Magna Concursos
Observe as características literárias, extraídas – e adaptadas – de Massaud Moisés (A literatura portuguesa).
I. ... corresponde à tentativa de fundir, numa unidade ambiciosa de simbolizar a suma perfeição, as duas linhas de força que conduziram o pensamento europeu ao longo do século XVI: procurou conciliar numa síntese utópica a visão do mundo medieval, de base teocêntrica, e a ideologia clássica, pagã, terrena, antropocêntrica. No amálgama, entre orientações tão opostas e à primeira vista mutuamente repulsivas, haveria inevitável troca de posições, de forma que se operaria a espiritualização da carne e a correspondente carnalização do espírito. Em resumo, era o empenho no sentido de conciliar o claro e o escuro, a matéria e o espírito, a luz e a sombra, visando a anular pela unificação a dualidade do ser humano, dividido entre os apelos do corpo e os da alma.
II. Com [esse movimento literário], abre-se um ciclo de cultura inteiramente novo, correspondente à diminuição do poder das oligarquias reinantes em favor das monarquias constitucionais ou das repúblicas federadas, e ao aparecimento do Liberalismo em política, moral, arte etc. A aristocracia de sangue aos poucos cede terreno à Burguesia na pirâmide social, invertendo totalmente os papéis e estabelecendo nova escala de valores, marcada agora pela posse de dinheiro. Opera-se, em suma, o domínio amplo das fórmulas burguesas de viver e pensar, com todas as suas múltiplas e complexas consequências.
III. [os escritores desse movimento literário] pregavam e procuravam realizar a filosofia da objetividade: o que interessa é o objeto, o não-eu. Para alcançar concentrar -se no objeto, tinham de destruir a sentimentalidade e a imaginação e trilhar a única via de acesso à objetividade: a Razão, ou a inteligência.
Os movimentos literários apresentados em I, II e III correspondem, correta e respectivamente, ao
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Professor da Educação Básica - Português

60 Questões