Magna Concursos

Um lactente do sexo masculino com dois meses de idade está internado há uma semana no CTI Pediátrico. Deu entrada no hospital por um quadro de convulsões de difícil controle, com uma resposta insatisfatória ao uso de fenobarbital, fenitoína e ácido valproico. O uso contínuo do midazolam intravenoso levou à depressão respiratória e necessidade de ventilação mecânica por um dia. As crises cederam temporariamente, mas cerca de seis horas depois do “desmame” e retirada da ventilação mecânica houve nova crise convulsiva, controlada temporariamente com diazepam e fenitoína em doses elevadas.

Na história colhida com a acompanhante, a avó, há uma referência a internação no período neonatal, 3º dia de vida, por quadro de crises convulsivas. No período neonatal, fez uso de fenobarbital e fenitoína com melhora parcial e recebeu alta em uma semana em uso de fenobarbital gotas, 5 mg/Kg/dia, sem controle adequado das crises, apresentando de uma a três crises convulsivas por dia. Entrou em estado de mal epiléptico há uma semana e, por isso, foi reinternado.

Para esse quadro de convulsões de difícil controle desde o período neonatal, sem resposta adequada aos anticonvulsivantes comuns, o medicamento que deve ser testado é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Médico - Pediatria

25 Questões

Pediatra - Alergologia

25 Questões

Pediatra - Genética Médica

25 Questões

Pediatra - Infectologia

25 Questões

Pediatra - Nefrologia

25 Questões