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Foram encontradas 50 questões.

2191862 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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Observe uma parte de um cronograma físico-financeiro de uma construção residencial ilustrada na Figura abaixo:
Enunciado 2774933-1
Considerando o disposto na tabela, está CORRETO afirmar que:
 

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2191839 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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Para a representação gráfica de arruamentos e loteamentos urbanos, a escala mais adequada é:
 

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2191833 Ano: 2015
Disciplina: Desenho Técnico e Industrial
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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De acordo com a NBR 10068/87, que padroniza as características dimensionais das folhas no desenho técnico, os formatos medindo (841 x 1189)mm, (295 x 420)mm e (420 x 594)mm equivalem, respectivamente, às denominações dos formatos da série A:
 

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2191676 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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De acordo com a NBR 13133/1994, que apresenta uma série de normativas relacionadas ao desenho topográfico, a simbologia abaixo representa, respectivamente:
Enunciado 2677588-1
 

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2191668 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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Na representação de uma reforma, é indispensável diferenciar o que permanecerá e o que será demolido ou construído. Estas indicações podem ser feitas, usando as seguintes convenções:
 

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2191628 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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Qual o pé esquerdo máximo, capaz de atender à fórmula de Blondel, referente à escada de uma edificação pública, ilustrada na Figura abaixo?
Enunciado 2653083-1
 

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2191626 Ano: 2015
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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Na medição dos serviços referentes à etapa de superestrutura (armação do aço, forma de madeirite e concreto), são usadas, respectivamente, as seguintes unidades de medida.
 

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2191602 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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TEXTO II
Enunciado 2639052-1
Comparando-se o Texto II com o Texto I, só NÃO se pode afirmar que:
 

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2191573 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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TEXTO I
Concertos de leitura
Penso que, de tudo o que as escolas podem fazer com as crianças e os jovens, não há nada de importância maior que o ensino do prazer da leitura. Todos falam na importância de alfabetizar, saber transformar símbolos gráficos em palavras. Concordo. Mas isso não basta. É preciso que o ato de ler dê prazer. As escolas produzem, anualmente, milhares de pessoas com habilidade de ler mas que, vida afora, não vão ler um livro sequer. Acredito piamente no dito do evangelho: "No princípio está a Palavra…". É pela palavra que se entra no mundo humano. (...)
As razões por que as pessoas não gostam de ler, eu as descobri acidentalmente muitos anos atrás. Uma aluna foi à minha sala e me disse: "Encontrei um poema lindo!". Em seguida disse a primeira linha. Fiquei contente porque era um de meus favoritos. Aí ela resolveu lê-lo inteiro. Foi o horror. Foi nesse momento que compreendi. Imagine uma valsa de Chopin, por exemplo a vulgarmente chamada "do minuto". Peço que o pianista Alexander Brailowiski a execute. Os dedos correm rápidos sobre as teclas, deslizando, subindo, descendo. É uma brincadeira, um riso. Aí eu pego a mesma partitura e peço que um pianeiro a execute. As notas são as mesmas. Mas a valsa fica um horror: tropeções, notas erradas, arritmias, confusões. O que a gente deseja é que ele pare. Pois a leitura é igual à música. Para que a leitura dê prazer é preciso que quem lê domine a técnica de ler. A leitura não dá prazer quando o leitor é igual ao pianeiro: sabem juntar as letras, dizer o que significam — mas não têm o domínio da técnica. O pianista dominou a técnica do piano quando não precisa pensar nos dedos e nas notas: ele só pensa na música. O leitor dominou a técnica da leitura quando não precisa pensar em letras e palavras: só pensa nos mundos que saem delas; quando ler é o mesmo que viajar. E o feitiço da leitura continua me espantando. Faz uns anos um amigo rico me convidou para passar uns dias no apartamento dele em Cabo Frio. Aceitei alegre, mas ele logo me advertiu: "Vão também cinco adolescentes…". Senti um calafrio. E tratei de me precaver. Fui a uma casa de armas, isto é, uma livraria, escolhi uma arma adequada, uma versão simplificada da Odisséia, de Homero, comprei-a e viajei, pronto para o combate. Primeiro dia, praia, almoço, modorra, sesta. Depois da sesta, aquela situação de não saber o que fazer. Foi então que eu, valendo-me do fato de que eles não me conheciam, e falando com a autoridade de um sargento, disse: "Ei, vocês aí. Venham até a sala que eu quero lhes mostrar uma coisa!". Eles obedeceram sem protestar. Aí, comecei a leitura. Não demorou muito. Todos eles estavam em transe. Daí para a frente foi aquela delícia, eles atrás de mim pedindo que continuasse a leitura. Ensina-se, nas escolas, muita coisa que a gente nunca vai usar, depois, na vida inteira. Fui obrigado a aprender muita coisa que não era necessária, que eu poderia ter aprendido depois, quando e se a ocasião e sua necessidade o exigisse. É como ensinar a arte de velejar a quem mora no alto das montanhas…Nunca usei seno ou logaritmo, nunca tive oportunidade de usar meus conhecimentos sobre as causas da Guerra dos Cem Anos, nunca tive de empregar os saberes da genética para determinar a prole resultante do cruzamento de coelhos brancos com coelhos pretos, nunca houve ocasião que eu me valesse dos saberes sobre sulfetos. Mas aquela experiência infantil, a professora nos lendo literatura, isso mudou minha vida. Ao ler — acho que ela nem sabia disso — ela estava me dando a chave de abrir o mundo. Há concertos de música. Por que não concertos de leitura? Imagino uma situação impensável: o adolescente se prepara para sair com a namorada, e a mãe lhe pergunta: "Aonde é que você vai?". E ele responde: "Vou a um concerto de leitura. Hoje, no teatro, vai ser lido o conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. Por que é que você não vai também com o pai?". Aí, pai e mãe, envergonhados, desligam o Jornal Nacional e vão se aprontar…
(Adaptado de: ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Editorial
Loyola, 1996.)
Sobre a função da escola no desenvolvimento do prazer de ler, o Texto I assim se posiciona:
 

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2191550 Ano: 2015
Disciplina: Desenho Técnico e Industrial
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
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Com relação ao software AUTOCAD da Autodesk, associe as duas colunas a seguir, relacionando os comandos com suas respectivas ações:
A. ALIGN ( ) Cria uma linha semi-infinita.
B. BREAK ( ) Apaga parte de um objeto ou divide um objeto em dois.
C. LENGTHEN ( ) Controla referências externas a arquivos de desenho.
D. RAY ( ) Confere um novo comprimento a um objeto.
E. XREF ( ) Alinha objetos com outros objetos em 2D ou 3D.
A sequência CORRETA é:
 

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