Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

“Ao pé das chapadas, no entremeio do se encher de rios tantos, ou aí subindo e descendo solaus, recebendo o empapo da chuva, a gente se fervia... O chapadão é sozinho - a largueza. O sol. O deu de não se querer ver. O verde carteado do gramal. As duras areias. As arvorezinhas ruim-inhas de minhas. A diversos que passavam abandoados de araras - araral - conversantes. Aviavam vir os periquitos, com o canto-clim. Ali chovia? Chove - e não encharca poça, não rola enxurrada, não produz lama: a chuva inteira se soverte em minuto terra a fundo, feito um azeitezinho entrador. O chão endurecia cedo, esse rareamento de águas. O fevereiro feito. Chapadão, chapadão, chapadão”.

Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas

O trecho da obra destaca características naturais muito comuns em Mato Grosso. Assinale a alternativa que não apresenta aspectos naturais mato-grossense presentes no texto:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3125012 Ano: 2023
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Analise os itens abaixo:

I - A literatura atual sobre educação musical para jovens considera inadequado o uso de tecnologia no aprendizado musical, por duas questões principais: pela alteração timbrística dos aparelhos eletrônicos, o que compromete a qualidade musical; e pela ênfase no uso de aparelhos celulares e computadores, estimulando mais ainda essa tendência nos jovens.

II - A literatura atual da educação musical para jovens considera adequada a integração das tecnologias digitais nas aulas de musica, por aproximar a escola com o cotidiano dos alunos e por motivar a experiência musical ampliada: manipulando instrumentos e timbres, compondo células rítmicas e melódicas, criando, editando, exportando, colocando em prática o princípio da experimentação e da autonomia, condições importantes na educação atual.

III - Os conceitos de educação formal, não formal e informal estão relacionados ao reconhecimento de que há múltiplos espaços e contextos onde o ensino e a aprendizagem musical acontecem, com ou sem a figura de um professor. Em muitos casos, isso se dá com motivação e eficácia maior nos espaços informais do que nos formais.

IV - Um dos grandes temas de pesquisas na área de ensino e aprendizagem musical no Brasil é a forma como se ensina e se aprende música fora dos espaços escolares. Grande parte dessas conclusões indicam que as estratégias de ensino e as relações entre professores e alunos são análogas àquelas historicamente relacionadas ao ensino formal, donde se pode concluir que metodologias de ensino de música são universais.

V - A literatura sobre ensino de música e jovens, no Brasil, indica que a música tem um papel importante em suas vidas, que eles gostam de música e querem aprender a tocar e a entender música. No entanto, muitos se decepcionam com aulas de música nos espaços escolares, por serem aulas essencialmente teóricas ou aulas sobre música, mas distantes do fazer e compreender música.

Indique a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3125011 Ano: 2023
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

A música We Will Rock You, do grupo musical Queen, cujo refrão está na Figura 3 da Questão 7, tem sido usada no ensino de música para iniciantes por ser tecnicamente fácil e com várias possibilidades de arranjos, de modo que todos possam participar. Atentas a este potencial e ao interesse de alunos e professores pelo uso de tecnologias digitais em sala de aula, as professoras Vania Malagutti e Francine Cernev desenvolveram uma proposta pedagógica usando o aplicativo Drumtrack, um aplicativo livre que permite editar, reproduzir, mixar e produzir trechos e trilhas rítmicas; e a música We Will Rock You, para a construção de uma proposta integrando apreciação, execução e criação musical. A partir dessa experiência, pode-se afirmar que:

(CERNEV, Francine K; MALAGUTTI, Vania G. #Escola #Música #Tecnologia: apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula. Música na Educação Básica, v. 7, p. 96-107, 2016)

Figura 3

Enunciado 3525218-1

I - A proposta elaborada pela autoras Cernev e Malagutti demonstra uma aproximação com o modelo C(L)A(S)P, descrito em outra questão, indicando que referências teóricas de educação podem ser viabilizadas por quaisquer meios, incluindo as Tecnologias Digitais de informação e Comunicação - TDICs.

II - Aplicativos e plataformas de compartilhamento, como o Tik Tok, o WhatsApp e o YouTube, podem ser usados como novas formas de aprender e ensinar músicas ou conteúdos e habilidades, como posição de acordes, melodias, dedilhados, levadas, dentre outros. Além de complementar as aulas, pode-se disponibilizar material para os/as estudantes consultarem em casa.

III - Muitos professores acham difícil usar as TICs em suas aulas pela falta de familiaridade com tecnologias digitais, ou pelo receio de perderem o controle da aula, ou, ainda, por não estarem acostumados a sair do chamado modelo “bancário” de aula.

IV - Aplicativos como o Garage Band e o Audacity são recursos importantes em aulas de música para trabalhar mixagens, gravações e uso de várias opções de instrumentos para experimentar e compor.

Analisando os itens acima, marque a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3125010 Ano: 2023
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3125009 Ano: 2023
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Guest (2010, p. 53) afirma que, “Em harmonia, a função é que cuida do aspecto de movimento-repouso, de preparação-resolução. O encadeamento, antes de se ocupar com os graus dos acordes, tem maior interesse em suas funções.” Considerando essa afirmação, numere a coluna da direita de acordo com as informações da esquerda:

(GUEST, Ian. Harmonia: método prático. Volume II. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. 168 p.)

I – Tônica.

( ) Tem função meio estável ou transitória e representa a passagem, precedida e seguida de função diferente.

II – Dominante.

( ) Tem função estável ou conclusiva, geralmente utilizada para finalizar um trecho musical.

III – Subdominante.

( ) Desempenha função preparatória ou instável porque cria expectativa de sua resolução.

Assinale a sequência CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3125008 Ano: 2023
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Para Shoenberg (p. 27), “Em um sentido estético, o termo forma significa que a peça é “organizada”, isto é, que ela está constituída de elementos que funcionam tal como um organismo vivo”. A “forma binária” e a “forma ternária” são determinadas a partir:

(SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo Seineman. 3ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. 271 p.)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3125007 Ano: 2023
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

A música regional mato-grossense possui características específicas, tornando-a peculiar pelo ritmo, letras com linguajar ribeirinho e pelos instrumentos usados. A seguir, assinale C para alternativas corretas e I para as alternativas incorretas.

( ) Os principais instrumentos da música mato-grossense são viola de cocho, reco-reco, ganzá e mocho.

( ) O Cururu é uma forma musical muito ligada às festas religiosas, com versos geralmente improvisados e executada apenas por homens.

( ) O Siriri é uma dança realizada em pares; é uma forma musical mais ritmada que o Cururu e os temas dos versos tratam sobre o cotidiano da região.

( ) Os estilos musicais que identificam a cultura mato-grossense são o Rasqueado, o Lambadão, o Cururu e o Siriri.

Assinale a sequência CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3125006 Ano: 2023
Disciplina: Artes Visuais
Banca: IF-MT
Orgão: IF-MT
Provas:

Segundo Junior (2020), o Choro surgiu a partir de uma forma de interpretar as músicas estrangeiras no final do Segundo Império e da República Velha. Entre os gêneros musicais mais influentes na origem do Choro destacam-se:

(JUNIOR, José de Almeida Amaral. Mulheres no choro: a participação feminina à época dos 100 anos do gênero. Revista Lumen, v. 5, nº 9, Jan./Jun. – 2020)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Acompanhando as disposições constitucionais, a Lei nº. 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais, trouxe de forma clara que, depois de decorrido um determinado prazo legal de efetivo exercício, o servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público. Acerca da estabilidade, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é incorreto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 37, estabelece de forma expressa princípios aos quais a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deverá obedecer, excetuando-se desse rol expresso o princípio da:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas