Magna Concursos
72886 Ano: 2002
Disciplina: Matemática
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

A falta de saneamento adequado, de Norte a Sul do país, é a responsável pela internação de 65% das crianças brasileiras de até onze anos de idade em hospitais da rede pública. Maiores vítimas do descumprimento da Lei Orgânica da Saúde, que prevê o direito fundamental a saneamento e meio ambiente, elas sofrem de doenças que poderiam ser evitadas com tratamento de esgoto, controle de vetores, drenagem urbana, abastecimento de água e coleta de lixo.

De acordo com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), para cada R$ 1,00 investido anualmente em saneamento, o setor público economizaria R$ 4,00 em medicina curativa. No Brasil, pelo menos oitenta doenças devem-se à falta de saneamento. Nesse caso estão, por exemplo, o cólera, a esquistossomose, a febre tifóide, o tracoma e a diarréia.

Esgoto afeta crianças até 11 anos. Falta de saneamento é a principal causa de internações In: Jornal do Brasil, 14/5/2002 (com adaptações)

Tendo em vista o texto acima e o tema nele tratado, julgue o item seguinte.

Considerando que a população brasileira seja de 170 milhões de habitantes e que 20% destes sejam crianças de até onze anos de idade, conclui-se que mais de 23 milhões de crianças brasileiras de até onze anos de idade são internadas em razão de doenças provocadas pela falta de saneamento adequado.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Técnico Bancário

190 Questões