Magna Concursos

O conceito de planejamento surgiu no final do século XIX, na Inglaterra, como um conceito vinculado ao planejamento de cidades. Data dessa época, por exemplo, o conceito de “cidade-jardim” (Howard, 1902), segundo o qual se poderia planejar uma cidade, distribuindo-se espacialmente suas funções, a fim de tornar o espaço mais agradável a todos. Esse conceito gerou forte impacto na área de urbanismo do século passado, com o aparecimento de várias cidades-jardim ao redor do mundo. Até essa época, planejamento era função estritamente técnica do urbanista ou do arquiteto, considerados uma espécie de visionários. Com a criação da União Soviética, no início da década de 20 do século passado, outra vertente de planejamento apareceu: o planejamento econômico centralizado. Sob essa ótica, o Estado teria completo controle sobre os recursos e os distribuiria de acordo com planos e metas determinados por políticos ou burocratas. Já a partir da década de 70 do século passado, o conceito de planejamento não era mais tão visto como um instrumento técnico e, sim, como um instrumento político capaz de moldar e de articular os diversos interesses envolvidos no processo de intervenção de políticas públicas. O planejador deveria ser o mediador dos interesses da sociedade no processo, e o resultado final deveria ser encontrado preferivelmente em consenso.

José Antônio Puppim de Oliveira. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Internet: <www.scielo.br> (com adaptações).

Considerando as estruturas linguísticas e os sentidos do texto anterior — Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas —, julgue o próximo item.

Depreende-se do texto que, após 1970, o Estado planejador passou a agir, considerando como premissa o fato de que a técnica propicia o consenso necessário à consecução de políticas públicas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Administrador

120 Questões

Analista de TI

120 Questões

Analista Técnico-Administrativo

120 Questões

Arquiteto (PGCE)

120 Questões

Arquiteto (SPU)

120 Questões

Arquivista (PGCE)

120 Questões

Arquivista (SPU)

120 Questões

Assistente Social

120 Questões

Contador

120 Questões

Economista

120 Questões

Engenheiro - Área 1

120 Questões

Engenheiro - Área 2

120 Questões

Engenheiro - Área 3

120 Questões

Engenheiro - Área 4

120 Questões

Geógrafo

120 Questões

Geólogo

120 Questões

Médico

120 Questões

Técnico de Nível Superior

120 Questões

Técnico em Assuntos Educacionais (ENAP)

119 Questões

Técnico em Assuntos Educacionais (PGCE)

120 Questões