Magna Concursos
Ordene os períodos a seguir, de modo que constituam um encadeamento lógico de ideias e, ordenados, formem um texto coeso.
I) Mas como nasceu o personagem tão associado ao Brasil? O historiador Luiz Antonio Simas conta que, após a abolição da escravatura e a substituição da mão de obra negra pela de imigrantes europeus, ex-escravos começaram a se reunir em uma região que se estendia do Largo do Estácio, passando pela Praça Onze até a Zona Portuária – lugar batizado de Pequena África pelo artista plástico Heitor dos Prazeres.
II) Desde então, a imagem do homem esperto e sedutor passou a se mostrar no cinema, no teatro, na televisão e, principalmente, no samba. Sua existência começou a se esvair como Estado Novo de Getúlio Vargas. O governo de ideais trabalhistas não admitia nenhuma exaltação ao ócio. Surgiriam a partir dali malandros bem menos agradáveis que os de outros tempos. Hoje, ainda existe a malandragem. Mas o malandro para valer, como conta um samba de Chico Buarque, “mora lá longe e chacoalha num trem da Central”.
III) O malandro representa a recusa de trabalhos regulares e a prática de expedientes temporários para a garantia da sobrevivência”, explica a antropóloga Lília Moritz Scharcz, que complementa: “Bem-humorado, bom de bola e de samba, era mestre em um tipo de postura resumido na expressão “jeitinho brasileiro”: aquele que longe dos expedientes oficiais usava a intimidade para o seu sucesso”.
IV) Lá que, em meio a batuques, capoeira, jogatina, bordéis e pouco dinheiro, foi se forjando a figura do malandro. “O malandro leva a sua existência sob a ética do não trabalho. Era o sujeito que encontrava nas frestas da sociedade uma maneira de sobreviver”.
V) Boêmio, bon vivant, craque em pequenos golpes e pouco afeito ao trabalho. A imagem clássica do malandro entrou no imaginário popular nacional – e de uma forma até positiva. “A figura do malandro é caracterizada por uma simpatia contagiante.
(A Nata da Malandragem, texto de Bruno Hoffmann. Almanaque Brasil de cultura popular, ano 15, maio de 2013, no. 169, p. 24)
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Administrador - Edifícios

40 Questões

Assistente de Administração

40 Questões

Assistente de Alunos

40 Questões

Técnico - Audiovisual

40 Questões

Técnico - Eletromecânica

40 Questões

Técnico - Eletrotécnica

40 Questões

Técnico - Química

40 Questões

Técnico - Som

40 Questões

Técnico - TI

40 Questões

Técnico de Contabilidade

40 Questões

Técnico de Laboratório - Biologia

40 Questões

Técnico de Laboratório - Química

40 Questões

Técnico Eletricista

40 Questões

Técnico em Agrimensura

40 Questões

Técnico em Edificações

40 Questões