisa de bacana”.
Com a vitória da equipe brasileira no Campeonato Sul-Americano em 1919, a imprensa e alguns escritores, como Coelho Neto, passaram a dar grande destaque ao futebol, que entrou no gosto do povo. Em 1921, o então presidente Epitácio Pessoa “recomendou” que o Brasil não levasse jogadores negros à Argentina, onde se realizaria o Sul-Americano daquele ano. Era preciso, segundo ele, projetar no exterior uma “outra imagem” nossa, composta “pelo melhor de nossa sociedade”. Era a política do Estado brasileiro, em relação à sua população negra, alcançando o futebol.
Em seu livro, Mário Filho lembra, dentre outros fatos, o torneio do Natal entre as equipes de futebol do Rio de Janeiro e São Paulo. No dia 25 de dezembro de 1916, paulistas e cariocas disputaram um jogo de seleções em São Paulo. Como muitos brancos se recusaram a jogar no Natal, os cariocas completaram o time com negros e mulatos. No campo, uma derrota: 9 a 1. Após o jogo, os cariocas afirmaram que a seleção não representava o verdadeiro Rio. “A real possuía família e jamais deixaria seus parentes solitários numa noite de Natal. Só negros e mulatos eram capazes de agir dessa forma.”
Ao escrever um livro para abordar a trajetória dos negros e mulatos no futebol brasileiro, Mário Filho conhecia bem o campo em que estava pisando: o do racismo cínico e hipócrita que persiste até os dias de hoje e faz muitos estragos não só nos gramados, mas em toda a estrutura da nossa sociedade.
Júlio Ribeiro Xavier. Publicado em 10/04/2012, na edição 689. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed689_a_historia_do_racismo_no_futebol_brasileiro. Acesso em 21/02/14 (texto adaptado)
De acordo com o Texto 1, a relação estabelecida entre as informações está CORRETA em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2493411 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Leia atentamente os enunciados abaixo, observando a concordância nominal.
I. A violência nos campos de futebol cresce a olhos vistos.
II. Os preconceituosos devem ficar o mais afastados possíveis dos campos de futebol.
III. Os preconceituosos devem ficar o mais afastados possível dos campos de futebol.
IV. O jogador negro e o mulato eram proibidos de entrar nos campos de futebol.
V. Eram proibidos de entrar nos campos de futebol os jogadores negro e mulato.
Em relação à norma padrão da língua portuguesa, há ERRO quanto à concordância nominal em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2491832 Ano: 2014
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: IF-PE
Orgão: IF-PE
Provas:
Tendo em vista os princípios fundamentais contidos no Código de Ética do/a Assistente Social analise as assertivas e assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas