Magna Concursos
2206967 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:
Texto 1:
“Não se alfabetiza fazendo apenas as crianças juntarem as letras. Há uma alfabetização cultural sem a qual a letra pouco significa. A leitura social, cultural e estética do meio ambiente vai dar sentido ao mundo da leitura verbal.”
(BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014, 9ª ed.)
Texto 2:
“Extra Classe – A retirada do ensino de Artes do currículo do ensino médio é muito mais danosa e complexa do que se parece?
Ana Mae Barbosa – (...) A educação emocional não interessa a políticos que, em educação, almejam apenas ver o Brasil subir no ranking mundial, reduzindo ao mínimo o que tem de ser aprendido e criando testes para provar que a aprendizagem foi realizada. Retirar Artes do ensino médio, portanto de adolescentes, é reduzir a possibilidade do desenvolvimento de habilidades importantes em outras disciplinas além das Artes. Outro aspecto da Arte na educação em nossos dias é o fato de se reconhecer que o conhecimento da imagem é de fundamental importância não só para o desenvolvimento da subjetividade, mas também para o desenvolvimento profissional e a decodificação do mundo ao redor.”
(“Educação sem arte, educação para a
obediência” – Entrevista – Jornal Extra Classe, nov. 2017, disponível em http://www.extraclasse.org.br/edicoes/2017/11/educacao-sem-arte-educacao-para-a-obediencia)
A partir dos dois trechos dados, conclui-se que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Professor - Artes

40 Questões