Magna Concursos

Foram encontradas 30 questões.

1237755 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
“O que faz a diferença entre uma obra de arte e algo que não é uma obra de arte quando não se tem nenhuma diferença perceptual interessante entre elas?” Esta pergunta foi elaborada por Arthur Danto a partir de uma exposição.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome da obra e do artista que provocaram essa reflexão.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237754 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.

( ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
( ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
( ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
( ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
( ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237753 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Com relação às imagens abaixo, é CORRETO afirmar:

enunciado 1237753-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237752 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237751 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237750 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa CORRETA.

A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237749 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.

Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237748 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Assinale a alternativa CORRETA.

Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237747 Ano: 2010
Disciplina: Educação Artística
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.

Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1237746 Ano: 2010
Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
O contato do estudante com obras e artistas de sua região – seja diretamente com o artista ou com pessoas que lhe são próximas, seja em visitas ao lugar onde ele vive ou viveu, a seu ateliê ou a espaços culturais que abrigam seu acervo – favorece a visualidade de obras originais.
Relacione as descrições apresentadas na coluna 2 com os respectivos artistas catarinenses enumerados na coluna 1.

Coluna 1
I. Victor Meirelles
II. Julia Amaral
III. Martinho de Haro
IV. Meyer Filho
V. Franklin Cascaes
VI. Eli Heil
VII. Fernando Lindote
VIII. Hassis

Coluna 2

( ) A folha da bananeira é um dos elementos de suas composições.
( ) Pesquisa o próprio corpo como um problema recorrente a ser investigado.
( ) Apresenta retratos, cenas históricas, paisagens e panoramas.
( ) Possui sede de criação, um mundo abriga seu acervo.
( ) Poeta da cor, criou e recriou a cidade com alguma liberdade e muita poesia.
( ) Como modernista, persegue uma singularidade, e suas imagens se cruzam na via de um erotismo que desconhece proibições.
( ) Mito vivo da ilha, seus desenhos e esculturas integram o acervo do Museu Oswaldo Rodrigues Cabral.
( ) Insere arte no dia a dia das pessoas e da cidade; paredes, pedras e árvores gritam em sua obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas