Magna Concursos
2531695 Ano: 2016
Disciplina: Psicologia
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Segundo o documento Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de saúde e educação (2012, p. 11), “Entende-se por medicalização o processo por meio do qual as questões da vida social – complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico – são reduzidas a um tipo de racionalidade que vincula artificialmente a dificuldade de adaptação às normas sociais a determinismos orgânicos que se expressariam no adoecimento do indivíduo.”
Com base no excerto, analise as afirmativas abaixo.
I. A ideia de transtornos de aprendizagem para justificar o não aprender na escola representa um retorno de explicações organicistas, com base na lógica da medicalização dos processos educativos.
II. Os processos de medicalização acabam por promover uma inversão: ao invés de se fabricarem remédios para doenças, fabricam-se doenças para remédios, promovendo-se o aquecimento do mercado, que se abre para a indústria farmacêutica com a criação de supostas doenças.
III. Os professores precisam ser capacitados para identificarem com precisão os sintomas dos transtornos de aprendizagem, a fim de encaminharem adequadamente crianças e adolescentes que necessitam de avaliação médica e/ou psicológica.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Psicólogo Educacional

40 Questões