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Foram encontradas 50 questões.

483790 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Classicamente existem quatro possibilidades de alinhamento com relação ao arranjo de colunas de texto. Apesar de já utilizado na tipografia clássica, por conta da facilitação da composição com os programas de editoração, tornou-se mais frequente atualmente o uso de textos que têm seu alinhamento determinado pelas bordas das imagens presentes na composição da página. Em todas essas possibilidades há defeitos que podem aparecer em função especificamente do tipo de alinhamento de texto empregado para a composição.
O aparecimento de grandes vazios entre as palavras é um defeito típico do seguinte tipo de alinhamento:
 

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483789 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Os primeiros impressos foram produzidos com tipos góticos. O desenho desses tipos foi determinado pela busca de Guttenberg em estabelecer semelhanças com os manuscritos que a tipografia pretendia substituir. Desde então tipógrafos, calígrafos e outros profissionais desenharam toda uma infinidade de tipos.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. É comum que fontes levem os nomes de seus criadores como Garamond, Frutiger, Zapf e Lubalin.
II. Max Miedinger é o desenhista da tipologia Helvética, que originalmente se chamava Neue Haas Grotesk.
III. A tipologia Univers foi criada por Adrian Frutiger e originalmente possuía 21 variações diferenciadas por um sistema de numeração.
IV. A Sabon é uma lapidária criada por Jan Tschichold na década de 1960.
Está correto o que se afirma em:
 

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483788 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Segundo Allen Hurlburt (1986, p. 8) “(...) não há palavra melhor que layout para sintetizar a ideia, a forma, o arranjo ou composição de uma página impressa”.
No entanto, tecnicamente o termo layout designa especificamente:
 

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483787 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
A diagramação de uma página impressa tem como seu suporte fundamental o grid, princípio orientador do design gráfico que estabelece uma organização para a inserção dos elementos visuais em uma composição. No entanto, após muito tempo de predomínio da percepção do grid como um elemento ordenador e hierarquizador do espaço visual, a organização espontânea e os métodos orgânicos de composição têm conseguido espaço entre os profissionais criativos nas últimas décadas. Seja qual for sua vertente, o grid de um trabalho gráfico possui elementos básicos que o formam.
Entre esses elementos estão os marcadores, que podem ser definidos como:
 

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483786 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Jan Tschichold, um dos mais importantes estudiosos da tipografia, foi fortemente influenciado pelo pensamento da Bauhaus, e isso se reflete em seu clássico manual A nova tipografia, que busca atuar sobre o design de tipos de forma renovadora e impulsiona o uso de um conjunto de famílias tipográficas sem serifas.
O conjunto de famílias tipográficas no qual todas possuem essa característica é:
 

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483785 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Até o século XVIII não havia sistemas para tipometria, cada casa impressora gerava seus tipos nos tamanhos que acreditava ser conveniente.
Sobre o surgimento e a consolidação dos sistemas de medição tipográfica, analise as afirmativas a seguir:
I. Todos os sistemas tipométricos clássicos utilizados no campo das artes gráficas são duodecimais.
II. As diferenças entre os sistemas Didot e Anglo-americano são motivadas pelas diferenças entre as polegadas francesa e inglesa.
III. O ponto é a unidade básica de todos, mas seu tamanho em milímetros varia em todos os três sistemas criados.
Está correto o que se afirma em:
 

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483784 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Diferentes formatos de fontes viabilizaram o uso de tipologias no meio digital. PostScript, True Type ou Open Type são diferentes formatos desenvolvidos por empresas e parcerias entre elas. Uma infinidade de problemas foi gerada pelas interfaces entre os tipos de fontes e os diferentes sistemas operacionais nos quais elas eram utilizadas.
Esse problema foi superado em grande parte pela adoção:
 

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483783 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
O papel é um dos mais importantes componentes de custo de um impresso. A escolha do suporte de impressão correto passa pelo conhecimento dos diferentes tipos existentes no mercado. Cada tipo de papel possui características próprias e é indicado para determinado grupo de trabalho.
A opção a seguir que descreve o papel de forma acertada é:
 

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483782 Ano: 2017
Disciplina: Design Gráfico
Banca: FGV
Orgão: IBGE
Papéis possuem gramatura, o que expressa seu peso em g/m², isso significa que o valor indicado é o de uma folha de 1 m² medido em gramas. Alguns papéis têm seu peso expresso em quilogramas e, nesse caso, o peso é o de uma resma em tamanho padrão.
No caso da produção de um livro, com 128 páginas, com conteúdo integralmente em preto e branco, somente com texto e gráficos simples, a gramatura indicada para um papel do tipo offset para a impressão do miolo é:
 

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483781 Ano: 2017
Disciplina: Desenho Técnico e Industrial
Banca: FGV
Orgão: IBGE
A indústria papeleira brasileira trabalha seus formatos sobre as normas da ABNT, que, além de um padrão brasileiro, incorporou parte das normas alemãs DIN – Deutsche Industrie Norm.
A opção abaixo que apresenta as denominações básicas apenas das chamadas Séries Brasil é:
 

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