Magna Concursos
3144680 Ano: 2023
Disciplina: Português
Banca: OBJETIVA
Orgão: Pref. Ipê-RS

A árvore "mais antiga" do mundo pode revelar segredos sobre o planeta

Em uma floresta no sul do Chile, uma árvore gigante sobreviveu por milhares de anos e está no processo de ser reconhecida como a mais antiga do mundo. Acreditase que a Gran Abuelo ("bisavô") tenha mais de 5.000 anos.

O tronco dessa árvore, com 4m de diâmetro e 28m de altura, também contém informações científicas que podem esclarecer como o planeta se adaptou às mudanças climáticas.

“É realmente um sobrevivente. Não há outro que tenha tido a oportunidade de viver tanto tempo”, disse Antonio Lara, pesquisador da Universidade Austral e do Centro de Ciência Climática e Resiliência do Chile, que faz parte da equipe que mede a idade da árvore.

O “bisavô” fica à beira de uma ravina em uma floresta na região sul de Los Rios, a 800km ao sul da capital Santiago. Ele é um Fitzroya cupressoides, um tipo de cipreste endêmico do sul do continente.

Nos últimos anos, os turistas caminham uma hora pela floresta até o local para serem fotografados ao lado da nova “árvore mais antiga do mundo”. Devido à sua fama crescente, o órgão florestal nacional teve que aumentar o número de guardas florestais e restringir o acesso para proteger o “bisavô”.

Também conhecido como cipreste-da-patagônia, a Gran Abuelo é a maior espécie de árvore da América do Sul. Ele convive com outras espécies arbóreas, como coigue, pinheiro e tepa, rãs-de-Darwin, lagartos e aves, como o tapaculo-de-peito-ruivo e o falcão-chileno.

Isso é mais do que apenas uma competição para entrar no livro dos recordes, já que Gran Abuelo é uma fonte de informações valiosas. “Há muitas outras razões que dão valor e sentido a esta árvore e à necessidade de protegê-la”, afirma Lara. Existem pouquíssimas árvores com milhares de anos no planeta.

“Eles são como um livro aberto e nós os leitores que leem cada um de seus anéis”, comenta Carmen Gloria Rodriguez, pesquisadora assistente do laboratório de dendrocronologia e mudança global da Universidade Austral. Estas páginas mostram anos secos e chuvosos, dependendo da largura dos anéis.

Incêndios e terremotos também são registrados nesses anéis, como o tremor mais poderoso da história, que atingiu essa área em 1960. O “bisavô” também é considerado uma cápsula do tempo, que pode oferecer uma janela para o passado.

(Fonte: Globo — adaptado.)

No último parágrafo, há a informação de que o “bisavô” é considerado uma cápsula do tempo. O que significa dizer isso?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Agente de Controle Interno

40 Questões

Agente de Fiscalização Tributária

40 Questões

Contador

40 Questões

Coordenador - CRAS

40 Questões

Enfermeiro - PSF

40 Questões

Farmacêutico

40 Questões

Médico

40 Questões

Médico - Ginecologia e Obstetrícia

40 Questões