Magna Concursos

Foram encontradas 85 questões.

2380014 Ano: 2008
Disciplina: Matemática
Banca: ESAF
Orgão: CGU
Genericamente, qualquer elemento de uma matriz Z pode ser representado por zij, onde "i" representa a linha e "j" a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz A = (aij), de terceira ordem, é a matriz resultante da soma das matrizes X = (xij) e Y=(yij). Sabendo-se que (xij) = i1/2 e que yij = (i-j)2, então a potência dada por (a22)a12 e o determinante da matriz X são, respectivamente, iguais a:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380013 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Analise as propostas de correção gramatical para o trecho de relatório abaixo e, a seguir, assinale a única opção que, em vez de corrigir, introduz erro ao trecho.

Procedemos o exame dos atos de gestão da unidade XX, ocorridos no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro de 2005, por seleção de itens, em atendimento à legislação federal aplicável as diversas áreas e atividades examinados, com verificação, quanto à legitimidade dos documentos e dos atos de gestão que deu origem ao atual processo.

(http://www.cgu.gov.br/Contas/2005/relatorio.pdf ,com alterações)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380012 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Assinale a asserção incorreta a respeito da organização das idéias do texto, seus sentidos e elementos lingüísticos.

Seriam os furtos inconhos da espécie humana?

Isso mesmo que deu para entender: inconhos, frutos que nascem pegados a outros. O trocadilho furtos/frutos saiu-me sem querer. Peço desculpas e repito a pergunta: nasceria o furto inconho, acoplado, pegado à espécie humana?

Sim, porque as coisas que vemos aí, das mais humildes funções aos mais altos escalões, sugerem que o furto seja tão necessário quanto o oxigênio para a sobrevivência de nossa espécie.

(Eduardo Almeida Reis. "Furtos inconhos", Correio Braziliense, 10/1/2008, p. 6)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380011 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Assinale a opção que corresponde à única palavra ou expressão gramaticalmente correta.

Como nosso país constitui um Estado de Direito Democrático, é excusado(1) dizer que nenhuma lei ou ato normativo pode ser editado(2) se não estiver em consonância com a Constituição Federal. Por isso mesmo, se acaso editado(3) atos que violem esses princípios, o STF atuará no sentido de declarar-lhe(4) ineficaz(5) , por ofenderem a Constituição.

(Maurício Correa, "Temos o direito de sonhar", CB, 30/12/2007, p. 15, com alterações.)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380009 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

São contrapostas duas "matrizes culturais" da idéia de nação: a "romântico-política", inspirada em Herder e fundada no conceito de "Volk", e a "iluminista-jacobina", fundada no princípio de cidadania. Claramente, a distinção pode ser aproximada de problemas ou dimensões salientados tempos atrás em certa literatura referente ao desenvolvimento do Estado nacional moderno: o problema da "identidade" (a nacionalidade como condicionante decisivo da identidade pessoal e objeto de lealdade) e o da "igualdade" ou participação (a cidadania e seu enriquecimento e expansão, dos direitos civis e políticos aos sociais), aos quais se acrescenta o problema da "autoridade" (a edificação apropriada da aparelhagem burocrática e simbólica do Estado).

(Fábio Wanderley Reis, Valor Econômico, 14/01/2008.)

Estaria gramaticalmente correta a substituição:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380008 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Assinale a opção que completa com correção gramatical e propriedade vocabular as lacunas do trecho abaixo.

O governo não se preparou para fazer frente ao corte de receitas de R$ 40 bilhões. ―― (1) ―― buscar alternativas para compensar a morte anunciada, o Executivo contou com os recursos como se fossem permanentes. ―――― (2) ―――― a proposta orçamentária de 2008, ――――― (3) ――――― a previsão de arrecadação do tributo que, segundo a lei, estaria extinto.

("Enterrar cadáveres", Correio Braziliense, 15/1/2008, p. 16)

1 2 3

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380007 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Assinale a opção que completa as lacunas do trecho abaixo, respeitando os princípios de coerência, correção gramatical e adequação vocabular.

O servidor envolvido na prática de ――(1)―― disciplinares, objeto de processo administrativo, ――― (2) ――― a respeito dos depoimentos das testemunhas, ―――(3)――― o inquérito jungir-se ao princípio do contraditório.

(http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/RevistaCGU, acesso em 11/1/2008)

1 2 3

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380006 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Selecione a opção que completa o trecho com todas as palavras corretamente grafadas.

As bolsas de valores de todo o mundo foram marcadas ontem por fortes (1) , diante da evidência de que a economia dos Estados Unidos está à beira de uma (2) . Durante boa parte do dia operaram no vermelho, mas recuperaram o fôlego no encerramento. As (3) foram os pregões europeus, que fecharam no auge do nervosismo do mercado americano e amargaram baixa.

(Com base em Correio Braziliense, 10/01/2008, p. 15.)

1 2 3

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380005 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Assinale a asserção errada quanto aos sentidos e aos elementos lingüísticos do trecho abaixo.

Quando se achava que o Brasil já tinha visto tudo o que poderia ver em matéria de impostos, aconteceu algo jamais ocorrido antes neste país: um imposto que existia deixou de existir. Impostos, como é bem sabido, podem mudar de nome, podem aumentar ou diminuir (em geral, aumentam), podem passar de uma esfera a outra dentro da administração pública, mas uma vez criados ficam aí para sempre. Eis que, justo às vésperas do Natal, o governo não consegue obter do Senado os votos de que precisava para manter viva a CPMF, "contribuição" que era obrigatória e que, sob o disfarce de "provisória", vinha tirando uma lasca de cada cheque emitido no país desde o remoto ano de 1996.

(Guzzo, J. R., "O fim de uma mentira", Exame, 31/12/2007, p. 66)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2380004 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: ESAF
Orgão: CGU

Assinale a opção incorreta em relação às idéias do texto.

Com a passagem da manufatura para a indústria, a produtividade do trabalho humano deu um grande salto, provocando uma larga dispensa de mão-de-obra. Legiões de trabalhadores desempregados alargavam o mar dos excluídos. Para muitos deles, a máquina passou a ser vista como a grande inimiga. E surgiram explosivas campanhas de quebra-máquinas. Até que as idéias se ajustaram na campanha internacional pela jornada de oito horas de trabalho, como uma forma de estabelecer um novo equilíbrio entre a produtividade-hora e a jornada diária de trabalho, atenuando os rigores da exploração capitalista. Com altos e baixos e à custa de sangue e mortes, a chamada "semana inglesa", com as 48 horas semanais, terminou se impondo em todo o mundo.

Na década de 70 as centrais sindicais européias, ante os novos patamares de produtividade do trabalho, acompanhadas das ondas de demissão, levantaram a bandeira da jornada de 35 horas semanais, sob o lema de "trabalhar menos para trabalharem todos". Na década de 80 a reivindicação foi assimilada. E no Brasil, a Constituição de 1988 acompanhou a tendência, consagrando a jornada de 44 horas semanais. Daquela época até agora, a produtividade continuou avançando com a telemática, a bioengenharia, a robótica, a informática e as novas formas de organização e gerenciamento da força de trabalho. E as demissões continuaram se alargando em todo o mundo, ampliando os contingentes do chamado exército industrial de reserva.

(Marcelo Mário de Melo, Jornal do Commercio (PE), 31/01/2008.)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas