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ENTREVISTA COM O FÍSICO HOWARD GELLER
O Brasil passou por um período de racionamento de energia em 2001. Isso pode se repetir? O que pode ser feito para evitar um novo racionamento?
O racionamento foi resultado da política de privatização e desregulamentação que não incentivou suficientemente a construção de novas usinas. O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área. Não planejou nem implementou uma política para o setor. O problema principal foi esse e não tinha uma carência de energia ou da capacidade de fornecê-la, embora o volume de chuvas tenha sido pequeno nos anos anteriores.
No futuro, o desafio será adotar uma política energética que estimule o fornecimento de energia, através de eletricidade ou de combustíveis, a um custo acessível para os consumidores e as empresas, protegendo inclusive o meio ambiente. É preciso levar em conta questões econômicas e sociais. No Brasil, há pelo menos 20 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais das regiões Norte e Nordeste, sem acesso à eletricidade. Uma boa política expandiria o fornecimento para essa população.
(Ciência Hoje, maio de 2004 - adaptado)
Considerando as duas perguntas formuladas pelo entrevistador, pode-se ver que o entrevistado:
 

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483841 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Para o realce gráfico de uma palavra em um texto, o produtor editorial pode valer-se de uma série de recursos: cor, negrito, italização, versaletes ou a troca da fonte.
No último caso, o principal cuidado para que a palavra ganhe realce, mas o texto não perca fluência, é:
 

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483803 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Desenhos vetoriais criados no software Adobe Illustrator CS6 podem possuir encaixes perfeitos entre dois objetos quando exibidos na tela, mesmo que ampliemos brutalmente a imagem. Já, no material impresso, essa possibilidade é inexistente, pois problemas na exatidão da sobreposição de cores inviabilizam tal coisa e muitas vezes provocam defeitos desagradáveis como “unhas”, linhas brancas entre áreas de cores distintas que não deveriam existir.
Para eliminar esse problema, o comando do Illustrator CS6 usualmente aplicado é:
 

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483802 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Quando surgiram, os sistemas de impressão digitais avançaram criando nichos de mercado novos para sua aplicação. No atual momento, avançam sobres setores que tradicionalmente são atendidos pelos processos convencionais, como o de gigantografia.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Em razão de não usarem fotolitos e matrizes físicas, esses sistemas apresentam custo por cópia menor que os analógicos.
II. Viabilizaram a impressão por demanda e a produção de tiragens muito pequenas no mercado editorial.
III. Os insumos (tonner/papel) são mais baratos do que os da impressão offset.
IV. Em razão do controle por softwares específicos, permitiram a impressão de dados variáveis.
Está correto o que se afirma em:
 

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483801 Ano: 2017
Disciplina: Biblioteconomia
Banca: FGV
Orgão: IBGE
A norma ABNT NBR 6029, titulada “Informação e documentação – Livros e folhetos – Apresentação” normatiza a produção de livros e folhetos e diferencia as notas que podem ser lançadas em uma publicação.
A nota de rodapé é descrita nessa norma como aquela que:
 

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483799 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
O moiré é um defeito que provoca manchas regulares na imagem, causadas pela sobreimpressão das linhas de retículas convencionais nas diferentes cores de um impresso. A relação correta entre a angulação das retículas é fundamental para a boa impressão das imagens com mais de uma cor. Para que não ocorra a formação do moiré, é indicado que cada cor seja impressa com suas linhas de pontos em determinada inclinação. O preto, como a cor mais escura do conjunto, deve ter suas linhas na angulação que torna menos visível a interação com as demais cores; o amarelo, como a cor mais clara do conjunto, pode ter suas linhas na angulação que torna mais visível a interação com as demais cores, pois assim o moiré fica praticamente imperceptível.
As angulações corretas de aplicação das retículas convencionais nas cores preto e amarelo são:
 

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483798 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Os primeiros eBooks surgiram ainda nos anos 1970, naturalmente não nos formatos atualmente conhecidos e com características distintas dos produtos hoje comercializados sob esse nome.
Muitos formatos surgiram, foram utilizados e demonstraram ter vantagens e desvantagens.
Com isso o IDPF – International Digital Publishing Forum resolveu desenvolver um formato universal para esse tipo de publicação, conhecido como:
 

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483793 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
A obra de Emanuel Araújo A construção do livro é considerada a grande referência no campo da produção editorial publicada no Brasil.
Segundo esse autor canônico, a preparação de originais exige que o editor tenha atenção especial com um conjunto de fatores para que o texto final apresente principalmente:
 

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483792 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
No design de livros, o profissional de editoração é quem determina as características dos textos impressos, utilizando sinais espaciais ou gráficos; uma vez pronto o trabalho, as características do texto impresso permanecerão fixas e servirão ao leitor como orientadores da leitura.
Sobre a hierarquia de itens, é correto afirmar que:
 

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483791 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Atualmente é comum que os programas de diagramação de textos possuam corretores ortográficos, pois esses reduzem em muito os defeitos na composição. No entanto, são frequentes os erros nos quais a ação dos corretores automáticos é inócua e, por isso, a revisão de textos segue sendo uma atividade fundamental para uma boa edição de livros. Referindo-se aos erros de datilografia, mas igualmente válido para a revisão de originais eletrônicos, Emanuel Araújo identifica que o profissional de edição, quando faz a transcrição ou a revisão de um original, “ao defrontar-se com uma forma verbal, semântica, sintática ou lexical que lhe pareça insólita” (2000, p. 133) altera o original, muitas vezes interferindo no sentido da frase, num efeito de estilo ou em outros aspectos.
A citação acima refere-se a erros de:
 

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