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Foram encontradas 60 questões.

2292410 Ano: 2015
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Sobre a configuração de um programa servidor de rede em um computador com sistema Linux, é incorreto afirmar que:

 

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2292409 Ano: 2015
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo de aplicação comum na Internet. A respeito deste protocolo, é incorreto afirmar que:

 

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2292408 Ano: 2015
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Com relação à atualização de pacotes em um sistema Linux, assinale a alternativa incorreta:

 

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2292407 Ano: 2015
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Os comandos apt-get e yum são comumente usados em distribuições Linux baseadas em Debian e RedHat para o gerenciamento de pacotes. Sobre o funcionamento desses comandos, indique a alternativa incorreta:

 

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2292406 Ano: 2015
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Considere a tabela abaixo. A coluna da esquerda mostra uma lista de 7 (sete) algarismos romanos com nomes de alguns padrões de projeto. A coluna da direita mostra uma outra lista de 7 (sete) números normais que exibem definições sobre padrões de projeto. A definição à direita não é necessariamente a definição correta para o padrão da esquerda. Escolha a alternativa que faz a associação correta entre o nome do padrão e sua definição:

Lista de Nomes de Padrões de Projeto

Definições de Padrões de Projetos

I. Visitor

1. Esse padrão permite encapsular uma operação na forma de um objeto. Dessa forma, permite parametrizar clientes com diferentes solicitações, enfileirar ou fazer o registro (log) das solicitações e suportar operações que possam ser desfeitas (undo).

II. Template Method

2. Esse padrão fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.

III. Strategy

3. Esse padrão garante que só exista uma instância de uma determinada classe.

IV. Composite

4. Esse padrão permite que uma nova operação seja criada e usada por determinados objetos, sem que seja necessário alterar a estrutura da classe desses objetos.

V. Façade

5. Esse padrão permite definir uma família de algoritmos, de forma que eles possam ser trocados dinamicamente, em tempo de execução, sem que os clientes sejam impactados.

VI. Singleton

6. Esse padrão permite definir um esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a implementação de alguns passos para as subclasses.

VII. Command

7. Esse padrão permite compor objetos em uma estrutura de árvore, representando hierarquias do tipo todo-parte

 

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2292405 Ano: 2015
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Um padrão de projeto bastante conhecido para níveis arquiteturais é o Model-View-Controller (MVC). Seu objetivo primário é tornar a visão (interfaces gráficas - GUI) independente do modelo (classes de negócio), de forma que manutenções possam ser dadas em ambas sem que haja risco de impacto uma na outra. Em geral, a implementação é feita separando-se esses elementos em pacotes. A principal premissa desse padrão é a de que “o modelo não seja dependente da visão”. Considerando as restrições de I a V abaixo, assinale a alternativa que apresenta o significado técnico dessa premissa:

I. Dentro das classes que representam o modelo, não deve haver chamadas a métodos das classes que representam a visão.

II. Dentro das classes que representam o modelo, não se deve usar diretamente atributos públicos de classes que representam a visão.

III. Dentro das classes que representam o modelo, não se deve declarar variáveis/atributos do tipo de classes que pertencem à visão.

IV. Dentro das classes que representam o modelo, não se deve declarar métodos cujos parâmetros são do tipo de classes pertencentes à visão.

V. As classes que representam o modelo não devem implementar interfaces e nem herdar de classes que pertençam à visão.

 

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2292404 Ano: 2015
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Assinale a alternativa correta sobre o padrão Decorator:

 

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2292403 Ano: 2015
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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De acordo com o livro Design Patterns de Erich Gamma e outros, há três tipos de padrões de projeto: padrões de criação, padrões estruturais e padrões comportamentais. Considerando essa mesma sequência, assinale a alternativa abaixo que apresenta dois exemplos de cada um desses tipos.

 

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2292402 Ano: 2015
Disciplina: TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Na teoria dos padrões de projeto, um termo conhecido e que direciona toda a teoria é o seguinte: "implemente para uma interface e não para uma implementação". Em inglês, esse termo é geralmente apresentado assim: "program to interfaces, not implementations". Em termos mais técnicos, o que esse termo significa e qual a principal razão que justifica sua aplicação? Assinale a alternativa correta.

 

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2292401 Ano: 2015
Disciplina: TI - Banco de Dados
Banca: UFSCAR
Orgão: UFSCAR
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Considere as seguintes afirmações sobre o Modelo Relacional:

I. O conceito de tipo de entidade é definido apenas no Modelo Relacional.

II. No Modelo Relacional, a restrição de integridade referencial é violada se o valor de qualquer chave estrangeira realizar uma referência a uma tupla que não existe na relação referenciada.

III.Os conceitos de dependência funcional e normalização não podem ser empregados em esquemas relacionais.

Assinale a alternativa correta:

 

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