Magna Concursos

Foram encontradas 437 questões.

913527 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

Há grande variação nos padrões de consumo em diferentes partes do mundo, conforme o nível de desenvolvimento e das condições de produção. Áreas desenvolvidas consomem diferentes proporções de alimentos quando comparadas às em desenvolvimento. Maiores proporções de alimentos de origem animal, variados tipos de vegetais, frutos, açúcares e bebidas são consumidos nas áreas desenvolvidas, enquanto nas em desenvolvimento consomem-se grandes quantidades de cereais e starchy foods (raízes, tubérculos, incluindo batata, batata-doce, inhame e mandioca). Nos países em desenvolvimento, o consumo de vegetais e frutas é menor do que nos países desenvolvidos e o consumo de alimentos de origem animal é mínimo.

O consumo de açúcar vem aumentando em todas as partes do mundo. Em alguns países em desenvolvimento, esse consumo tem aumentado mais do que nos países desenvolvidos. Mas o açúcar é particularmente muito consumido na América do Norte, na Oceania, na maioria dos países europeus e na América Latina. As mais elevadas proporções no consumo de óleos e gorduras verificam-se entre os países da Europa e América do Norte. Entre as bebidas alcoólicas, cervejas e vinhos são as mais comuns em todo o mundo, mas seu consumo ocorre principalmente na Europa. Em todas as partes do mundo, são usadas bebidas alcoólicas, mas essas bebidas não acompanham a dieta diária da mesma forma que a cerveja e o vinho.

Edeli Simioni de Abreu et al. Alimentação mundial: uma reflexão sobre a

história. In: Revista Saúde e Sociedade. 2001, vol. 10, n.º 2, p. 3-14 (com adaptações).

Em relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.

Caso se optasse pela estrutura pronominal, escrevendo-se mas a Europa os consome mais em lugar do trecho “mas seu consumo ocorre principalmente na Europa” (l.10-11), não haveria prejuízo para a correção gramatical nem para o sentido original do texto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913525 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

A dieta básica do brasileiro é caracterizada pelo consumo de café, pão de sal, arroz, feijão e carne bovina e pela presença de sucos, refrescos e refrigerantes e pouca participação de frutas e hortaliças. Embora essa configuração apresente pouca variação, quando se consideram os estratos de sexo e faixa etária, observa-se que os adolescentes são o único grupo etário que deixa de citar qualquer hortaliça e que inclui doces, bebida láctea e biscoitos doces entre os itens de maior prevalência de consumo. Por outro lado, os idosos são os únicos que incluem maior número de frutas e hortaliças entre os alimentos mais prevalentes.

Amanda de M. Souza et al. Alimentos mais consumidos no Brasil: Inquérito

Nacional de Alimentação 2008-2009. In: Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol. 47, supl. 1, p. 190s-199s. Internet: <http://dx.doi.org> (com adaptações).

Julgue o próximo item, relativo ao texto acima.

Infere-se do texto que, apesar de o brasileiro adotar uma dieta básica típica, há variações nessa dieta relacionadas à idade.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913523 Ano: 2014
Disciplina: Contabilidade de Custos
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:
A respeito de orçamento e composição de custos, julgue o próximo item.
Custo é a importância financeira ou outro tipo de esforço necessário para se adquirir determinado bem, que está pronto ou está sendo produzido, o que se denomina preço de produção.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913521 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF

As primeiras moedas, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII a.C. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças por meio da pancada de um objeto pesado, em primitivos cunhos. Com o surgimento da cunhagem a martelo e o uso de metais nobres, como o ouro e a prata, os signos monetários passaram a ser valorizados também pela nobreza dos metais neles empregados.

Embora a evolução dos tempos tenha levado à substituição do ouro e da prata por metais menos raros ou suas ligas, preservou-se, com o passar dos séculos, a associação dos atributos de beleza e expressão cultural ao valor monetário das moedas, que quase sempre, na atualidade, apresentam figuras representativas da história, da cultura, das riquezas e do poder das sociedades.

A necessidade de guardar as moedas em segurança levou ao surgimento dos bancos. Os negociantes de ouro e prata, por terem cofres e guardas a seu serviço, passaram a aceitar a responsabilidade de cuidar do dinheiro de seus clientes e a dar recibos escritos das quantias guardadas. Esses recibos passaram, com o tempo, a servir como meio de pagamento por seus possuidores, por ser mais seguro portá-los do que portar dinheiro vivo. Assim surgiram as primeiras cédulas de “papel moeda”, ou cédulas de banco; concomitantemente ao surgimento das cédulas, a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias.

Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984.

No que se refere aos aspectos linguísticos, à classificação tipológica do texto acima e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Seria mantida a correção gramatical do texto, caso fosse empregado o acento indicativo de crase no “a”, em “cunhagem a martelo”.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913519 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

Campos achava grande prazer na viagem que íamos fazendo em trem de ferro. Eu confessava-lhe que tivera maior gosto quando ali ia em caleças tiradas a burros, umas atrás das outras, não pelo veículo em si, mas porque ia vendo, ao longe, cá embaixo, aparecer a pouco e pouco o mar e a cidade com tantos aspectos pinturescos. O trem leva a gente de corrida, de afogadilho, desesperado, até a própria estação de Petrópolis. E mais lembrava as paradas, aqui para beber café, ali para beber água na fonte célebre, e finalmente a vista do alto da serra, onde os elegantes de Petrópolis aguardavam a gente e a acompanhavam nos seus carros e cavalos até a cidade; alguns dos passageiros de baixo passavam ali mesmo para os carros onde as famílias esperavam por eles.

Campos continuou a dizer todo o bem que achava no trem de ferro, como prazer e como vantagem. Só o tempo que a gente poupa! Eu, se retorquisse dizendo-lhe bem do tempo que se perde, iniciaria uma espécie de debate que faria a viagem ainda mais sufocada e curta. Preferi trocar de assunto e agarrei-me aos derradeiros minutos, falei do progresso, ele também, e chegamos satisfeitos à cidade da serra.

Machado de Assis, Memorial de Aires. RJ. Ed. Nova Aguilar. 1994 (com adaptações).

Acerca dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue o seguinte item.

Considerando-se que o trecho em questão trata da viagem de duas pessoas, o narrador e Campos, é correto afirmar que as ocorrências do termo “a gente”, no primeiro parágrafo, referem-se especificamente a esses dois personagens.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913517 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

As moedas têm uma representação gráfica geralmente constituída por duas partes: uma sigla de designação abreviada para o padrão monetário, que varia de país para país, e o cifrão, símbolo universal do dinheiro, etimologicamente originado do árabe cifr.

A origem do cifrão data do ano 711 da era cristã, quando o general Táriq-ibn-Ziyád comandou a conquista da Península Ibérica, ocupada até então pelos visigodos. Existem duas versões sobre o caminho percorrido pelo general árabe. Na primeira, Táriq teria partido de Tânger, cidade de Marrocos, da qual era governador. Na segunda, Táriq teria saído da Arábia e passado pelo Egito, desertos do Saara e da Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos. De lá, ele teria cruzado o estreito das Colunas de Hércules e chegado à Península Ibérica.

Após a viagem, Táriq teria mandado gravar, em moedas comemorativas, uma linha sinuosa, em forma de um esse maiúsculo (S), representando o longo e tortuoso caminho percorrido para alcançar o continente europeu. Mandou colocar, no sentido vertical, duas colunas paralelas, cortando essa linha sinuosa. As colunas representavam as Colunas de Hércules e significavam força, poder e a perseverança da empreitada. O símbolo, gravado nas moedas, difundiu-se e passou a ser reconhecido mundialmente como cifrão, representação gráfica do dinheiro.

Internet: <www.casadamoeda.gov.br> (com adaptações).

Em relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue o item subsequente.

A expressão “duas versões” exerce a função de complemento da forma verbal “Existem”.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913516 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:
A respeito de manutenção, julgue o item que se segue.
Na manutenção preditiva, para medir e verificar o desempenho do sistema, são utilizados os seguintes indicadores de confiabilidade: tempo médio entre falhas (MTBF), tempo médio entre reparos (MTTR) e disponibilidade.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913515 Ano: 2014
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:
Julgue o item a seguir, no que se refere aos sistemas de tarifação de energia elétrica e às resoluções ANEEL de comercialização de energia.
O sistema de bandeiras tarifárias será implantado nas contas de energia a partir de 2015, depois de uma fase de testes, durante 2013 e 2014. Nesse sistema, a bandeira amarela indica condições de geração de energia menos favoráveis, caso em que a tarifa será acrescida de R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913514 Ano: 2014
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:
Enunciado 3026088-1
Um homem de cinquenta e três anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e diabetes, deu entrada no pronto-socorro com quadro de epigastralgia em queimação, de forte intensidade, iniciado uma hora após o almoço. Não havia irradiação e o uso de omeprazol não aliviou os sintomas. O paciente encontrava-se hemodinamicamente normal e, ao exame físico, não se observaram alterações significativas. O resultado da dosagem das enzimas cardíacas (CK-MB massa e troponina) foi normal.
Com base nessas informações e na figura apresentada acima, que mostra o resultado do eletrocardiograma (com calibração padrão) desse paciente, julgue o item subsecutivo.
Para reduzir o risco de morte do referido paciente, é recomendada a administração imediata do nitrato, pela via sublingual.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
913513 Ano: 2014
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

Há grande variação nos padrões de consumo em diferentes partes do mundo, conforme o nível de desenvolvimento e das condições de produção. Áreas desenvolvidas consomem diferentes proporções de alimentos quando comparadas às em desenvolvimento. Maiores proporções de alimentos de origem animal, variados tipos de vegetais, frutos, açúcares e bebidas são consumidos nas áreas desenvolvidas, enquanto nas em desenvolvimento consomem-se grandes quantidades de cereais e starchy foods (raízes, tubérculos, incluindo batata, batata-doce, inhame e mandioca). Nos países em desenvolvimento, o consumo de vegetais e frutas é menor do que nos países desenvolvidos e o consumo de alimentos de origem animal é mínimo.

O consumo de açúcar vem aumentando em todas as partes do mundo. Em alguns países em desenvolvimento, esse consumo tem aumentado mais do que nos países desenvolvidos. Mas o açúcar é particularmente muito consumido na América do Norte, na Oceania, na maioria dos países europeus e na América Latina. As mais elevadas proporções no consumo de óleos e gorduras verificam-se entre os países da Europa e América do Norte. Entre as bebidas alcoólicas, cervejas e vinhos são as mais comuns em todo o mundo, mas seu consumo ocorre principalmente na Europa. Em todas as partes do mundo, são usadas bebidas alcoólicas, mas essas bebidas não acompanham a dieta diária da mesma forma que a cerveja e o vinho.

Edeli Simioni de Abreu et al. Alimentação mundial: uma reflexão sobre a

história. In: Revista Saúde e Sociedade. 2001, vol. 10, n.º 2, p. 3-14 (com adaptações).

Em relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item seguinte.

Conforme o texto, fatores como economia e geografia são relevantes quando se analisam os padrões de consumo de alimentos em diferentes partes do mundo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas