Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

A respeito de indicadores de saúde, analise as assertivas abaixo:
I. Um indicador é uma variável, característica ou atributo de Estrutura, Processo ou Resultado, baseada em Donabedian (1980, 1990), que é capaz de sintetizar e/ou representar e/ou dar maior significado ao que se quer avaliar.
II. O componente Estrutura inclui a relação entre categorias de recursos humanos existentes, tal como o número de agentes comunitários de saúde ou de profissionais de enfermagem.
III. O componente Processo inclui a relação entre as atividades de distintos profissionais, tal como número de atividades sobre saúde reprodutiva realizadas para adolescentes no serviço de saúde ou número de primeira consulta ginecológica para gestantes.
IV. Entre os componentes adotados na construção de um indicador, pode-se avaliar as relações que permitem a análise de quanto cada componente influencia o outro, tal como a relação estrutura/processo, avaliando a relação entre recursos existentes e a produtividade.
Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, são responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:

I. Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.

II. Garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica.

III. Inserir a Estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.

IV. Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica.

Qual estão INCORRETAS?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Em relação à Atenção Básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas. ( ) Ações de saúde que envolvem cuidados paliativos e vigilância em saúde. ( ) As equipes assumem responsabilidade sanitária sobre território definido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
De acordo com o disposto na Portaria nº 2.436/2017, a Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica (AB) e Atenção Primária à Saúde (APS), nas atuais concepções, como termos , de forma a ambas os princípios e as diretrizes definidas neste documento.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2779972 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: FUNDATEC
Orgão: GHC
Provas:
Acerca dos mecanismos de faturamento de uma Unidade de Radioterapia e regulamentação do seu funcionamento, assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2779971 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: FUNDATEC
Orgão: GHC
Provas:
Acerca do manejo de toxicidades do tratamento oncológico, assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2779970 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: FUNDATEC
Orgão: GHC
Provas:
Sobre o tratamento de sarcomas de extremidades, assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2779969 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: FUNDATEC
Orgão: GHC
Provas:
Paciente de 38 anos, tabagista desde os 14 anos (32 maços-ano), etilista desde os 26 anos, vida sexual ativa e diversificada, procura atendimento médico por odinofagia progressiva e nodulação em região cervical esquerda, medindo aproximadamente 2-3cm, adjacente ao ângulo da mandíbula, aderida. Ao exame, lesão em porção posterior da língua, ulcerada, comprometendo linha média, não sendo possível avaliar limite inferior/posterior da lesão. Nodulação cervical já descrita. Sobre o caso narrado, analise as assertivas abaixo:

I. Investigação complementar com videolaringoscopia e tomografia de crânio deve ser realizada.
II. Caso confirmada suspeita clínica de carcinoma de orofaringe, a estratégia inicial deve ser cirúrgica, excetuando-se os casos de pacientes abaixo de 80 anos e tumores de base de língua, uma vez que estes apresentam baixo risco de complicação pós-operatória.
III. A pesquisa de HPV deve ser realizada, uma vez que impacta diretamente no planejamento cirúrgico do esvaziamento cervical, sendo indicado esvaziamento compreensivo em HPV positivos, níveis II a IV.
IV. As indicações de tratamento quimiorradioterápico advêm de análises de subgrupo de estudos maiores, sugerindo benefício em tumores ressecados com margens positivas ou extensão extranodal.

Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2779968 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: FUNDATEC
Orgão: GHC
Provas:
Paciente do sexo feminino, 48 anos, diagnosticada previamente com carcinoma de mama cT4cN2, luminal B, submetida à quimioterapia neoadjuvante, seguida de mastectomia com preservação do complexo aréolo-mamilar, bem como esvaziamento axilar nível I e II e radioterapia adjuvante de parede costal e drenagens axilares, incluindo fossa supraclavicular. Em uso de tamoxifeno, apresentou, 6 meses após terminado o tratamento primário, quadro de convulsão e desmaio em casa, sendo levada ao pronto-socorro. Na avaliação, evoluiu com perda de força de membro superior direito. Realizou TC de crânio contrastada, que evidenciou lesão única em lobo parietal esquerdo, com edema associado. Sobre o quadro clínico apresentado, analise as assertivas abaixo:

I. A conduta inicial é prescrição de dexametasona 10mg, EV, e manutenção com dexametasona 4mg de 6 em 6 horas.
II. O contexto clínico e os exames já realizados permitem prescindir de biópsia da lesão, podendo seguir com o planejamento para radiocirurgia.
III. A avaliação com RM de crânio é mandatória para a escolha da terapêutica adequada, uma vez que TC de crânio com contraste apresenta baixa sensibilidade para lesões subcentimétricas comparativamente.
IV. No caso de lesão acima de 2cm, sem efeito de massa ou edema de grande volume, o tratamento radiocirúrgico é uma opção, idealmente fracionado, podendo-se utilizar doses como 27Gy em 3 frações, diárias.

Quais estão INCORRETAS?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2779967 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: FUNDATEC
Orgão: GHC
Provas:
Sobre o uso de radioterapia para tratamento paliativo, analise as assertivas abaixo:

I. Dose única de 8Gy apresenta taxas semelhantes de controle álgico e mesma taxa de controle após 12 semanas do que outros fracionamentos, como 20Gy em 5 frações ou 30Gy em 10 frações, apresentando iguais taxas de retratamento.
II. Pacientes com persistência da dor após 4 semanas do tratamento não devem ser submetidos a retratamento, uma vez que a resposta tardia é comum, sendo indicado retratamento após 12 semanas somente.
III. Radioterapia é um tratamento eficaz para sangramento gástrico, devendo sempre ser realizada na dose de 30Gy em 10 frações, objetivando melhor controle local e menor necessidade de retratamento.
IV. O volume de reirradiação paliativa de cabeça e pescoço deve ser GTV + 1-2cm, uma vez que o principal sítio de recorrência após reirradiação é na topografia irradiada.

Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas