Magna Concursos
1538057 Ano: 2017
Disciplina: Português
Banca: UFMT
Orgão: Pref. Cáceres-MT
Provas:
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto e responda à questão.
Geração cibernética
A filha de uma amiga tem 3 anos. Outro dia pegou o celular da mãe. Descobriu a senha (que deve ter visto ser digitada muitas vezes). E ligou para o pai. Foi uma surpresa e um susto na família. A menina lida tranquilamente com o celular, enquanto mãe e pai tentam descobrir como lidar com essa nova geração. Não é um caso único. Outro dia peguei um táxi. O motorista contou-me, orgulhoso, que seu menino de 5 anos é um ás no tablet.
– Até encontra jogos, compra com a nossa senha e se diverte. Vira aquele tablet de ponta-cabeça.
Lembrei, desconfortavelmente, que o tablet nunca se inseriu bem na minha vida. Compro as revistas em papel. Tenho dificuldade para encontrar livros no mundo virtual. E me confundo com programas. Subitamente, a realidade estava lá, na minha frente. Derrotado por um garoto de 5 anos! Sinceramente, eu me achava esperto. Já descobri senhas de celulares, só para brincar, observando algum amigo teclar. Igual a uma menina de 3 anos. Que orgulho! (…)
Uso um computador como uma supermáquina de escrever. Para instalar programas mais complexos, vem um técnico. Recentemente, o filho de um amigo, de 11 anos, estava em casa. Deixei-o brincar com meu laptop. Em segundos, trocou a imagem de “papel de parede” (coisa que demoro horas para realizar). Descobriu jogos. Baixou arquivos. Apagou alguns, depois de mostrar-me que tornavam meu laptop mais lento. Impossível eu não me sentir um asno quando um moleque dá, com simplicidade, lições sobre uma máquina que me acompanha há anos. A verdade é que me sinto um asno até mesmo diante de um micro-ondas de última geração, com múltiplas funções. Giro o botão, tentando achar a função mais simples: aquecer meu prato. Sonho com os aparelhos antigos, capazes de uma única função. Bastava apertar um botão e pronto! (…)
A questão é que as crianças hoje em dia já nascem sabendo. Ou quase. Qualquer uma pega um celular e aprende as funções em segundos! (…). Para essa geração que vem aí, a cibernética é simples. Fico tentando achar explicações. Terá havido uma mudança cerebral? Não digo física, embora acredite na evolução das espécies. Mas na forma de usar os neurônios? Surgiram formas de pensar e analisar o mundo diferentes, a partir da cibernética? É um novo tipo de inteligência que desponta? Ou são simplesmente alienígenas atirados à Terra, para mais tarde comandarem uma invasão extraterrestre?
Seja o que for, essa ligação umbilical com celulares e computadores terá efeitos no futuro próximo. Como serão essas crianças quando adultas? Sem dúvida, mais informadas, com mais ferramentas de pesquisa e conhecimento. Quais serão, porém, seus valores, na medida em que a internet é uma terra de ninguém? (…)
Estamos diante de um novo jeito de ser, viver e pensar. E como tudo o que é novo, por mais correções que sejam necessárias, também implicará um passo à frente, em termos de civilização. Não tenha dúvidas: seu filho será muito diferente de você.
Walcyr Carrasco
(Disponível em: http://walcyrcarrasco.com.br/. Acesso em março de 2017.)
O autor levanta uma série de perguntas na tentativa de encontrar uma explicação para o fato de a nova geração conseguir utilizar tão bem os equipamentos eletrônicos.
Qual alternativa NÃO apresenta uma das tentativas do autor para encontrar explicações?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Motorista - Categoria D

40 Questões