Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2299386 Ano: 2018
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

A qualidade da assistência de enfermagem pressupõe uma distribuição quantitativa e qualitativa adequada de profissionais, além do investimento em sua capacitação. Pressupõe também a oferta de condições de trabalho que possibilitem o exercício apropriado de suas funções e o atendimento das necessidades e expectativas dos pacientes, de forma segura e eficaz. Esse contexto evidencia a importância dos enfermeiros se instrumentalizarem para melhor gerenciamento dos recursos sob sua responsabilidade. Uma especial atenção deve ser dada aos recursos humanos por sua relevância para a qualidade do cuidado. Neste contexto, a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 543, de 2017, atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O enfermeiro Responsável Técnico deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.

II. Cabe ao enfermeiro o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.

III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, em uma Unidade de Internação (UI) em um período de 24 horas, considera-se 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.

IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intermediário deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 33% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.

V. Ao número de profissionais estabelecido, deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10% a ausências não previstas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299385 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

A Política Nacional de Humanização (PNH), desde 2003, busca efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Nesse sentido, o Acolhimento expressa uma ação de aproximação, um “estar com” e “um estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Esta atitude implica, por sua vez, em uma relação com algo ou alguém. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299384 Ano: 2018
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), conforme Decreto nº 7.602, de 7 de novembro de 2011, tem por objetivos a promoção da saúde, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ou que ocorram no curso do trabalho, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho. Nesse sentido, é princípio da PNSST:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299383 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde atualmente por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Sobre o exame clínico das mamas, assinale a alternativa correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299382 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

A transição demográfica e epidemiológica tem conduzido o Brasil para um perfil de população idosa com superação das doenças infecciosas e predomínio relativo das condições crônicas. Assim, o envelhecimento da população brasileira está produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais e de saúde envolvendo o Estado e a sociedade. Sobre o idoso no país e seu processo de saúde-doença, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Ao idoso internado, ou em observação, é sempre assegurado o amplo direito a acompanhante, sob qualquer circunstância, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral.

II. As mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho e na queda da taxa de fecundidade resultam em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa.

III. A pessoa idosa apresenta profundas particularidades biopsicossociais que a diferenciam da população adulta; até mesmo dentro da faixa etária há heterogeneidade no processo de envelhecimento.

IV. Mesmo que o idoso esteja no domínio de suas faculdades mentais, deverá submeter a sua decisão à aprovação de familiares acerca do tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299381 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Atualmente, quase dois terços da população mundial são representados por idosos. Esse elevado crescimento populacional é um fenômeno decorrente de mudanças demográficas e epidemiológicas entre esses indivíduos, fato que implica na necessidade de se estudar melhor essa população e os problemas a que estão expostos, a exemplo da ocorrência de quedas, considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade por causas externas entre os idosos. A queda é um evento não intencional que tem como resultado a mudança da posição inicial do indivíduo para um mesmo nível ou nível mais baixo, sem correção de tempo hábil. É determinada por circunstâncias multifatoriais, já que pode ser considerada atualmente um indicador da qualidade dos cuidados de saúde prestados; pela sua importância, muitos estudos têm sido desenvolvidos, em especial na área da Enfermagem. Nesse sentido, em relação aos fatores que predispõe ao risco de queda, para quais itens a seguir se deve adotar medidas de prevenção?

I. Idade avançada (80 anos e mais).
II. Dificuldades visuais.
III. Aptidão física.
IV. Diminuição da mobilidade.

V. Alteração do estado mental.
VI. Hipertensão arterial.
VII. Uso de sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299380 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia científica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora da qualidade da assistência e maior autonomia aos profissionais de enfermagem. Trata-se de um instrumento que subsidia a prática profissional do enfermeiro em qualquer ambiente em que atue, como hospitais, unidades básicas de saúde, estratégia de saúde da família, serviços ambulatoriais de saúde, entre outros. Considerando a SAE, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O processo de enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN nº 358/2009, é estruturado nas etapas de coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, implantação e avaliação de enfermagem.

II. Nas teorias de enfermagem, que devem ser um referencial para a SAE, os conceitos de Enfermagem, Cuidado, Saúde e Ambiente compõem o metaparadigma da enfermagem e ilustram o público receptor dos cuidados de enfermagem e a finalidade da assistência de enfermagem.

III. A Resolução COFEN nº. 358/2009 preconiza que o técnico e o auxiliar de enfermagem realizem todas as etapas do Processo de Enfermagem.

IV. A educação permanente dos profissionais de enfermagem é necessária a fim de que a SAE seja incorporada à prática.

V. A SAE favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299379 Ano: 2018
Disciplina: Saúde Pública
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

Sr. Carlos, caminhoneiro, 52 anos de idade, realizou exames admissionais para trabalhar em uma empresa de transporte em dezembro de 2018. Entregou a carteira de vacinação ao enfermeiro do trabalho que analisou as seguintes informações vacinais:

- Vacina Dupla adulto (DT) - tomou dose reforço no dia 30/08/17.
- Vacina Febre amarela - não recebeu nenhuma dose.
- Vacina Hepatite B - tomou uma dose no dia 02/08/18 e outra dose em 01/09/18.
- Vacina Tríplice viral - documentação de vacinação prévia com esquema completo.

Considerando as informações apresentadas, quais são as vacinas que faltam para completar o esquema de vacinação do Sr. Carlos?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299378 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

A Reforma Psiquiátrica é um processo político e social complexo, composto de atores, instituições e forças de diferentes origens. O movimento mudou a concepção da doença mental, rompendo com o estereótipo do doente mental construído pela institucionalização, e colocou em cena um novo olhar referente à psiquiatria: o de saúde mental. Sobre o contexto da Reforma Psiquiátrica, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2299377 Ano: 2018
Disciplina: Enfermagem
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
Provas:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais mata os brasileiros, sendo a principal causa de incapacidade no mundo. Aproximadamente 70% das pessoas não retorna ao trabalho após um AVC, devido às seqüelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, inclusive nas crianças. O AVC vem crescendo cada vez mais entre os jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos, e a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) prevê que uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC ao longo de sua vida. Existem muitas complicações possíveis nos casos de AVC. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas