Magna Concursos
3095729 Ano: 2012
Disciplina: Matemática
Banca: FUNDEP
Orgão: CEMIG

Sabe-se que 10% dos componentes fabricados por uma empresa são defeituosos sendo que todo componente defeituoso não é utilizado na composição do produto final. No processo de produção, a inspeção da qualidade dos componentes fabricados é feita em dois estágios. No primeiro, um inspetor avalia visualmente alguns atributos de qualidade do componente e o considera defeituoso ou não-defeituoso.

Os itens considerados não-defeituosos nesse estágio são encaminhados para uma segunda etapa na qual uma variável aleatória contínua X é medida no componente.

A partir do valor observado da variável X, o componente é declarado defeituoso ou não-defeituoso.

Sabe-se que componentes não-defeituosos são identificados corretamente, tanto na inspeção feita no primeiro estágio, quanto na inspeção feita no segundo. No entanto, aproximadamente 5% dos componentes defeituosos inspecionados pelo inspetor no primeiro estágio são por ele considerados como não-defeituosos.

Já no segundo estágio da inspeção, o percentual de componentes defeituosos que são erroneamente classificados como não-defeituosos é igual a 4%. As inspeções no primeiro e segundo estágios são independentes.

Sendo assim, pode-se afirmar que o percentual de componentes defeituosos produzidos pela empresa e que passam como não-defeituosos nos dois estágios de inspeção é igual a

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas