Magna Concursos
2621329 Ano: 2022
Disciplina: Medicina
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Maringá-PR
Provas:

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito da declaração de óbito.

I Um paciente foi atendido por médico de ambulância devido à exacerbação grave de asma. Apesar de todos os esforços, durante o transporte, o paciente apresentou parada cardiorrespiratória, chegando ao hospital em óbito. Nesse caso, o médico do hospital deve preencher a declaração de óbito, sendo vedada ao médico da ambulância essa função.

II Uma gestante de 23 semanas entrou em trabalho de parto, sendo realizada cesariana, devido aos sinais de sofrimento fetal agudo. A criança apresentou sinais de vida ao nascer, porém evoluiu com parada cardiorrespiratória e chegou a óbito 7 min após o parto. Nesse caso, deve-se considerar morte fetal, não devendo ser preenchida a declaração de nascido vivo.

III Uma gestante de 38 semanas foi levada ao posto de saúde pelos vizinhos com quadro de eclampsia, evoluindo rapidamente com rebaixamento do nível de consciência e parada cardiorrespiratória. A paciente evoluiu para óbito no local. Nesse caso, deve-se preencher duas declarações de óbito.

IV Uma paciente de 78 anos de idade encontrava-se internada na UTI em tratamento para pneumonia bacteriana. Porém, evoluiu com insuficiência renal aguda, posteriormente com rebaixamento do nível de consciência, permanecendo em ventilação mecânica por mais 5 dias e evoluindo para óbito. Uma forma correta de preenchimento de condições e causas do óbito seria: coma em consequência de insuficiência renal; coma em consequência de septicemia; coma em consequência de pneumonia bacteriana.

Assinale a opção correta.

A Nenhum item está certo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Médico - Neurologia

40 Questões