Magna Concursos
72875 Ano: 2002
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: CEF
Provas:

Falar da origem das contas de poupança no Brasil é falar da primeira caixa econômica garantida pelo governo, criada no país. A origem dessas duas instituições é entrelaçada. Pode-se afirmar que a caixa econômica foi criada para, principalmente, colher depósitos de poupança popular no Brasil.

Essa associação de que estamos tratando pode ser percebida por meio da leitura de alguns trechos do decreto do Imperador Dom Pedro II que criava a Caixa Econômica da Corte.

O texto não deixa dúvidas sobre o que pretendia a elite política do país para o funcionamento da primeira caixa econômica oficial, a saber: criar dois tipos de serviços financeiros. O primeiro deles, o penhor, visava dar a possibilidade às classes populares de obterem um auxilio imediato em horas de dificuldades econômicas mais prementes, por meio do chamado Monte de Socorro, o qual emprestava dinheiro, tomando por base o valor de objetos que fossem entregues para penhor.

O segundo serviço financeiro era recolher depósitos sob poupança. Essa é a que nos interessa mais diretamente. De inicio, é interessante notar como o discurso dos criadores da CAIXA voltava-se para camadas populares. Tinha-se em mente atingir os mais pobres.

Nildo W. Luzio. Um pouco da História da popupança na Caixa Econômica Federal (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue o item subseqüente.

Estaria preservada a coerência textual ao se acrescentar Isso porque no início do segundo período do texto, com o correspondente ajuste na grafia.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Técnico Bancário

190 Questões