Magna Concursos
2529682 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Considere as afirmativas em relação ao comportamento à fadiga de componentes mecânicos metálicos.
I. Redução da tensão de resistência do componente, eliminação de cantos vivos, tensões compressivas na superfície e bom acabamento superficial são recomendações para o aumento da vida sob fadiga.
II. Em componentes considerados isentos de trincas preexistentes, o estudo da fadiga se dá em situações distintas: alto ciclo (> 104) ou baixo ciclo (< 104). Neste último caso, estão inclusos os componentes sujeitos a sobrecargas ocasionais e eventual escoamento plástico.
III. Marcas de praia e estrias são denominações empregadas na descrição de eventos associados à fadiga. As marcas de praia podem ser atribuídas à variação nas condições de carregamento na interrupção de utilização do componente e apontam para o local de início de propagação de trinca. Estrias são resultantes da propagação da trinca em cada ciclo de tensão.
IV. As ligas de alumínio apresentam limite de endurecimento, tornando assim o seu emprego em engenharia estrutural mais complexo e exigindo monitoramento contínuo da variação de tensão e número de ciclos associados para evitar o colapso.
V. O limite de vida de materiais metálicos sob fadiga normalmente equivale a frações da tensão de resistência obtida em condições estáticas, que deve ser considerada no projeto de componentes, além do fator de segurança convencional.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Engenheiro Mecânico

40 Questões