Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2530606 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Sobre os conceitos de precisão e de exatidão na medição de grandezas físicas, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530146 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Analise as afirmativas abaixo acerca da emissão de poluentes em motores de combustão interna.
I. A despeito da presença cada vez maior de sistemas eletrônicos em veículos automotores modernos, a emissão de poluentes por motores a combustão interna não sofreu reduções significativas nos últimos dez anos, devido a limitações impostas, sobretudo, pelo próprio princípio físico de funcionamento desses motores.
II. A emissão de poluentes por motores a combustão interna ainda não é regulamentada no Brasil, diferentemente do que acontece na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo.
III. O percentual de gases poluentes emitidos por motores a combustão interna de ciclo Otto difere bastante daquele verificado em motores de ciclo Diesel.
IV. Monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, material particulado e hidrocarbonetos são alguns dos poluentes emitidos por motores de combustão interna.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530065 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a temperatura de referência estabelecida por convenção para medidas de dimensões e comprimentos pelo Sistema Internacional.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Ler ficção nos torna mais empáticos
Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios
Marya González Nieto
Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções, as motivações e os pensamentos dos outros e transferir essas experiências para a vida real. É o que afirma Keith Oatley, psicólogo e romancista, em uma revisão de um estudo sobre os benefícios da leitura para a imaginação, publicado nesta terça-feira na Trends in Cognitive Sciences.
Nessa nova pesquisa são apresentados fundamentalmente dois estudos que embasam a tese de Oatley. No primeiro deles se pedia a vários participantes que imaginassem uma cena a partir de frases sucintas, tais como “um tapete azul escuro” ou “um lápis de listras laranjas”, enquanto permaneciam conectados a um aparelho de ressonância magnética. A cena que deveriam imaginar, com base nas pistas que lhes iam sendo dadas, era a de uma pessoa que ajudava uma outra cujo lápis havia caído no chão. Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória(I). “Os escritores não precisam descrever cenários de modo exaustivo, só têm de sugerir uma cena e a imaginação do leitor fará o resto”, acrescenta.
A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor(II). “Quando lemos ficção nos tornamos mais aptos a compreender as pessoas e suas intenções”, explica o pesquisador. Essa resposta também é encontrada nas pessoas que veem histórias de ficção na televisão ou jogam videogames com uma narrativa em primeira pessoa. O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley(IV).
O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas(V). Para isso podiam escolher entre quatro termos que descreviam estados de ânimo – por exemplo, “reflexivo” ou “impaciente”. A conclusão foi que as respostas dos leitores de ficção deram lugar a termos mais aproximados que as dos leitores de ensaios e livros de não ficção. Além desses estudos realizados por Oatley, o psicólogo também apresenta outras pesquisas que endossam suas conclusões, como uma realizada por Frank Hakemulder, pesquisador de língua e literatura no Institute for Cultural Inquiry (ICON) da Universidade Utrecht. Hakemulder afirma que a complexidade dos personagens literários ajuda os leitores a terem ideias mais sofisticadas acerca das emoções dos outros.
Todos esses experimentos se inserem em um momento de crescente interesse pelos estudos sobre as imagens do cérebro. Há alguns anos, em 2009, quando o mesmo autor publicou o primeiro estudo sobre a questão, não havia tanta disposição e expectativa em relação a esses temas. A guinada da comunidade científica na direção desse tipo de pesquisa é algo que se produziu nos últimos anos. “Os pesquisadores estão reconhecendo agora que na imaginação há algo importante a estudar”, diz Oatley.
A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley(III). “O que nos diferencia é que nós, humanos, nos socializamos com outras pessoas de uma forma que não está programada pelo instinto, como é o caso dos animais”, explica o psicólogo, para quem a ficção pode ampliar a experiência social e ajudar a entendê-la.
Um dos empregos da vírgula previstos na norma padrão é delimitar apostos. Analise as frases abaixo e identifique em quais delas a vírgula está desempenhando essa função.
I. " Oatley explica que depois de os participantes escutarem apenas três frases tiveram uma maior ativação do hipocampo, uma região do cérebro associada com a aprendizagem e a memória."
II. "A teoria de Oatley, professor emérito de psicologia aplicada e desenvolvimento humano na Universidade de Toronto, se baseia em que a ficção simula uma espécie de mundo social que provoca compreensão e empatia no leitor."
III. "A característica mais importante do ser humano é a sociabilidade, afirma Oatley."
IV. "O que é comum a todas as modalidades de ficção é a compreensão das características que atribuímos aos personagens, segundo Oatley."
V. "O outro experimento incluído na revisão do estudo consistia em que os participantes adivinhassem o que outras pessoas estavam pensando ou sentindo, a partir de fotografias dos olhos delas."
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529711 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A taxa de falhas de um componente ou dispositivo pode ser representada pela curva da banheira, que relaciona a variação da taxa de falhas com o tempo. Em relação a essa curva, analise as afirmativas abaixo.
I. A taxa de falhas é decrescente na fase inicial, devido a erros de projeto e instalação.
II. A taxa de falhas é crescente na fase inicial, devido a erros de projeto e desgaste.
III. A taxa de falhas é aproximadamente constante na fase intermediária e crescente na fase final, devido ao desgaste.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529424 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
De acordo com a ABNT NBR 5410, no que se refere a instalações de circuitos de motores elétricos, analise as afirmativas abaixo.
I. Para motores com mais de uma velocidade nominal, a corrente nominal do motor a ser considerada é a que corresponde à maior velocidade.
II. Para motores com mais de uma potência nominal, a corrente nominal do motor a ser considerada é a que corresponde à maior potência.
III. O dimensionamento dos condutores que alimentam motores deve ser tal que, em regime permanente, as quedas de tensão nos terminais do motor e em outros pontos de utilização da instalação não ultrapassem 10%.
IV. Os circuitos de comando de motor devem ser concebidos de modo a sempre permitir o religamento automático do motor após parada decorrente de uma queda ou falta de tensão.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2528261 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Com relação aos compressores, analise as afirmativas abaixo.
I. Compressores de múltiplos estágios, embora possuam uma eficiência de compressão maior que compressores de um só estágio, não são recomendados em situações nas quais se requerem altas pressões.
II. Em compressores de deslocamento dinâmico, o aumento da pressão do ar é obtido pela ação de impulsores, que elevam a velocidade de escoamento do ar, e difusores, que retardam essa velocidade, aumentando, assim, a pressão do ar.
III. Compressores de deslocamento positivo não precisam de refrigeração, dado que a carga térmica imposta sobre os cilindros é desprezível.
IV. Compressores podem ser acionados tanto por motores elétricos quanto por motores de combustão interna.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2527212 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Mecânica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Em relação aos lubrificantes, analise as afirmativas abaixo.
I. Sua principal função nas máquinas mecânicas é reduzir atrito.
II. Deseja-se que consigam aquecer as peças com as quais estão em contato.
III. Aceleram o processo de corrosão dos metais.
IV. Podem aumentar a vida útil de uma máquina.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2526597 Ano: 2016
Disciplina: Engenharia Elétrica
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
No sistema trifásico as tensões de fase são as seguintes:
!$ V_1 = \sqrt {2} . v . sen (t) !$
!$ V_2 = \sqrt {2} . v . sen (t+120^{\circ}) !$
!$ V_3 = \sqrt {2} . v . sen (t+240^{\circ}) !$
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o pico da diferença de potencial entre V1 e V2.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2524788 Ano: 2016
Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Riscos ambientais são aqueles causados por diversos agentes presentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. O mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho e capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores, como acidentes e doenças de trabalho. Em relação aos riscos ambientais, analise as afirmativas abaixo.
I. Cabe ao empregador fornecer as condições necessárias para a realização do mapeamento de riscos ambientais e, posteriormente, afixar o mapa em local visível.
II. Os riscos são classificados em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
III. Os riscos são representados por círculos coloridos, e as cores de cada círculo indicam o grau do risco, sendo que vermelho indica grau elevado e verde, ausência de risco.
IV. O tamanho dos círculos representa o número de trabalhadores expostos ao risco.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas