Magna Concursos

Foram encontradas 56 questões.

Com relação à luta contra o esquecimento da formação e do trabalho em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Integra essa luta o esforço de fortalecer e articular a dimensão da História e do patrimônio cultural com as políticas de educação e saúde, contribuindo para o debate sobre suas conquistas, desafios, a importância da participação social e o reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como patrimônio público.
II. Envolve esse processo a proposta de construção de um conceito dinâmico de Patrimônio Cultural da Saúde, que ressalte a importância de sua preservação e proteção, garantindo suas dimensões material e imaterial, como elementos integrantes das Políticas de Saúde e de Formação Profissional na área.
III. Faz parte dessa luta a defesa da noção de trabalho como princípio educativo, delimitando que os cursos profissionalizantes enfatizem os aspectos operacionais vinculados ao exercício de tarefas específicas (intelectuais e manuais).
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Sobre a lei n. 5692/1971, assinale a afirmativa incorreta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
O estudo sobre as concepções e práticas das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ET-SUS), fundamental para a luta contra o esquecimento da formação e do trabalho em saúde, deve analisar as políticas de educação profissional em saúde emanadas do Ministério da Saúde entre os anos 1980 e 2000, para o conjunto dessas escolas.
Assinale a alternativa que apresenta essas políticas.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Com relação às concepções educacionais que influenciaram a formação profissional em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. O Projeto Larga Escala contém uma concepção de educação que compreende o papel do trabalhador apenas como membro individual da equipe de saúde.
II. A proposta de politecnia na educação profissional em saúde corresponde à possibilidade do profissional relacionar teoria e prática no cotidiano escolar a partir dos problemas enfrentados no cotidiano do trabalho.
III. Tanto o Projeto Larga Escala quanto a proposta de educação politécnica propõem formar trabalhadores para participar também da organização e do desenvolvimento do sistema.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Tendo por base as Diretrizes para uma Formação Profissional em Saúde de caráter emancipatório, analise as afirmativas a
seguir.
I. A ampliação qualitativa e quantitativa da formação profissional dos trabalhadores da saúde deve ser orientada pela valorização ética e pública do trabalho e por valores ético-políticos orientados para o coletivo, assegurando, portanto, uma individuação plena.
II. Um projeto educativo na saúde que tenha como finalidade a emancipação deve se traduzir em conteúdos e práticas curriculares que desvelem o processo de alienação em curso na sociedade capitalista contemporânea, tomando o trabalho e a pesquisa como princípios educativos.
III. A proposta curricular deve contemplar conteúdos e práticas que evidenciem o trabalho em saúde como prática social privilegiada em que a igualdade, a solidariedade, a preocupação e o sentido do cuidar possam construir o projeto civilizatório de humanidade.
Assinale:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
De acordo com as “Diretrizes técnicas e ético-políticas para uma educação escolar brasileira emancipatória na contemporaneidade”, tiradas do Seminário “Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo”:
“A educação escolar deve levar em conta a conservação da memória cultural da humanidade e do país, como forma de compreensão da sua historicidade e como força propulsora de transformação.”
(Debates e Síntese do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e pelo Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2007).
De acordo com o trecho, assinale a afirmativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas