Magna Concursos
562863 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Analisar o modo com que os mágicos faziam seu truque passar despercebido do público ajudou os neurocientistas a entenderem melhor como funciona o sistema de atenção do ser humano. Nós temos um foco de atenção. Podemos olhar para toda uma região do espaço físico, ou podemos nos focar em determinado ponto e suprimir todo o resto. O que os mágicos fazem é manipular esse foco de atenção, para que o público olhe para a direção errada, justamente onde o truque não está sendo realizado. Usando sua linguagem corporal, piadas e luzes, os espetáculos de magia conseguem nos distrair do que realmente importa.
Os mágicos são unânimes em dizer que não basta ter apenas conhecimento científico – eles levam anos treinando para que suas mãos sejam rápidas o suficiente para tapear nossa cognição.
A prática é mais importante que a ciência na hora de entender o que se passa durante um truque. Mesmo que se saiba qual é o truque, ainda não se sabe como ele funciona na cabeça do espectador. É mais um mistério adicionado à mágica. Novas mágicas ensinam alguma coisa nova sobre como se enxerga o mundo.
ROSA, Guilherme. A mágica do cérebro. Galileu, p. 11, n. 2351, fev. 2011. [Adaptado]
Assinale a alternativa CORRETA.
Se o sujeito da frase “Podemos olhar para toda uma região do espaço físico, ou podemos nos focar em determinado ponto e suprimir todo o resto.” for substituído por eles, a frase teria que ser reescrita, segundo a norma padrão da língua portuguesa, como segue:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente de Saneamento

40 Questões

Auxiliar Administrativo

40 Questões