Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

1338137 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

Segundo a Resolução - RCD nº 63, de 6 de julho de 2000, a equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) é um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional (TN).

Analise as afirmativas abaixo sobre as atribuições do nutricionista na EMTN.

1. Compete ao nutricionista acompanhar a evolução nutricional do paciente em TNE, independentemente da via de administração, até alta nutricional estabelecida pela EMTN.

2. Compete ao nutricionista realizar a avaliação do estado nutricional do paciente, utilizando indicadores nutricionais objetivos baseados em protocolo pré-estabelecido, de forma a identificar o risco ou a deficiência nutricional .

3. Compete ao nutricionista orientar o paciente, a família ou o responsável legal quanto à preparação e à utilização da NE prescrita para o período após a alta hospitalar.

4. Compete ao nutricionista qualificar fornecedores e assegurar que a entrega dos insumos e NE industrializada seja acompanhada do certificado de análise emitido pelo fabricante.

5. O nutricionista é responsável pela prescrição dietética da NE, a qual deve contemplar o tipo e a quantidade dos nutrientes requeridos pelo paciente, considerando seu estado mórbido, estado nutricional e necessidades nutricionais e condições do trato digestivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338136 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

A Doença Celíaca (DC) é caracterizada por uma combinação de quatro fatores: (1) suscetibilidade genética, (2) exposição ao glúten, (3) fator ambiental desencadeante e (4) resposta autoimune (Mahan LK, Escott-Stump S. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 13a edição, 2013).

Em relação à Doença Celíaca (DC), é correto afirmar:

1. O glúten se refere à fração peptídica específica de proteínas (prolaminas) no trigo, centeio e cevada. São inofensivas em um intestino normal, mas em indivíduos com DC esses peptídeos atravessam o epitélio intestinal e podem desencadear uma resposta inflamatória.

2. Um número crescente de pacientes com DC não apresenta sintomas gastrointestinais, mas sim condições associadas à DC tais como anemia, fadiga, perda de peso, osteoporose, dermatite herpetiforme.

3. A biópsia do intestino delgado é o padrão-ouro para o diagnóstico de DC, apesar de não ser utilizada para a triagem inicial por seu custo e invasividade.

4. As seções proximal e média do intestino delgado são as mais envolvidas na DC.

5. Testes sorológicos de alta sensibilidade e especificidade são utilizados para triagem, como os anticorpos antitransglutaminase tecidual e antiendomísio, e o peptídio gliadina desaminada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338135 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

Pacientes em hemodiálise devem ser orientados em relação aos seus cuidados nutricionais, principalmente durante os intervalos das sessões de hemodiálise.

Nesse caso, é importante informar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338134 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

Em relação à recomendação de proteínas para um paciente com doença renal em tratamento conservador, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338133 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

O sucesso no tratamento da criança com desnutrição grave não requer instalações e equipamentos sofisticados, mas requer que cada fase do tratamento seja executada de forma apropriada por profissionais de saúde adequadamente capacitados e dedicados. Quando isto é feito, o risco de morte pode ser substancialmente reduzido e a oportunidade de recuperação completa pode ser, em muito, aumentada (Ministério da Saúde, Manual de Atendimento da Criança com Desnutrição Grave em Nível Hospitalar, 2005). Analise as afirmativas abaixo em relação aos procedimentos para diagnóstico e tratamento hospitalar da criança com desnutrição grave:

1. Na fase de reabilitação nutricional é necessária alta ingestão calórica e proteica. O retorno do apetite é o indicador de que a criança está pronta para entrar nessa fase.

2. Durante a fase de reabilitação nutricional, é necessária uma abordagem intensiva para atingir ingestão muito alta e recuperar o peso perdido ainda durante a internação.

3. Na fase de estabilização, o objetivo é suprir a quantidade de energia e proteína suficientes para manter os processos fisiológicos básicos da criança.

4. A fase de estabilização se inicia no primeiro dia e pode ir até o sétimo dia de internação.

5. Na fase de acompanhamento, ocorre a preparação para a alta da criança, na qual a mãe ou o cuidador deve receber orientações para continuar os cuidados em casa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338132 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

A desnutrição energético-proteica (DEP), condicionada pela deficiência primária e/ou secundária de energia e proteínas, representa uma síndrome carencial que reúne variadas manifestações clínicas, antropométricas e metabólicas, em função da intensidade e duração da deficiência alimentar, dos fatores patológicos (sobretudo infecções agregadas) e fase do desenvolvimento biológico do ser humano. Crianças com desnutrição grave frequentemente estão seriamente doentes, sendo a anorexia e as infecções achados comuns (Accioly E, Saunders C, Lacerda EMA, 2012).

Analise as afirmativas abaixo sobre a DEP:

1. Em crianças, a DEP manifesta-se principalmente em sua forma primária, ou seja, quando não são consumidos alimentos suficientes para satisfazer as necessidades de energia e de nutrientes.

2. Entre as alterações que ocorrem na DEP grave estão a produção aumentada de ácidos gástricos, o achatamento das vilosidades intestinais e a redução de dissacaridases. Essa redução causa fermentação e diarreia.

3. Na DEP, o comprometimento do sistema imunológico ocasiona aumento das respostas clínicas como febre, taquicardia, leucocitose e sinais locais de inflamação.

4. Crianças desnutridas têm níveis reduzidos de cortisol e hormônio de crescimento, e níveis aumentados de leptina e IGF-I (insulin-like growth factor).

5. Na desnutrição grave, a absorção de lipídeos encontra-se prejudicada, devido à desconjugação bacteriana de sais biliares e menor formação de micelas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338131 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

Em relação à conduta dietoterápica do paciente com doença hepática gordurosa não alcoólica, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338130 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com a relação às principais proteínas séricas utilizadas na avaliação nutricional.

( ) A albumina é uma proteína de fase aguda negativa. Sua vida média longa, 18 a 20 dias, a torna um índice pouco sensível às rápidas variações do estado nutricional. Está reduzida nas doenças hepáticas e nos processos inflamatórios.

( ) A transferrina está reduzida em várias anemias, doenças hepáticas crônicas, neoplasias e na presença de inflamação e infecção.

( ) A pré-albumina está elevada na insuficiência renal. Está reduzida nas doenças hepáticas e, por ser uma proteína de fase aguda negativa, na presença de inflamação e infecção.

( ) A vida média curta da proteína transportadora de retinol a torna um índice bastante sensível para a identificação da restrição proteica ou energética. É uma proteína de fase aguda negativa.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338129 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com a relação à avaliação nutricional.

( ) A Avaliação Subjetiva Global (ASG), desenvolvida inicialmente para avaliar o estado nutricional de pacientes hospitalizados no pós-operatório, aborda aspectos como perda de peso nos últimos seis meses, alteração na ingestão dietética, presença de sintomas gastrointestinais e capacidade funcional relacionada ao estado nutricional. O exame físico inclui aspectos como perda de gordura cutânea, perda muscular e presença de edema resultante da desnutrição e ascite.

( ) Considerando a Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN, 2011), para o diagnóstico individual dos distúrbios nutricionais na adolescência é recomendado apenas o IMC para a idade.

( ) Para avaliar o estado nutricional de idosos, o SISVAN utiliza como critério prioritário a classificação do IMC, considerando pontos de corte diferentes daqueles utilizados para adultos.

( ) No idoso a composição corpórea se altera, elevando a quantidade de tecido adiposo e reduzindo o tecido muscular. As modificações do tecido muscular podem ser monitoradas a partir da medida da circunferência da panturrilha, considerada um indicador sensível.

( ) A excreção urinária de nitrogênio é medida para avaliar a adequação da reposição proteica em indivíduos que estão recebendo terapia nutricional. Entretanto, o balanço nitrogenado não deve ser utilizado em pacientes com doenças renais ou que apresentem perdas anormais de nitrogênio.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1338128 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: FEPESE
Orgão: UFSC

A desnutrição energético-proteica (DEP) moderada ou grave é ainda um importante problema na faixa etária pediátrica, especialmente em crianças hospitalizadas. Pode ser decorrente de deficiência primária de energia e proteína ou relacionada a enfermidades.

No que diz a respeito à prescrição dietoterápica na fase de reabilitação do tratamento da desnutrição grave, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas