Magna Concursos
ENTREVISTA COM O FÍSICO HOWARD GELLER
O Brasil passou por um período de racionamento de energia em 2001. Isso pode se repetir? O que pode ser feito para evitar um novo racionamento?
O racionamento foi resultado da política de privatização e desregulamentação que não incentivou suficientemente a construção de novas usinas. O governo também não permitiu que o setor público investisse nessa área. Não planejou nem implementou uma política para o setor. O problema principal foi esse e não tinha uma carência de energia ou da capacidade de fornecê-la, embora o volume de chuvas tenha sido pequeno nos anos anteriores.
No futuro, o desafio será adotar uma política energética que estimule o fornecimento de energia, através de eletricidade ou de combustíveis, a um custo acessível para os consumidores e as empresas, protegendo inclusive o meio ambiente. É preciso levar em conta questões econômicas e sociais. No Brasil, há pelo menos 20 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais das regiões Norte e Nordeste, sem acesso à eletricidade. Uma boa política expandiria o fornecimento para essa população.
(Ciência Hoje, maio de 2004 - adaptado)
“É preciso levar em conta questões econômicas e sociais”; se juntássemos os adjetivos sublinhados em forma de adjetivo composto, a forma correta, no contexto, seria:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Analista Censitário - Agronomia

50 Questões

Analista Censitário - Ciências Contábeis

50 Questões

Analista Censitário - Editorial

50 Questões

Analista Censitário - Geoprocessamento

50 Questões

Analista Censitário - Jornalismo

50 Questões

Analista Censitário - Logística

50 Questões

Analista Censitário - Métodos Quantitativos

50 Questões

Analista Censitário - Recursos Humanos

50 Questões

Analista Censitário - TI/Suporte de Redes

50 Questões

Analista Censitário - TI/Suporte Operacional

50 Questões

Analista Censitário - Webdesign

50 Questões