Magna Concursos
1231466 Ano: 2002
Disciplina: Economia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Câm. Deputados

O estudo dos eixos introduz aspectos inovadores, como a visão integrada utilizada, ou seja, o desenvolvimento deve ser feito focando também aspectos sociais, meio ambiente e informação e conhecimento, além da infra-estrutura. E também por meio da integração entre as diversas regiões, destacando assim os efeitos multiplicadores e as externalidades geradas pelos investimentos. O objetivo inicial do trabalho foi a identificação de oportunidades de investimentos públicos e(ou) privados nas áreas de influência dos eixos em setores considerados essenciais para o desenvolvimento econômico e social, servindo também como uma orientação para investimentos futuros.

B. Nasser. Economia regional, desigualdade regional

no Brasil e o estudo dos eixos nacionais de integração e desenvolvimento. In: Revista do BNDES. Rio de Janeiro: BNDES, v. 7, n.º 14, p. 145-178, dez., 2000 (com adaptações).

As últimas gerações dos Planos Plurianuais de Investimento da União têm tido por base a noção de eixos nacionais de integração e desenvolvimento, resultantes de um estudo contratado pelo governo federal a um consórcio de consultores, sob a supervisão das equipes do BNDES e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A respeito do estudo dos eixos nacionais de integração e desenvolvimento e de sua implementação, e à luz do texto acima, julgue o item a seguir.

Uma vez concluída a etapa da delimitação geográfica dos eixos, o estudo passou para a caracterização e análise dos eixos, tarefa essa que se iniciou com a construção de uma visão nacional a partir dos seguintes planos de análise: dinâmica econômica espacializada; infra-estrutura econômica (transportes, energia, comunicações); aspectos sociais (dinâmica social, dinâmica demográfica); informação e conhecimento e meio ambiente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas