Magna Concursos

Foram encontradas 130 questões.

Assinale a opção que fornece a correta justificativa para as relações de concordância no texto abaixo.

O bom desempenho do lado real da economia proporcionou(a) um período de vigoroso crescimento da arrecadação. A maior lucratividade das empresas foi decisiva para os resultados(c) fiscais favoráveis. Elevaram-se(c), de forma significativa e em valores(b) reais, deflacionados(b) pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as receitas do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O crescimento da massa de salários fez aumentar a arrecadação(d) do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e a receita de tributação sobre a folha da previdência social. Não menos relevantes foram(e) os elevados ganhos de capital, responsáveis pelo aumento da arrecadação do IRPF.

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/cartaconjuntura/ carta05/7, acesso em 29/4/2012)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Leia o texto abaixo para responder à questão.

A situação fiscal brasileira é bem melhor(b) que a da maior parte dos países desenvolvidos, mas bem pior(b) que a da maioria dos emergentes, segundo números divulgados pelo FMI. Para(a) cobrir suas necessidades de financiamento, dívida vencida e déficit orçamentário, o governo brasileiro precisará do equivalente a 18,5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e 18% no próximo. A maior parte do problema(c) decorre do pesado endividamento acumulado ao longo de muitos anos. Neste ano, as necessidades de cobertura correspondem a pouco menos que o dobro da média ponderada dos 23 países(d) − 9,5% do PIB. Países sulamericanos estão entre aqueles em melhor situação, nesse conjunto. O campeão da saúde fiscal é o Chile, com déficit orçamentário de 0,3% e compromissos a liquidar de 1% do PIB. As previsões para o Peru indicam um superávit(e) fiscal de 1,1% e dívida a pagar de 2,5% do PIB. A Colômbia também aparece em posição confortável, com uma necessidade de cobertura de 3,9%. Esses três países têm obtido uma invejável combinação de estabilidade fiscal, inflação controlada e crescimento firme nos negócios.

(Adaptado de O Estado de São Paulo, Notas & Informações. 21 de abril de 2012)

No texto acima, provoca-se erro gramatical ou incoerência na argumentação ao

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Leia o texto abaixo para responder à questão.

A situação fiscal brasileira é bem melhor que a da maior parte dos países desenvolvidos, mas bem pior que a da maioria dos emergentes, segundo números divulgados pelo FMI. Para cobrir suas necessidades de financiamento, dívida vencida e déficit orçamentário, o governo brasileiro precisará do equivalente a 18,5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e 18% no próximo. A maior parte do problema decorre do pesado endividamento acumulado ao longo de muitos anos. Neste ano, as necessidades de cobertura correspondem a pouco menos que o dobro da média ponderada dos 23 países − 9,5% do PIB. Países sulamericanos estão entre aqueles em melhor situação, nesse conjunto. O campeão da saúde fiscal é o Chile, com déficit orçamentário de 0,3% e compromissos a liquidar de 1% do PIB. As previsões para o Peru indicam um superávit fiscal de 1,1% e dívida a pagar de 2,5% do PIB. A Colômbia também aparece em posição confortável, com uma necessidade de cobertura de 3,9%. Esses três países têm obtido uma invejável combinação de estabilidade fiscal, inflação controlada e crescimento firme nos negócios.

(Adaptado de O Estado de São Paulo, Notas & Informações. 21 de abril de 2012)

Infere-se das relações entre as ideias do texto que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Leia o fragmento de entrevista abaixo para responder à questão.

CARTA CAPITAL: Como o senhor avalia a economia brasileira? Roberto Frenkel: A queda do crescimento da economia teve a ver com três acontecimentos. A situação nos EUA está mais positiva, há otimismo no mercado norte-americano, as ações subiram e estão no pico pós-crise, mas ainda é uma recuperação modesta. Na zona do euro, serão dois trimestres consecutivos em queda, o que, de acordo com a definição convencional, caracteriza recessão. E a China está claramente em desaceleração. Essas realidades tiveram um efeito negativo sobre o crescimento brasileiro ao longo do segundo semestre de 2011. Outro fator foi a valorização cambial. No fim do ano passado, o real chegou a acumular a maior valorização cambial desde o início da globalização financeira, ou seja, desde o fim dos anos 1960; e isso tem um efeito muito negativo sobre a indústria e a atividade de modo geral.

(Trecho adaptado da entrevista de Roberto Frenkel a Luiz Antonio Cintra, Intervir para ganhar. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p.78)

Analise as seguintes possibilidades para apresentar, de maneira resumida, a argumentação da resposta do entrevistado:

A queda no crescimento da economia no Brasil

I. tem motivos causados pela desvalorização do real: otimismo no mercado americano (depois da crise); nova definição de recessão na zona do euro e a China com desaceleração do mercado.

II. pode ser relacionada a quatro fatores: otimismo no mercado americano, recessão na zona do euro, desaceleração na China e valorização cambial do real.

III. deve-se a acontecimentos internacionais, como a alta das ações americanas, a desindustrialização da China, a queda na zona do euro, com valorização cambial.

Preservando a coerência e a correção gramatical,

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Considerando que o fenômeno da "Judicialização da Política" ocorre sempre que os tribunais, no desempenho normal das suas funções, afetam de modo significativo as condições da ação política, pode-se afirmar corretamente que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A impossibilidade de o particular prestador de serviço público por delegação interromper sua prestação é restrição que decorre do seguinte princípio:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
933129 Ano: 2012
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: ESAF
Orgão: CGU
Sobre os tipos de contrato, assinale a opção correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
933128 Ano: 2012
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: ESAF
Orgão: CGU
Para a construção de qualquer empreendimento, é necessário que exista planejamento, para definir a melhor forma de execução, e controle, que permita o gerenciamento, o acompanhamento e a adoção de correções, quando necessário. Com relação ao planejamento e controle, analise as afi rmações abaixo.
I. O método PERT - COM utiliza conceitos de redes (grados) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto.

II. A Linha de Balanço é a técnica de planejamento e controle que considera cada tarefa representada por uma linha e os dias, semanas ou meses como colunas que determinam a duração de cada tarefa no projeto.

III. O planejamento de médio prazo, considerado como um segundo nível de planejamento, o tático, busca vincular as metas fixadas no plano principal com aquelas designadas no planejamento operacional.

IV. O planejamento de curto prazo, normalmente realizado em ciclos semanais, tem como principal função orientar diretamente a execução da obra.
É correto apenas o que se afirma em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
933127 Ano: 2012
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: ESAF
Orgão: CGU
Em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a água passa por várias etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Entre as opções abaixo, assinale a incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
933126 Ano: 2012
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: ESAF
Orgão: CGU
A instalação do canteiro de obras rodoviárias envolve a construção e montagem dos acampamentos, inclusive oficinas e usinas misturadoras de agregados, asfalto ou cimento Portland. Para se instalar um canteiro, são necessárias algumas condições básicas, citadas abaixo. Entre as opções, assinale a incorreta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas