Magna Concursos
1305295 Ano: 2019
Disciplina: Medicina
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Considere o trecho de consulta transcrito a seguir.

Dona Kátia, de 48 anos, vem à Unidade Básica de Saúde sem consulta agendada, solicitando acolhimento. Relata otalgia em ferroadas, de forte intensidade, bilateral, porém consideravelmente pior à esquerda, há cerca de 20 dias, sem fatores desencadeantes, de alívio ou de piora referidos, associada à diminuição da acuidade auditiva à esquerda.

Associado ao quadro, relata que apresenta, há um mês, congestão nasal, coriza purulenta, cefaleia em peso maxilar e frontal, tosse pouco produtiva e crises de sibilância e dispneia à noite, com alívio parcial com o uso de salbutamol spray. Kátia acredita que o quadro se trata de um resfriado forte e de uma otite; está se sentindo muito irritada e preocupada por ter faltado ao trabalho ontem e hoje devido à piora da otalgia; gostaria de melhorar o quanto antes possível para poder retornar ao trabalho e, por isso, acredita que necessita receber uma prescrição de antibiótico hoje. Nega febre, mal-estar generalizado, mialgias difusas e lesões de pele. Nega outras queixas. Nega contato com pessoas com sintomas semelhantes, alergias medicamentosas e uso recente de antibióticos. É tabagista ativa há 33 anos, fuma entre 10 a 40 cigarros ao dia, com uma tentativa prévia de cessação há dois anos sem sucesso. No momento, refere que não tem intenção de parar de fumar e que não quer falar sobre esse assunto nesta consulta.

A partir desse trecho da consulta, analise as afirmativas a seguir.

I - Segundo a proposta do Registro em Saúde Orientado por Problemas, são problemas que devem constar no prontuário de Kátia: provável otite à esquerda; sinusite bacteriana?; pneumopatia a esclarecer; tabagismo ativo.

II - Nesse trecho da consulta, é explorada a história clínica de Kátia e sua experiência com a doença, que são elementos do primeiro componente do Método Clínico Centrado na Pessoa, denominado "Explorando a Saúde, a Doença e a Experiência da Doença".

III - Conforme preconizado pelo Método Clínico Centrado na Pessoa, são explorados, nesse trecho, os sentimentos e as ideias de Kátia sobre sua experiência de doença, bem como é investigado o impacto dos sintomas na sua funcionalidade e abordadas as expectativas de Kátia em relação ao médico e à consulta.

IV - Segundo os estágios de mudança de comportamento do modelo transteórico, nessa consulta Kátia encontra-se no estágio pré-contemplativo em relação ao tabagismo.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Médico - Saúde da Família

50 Questões