Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2531669 Ano: 2016
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Sobre Enquadramento de Câmera e Estrutura de um Filme em Linguagem Cinematográfica, considere as afirmativas:
I) Plongée é a altura do ângulo em um enquadramento quando a câmera está acima do nível dos olhos, voltada para baixo.
II) A combinação do plano, da altura do ângulo e do lado do ângulo não determina o enquadramento.
III) Tomada (em inglês, “take”) é tudo que é registrado pela câmera desde o momento em que ela é ligada (rec) até o momento em que ela é desligada (pause ou stop).
IV) Sequência é conjunto de planos (ou cenas) que estão interligados pela narrativa. o lugar pode variar, mas a ação tem continuidade lógica.
Está(ão) correta(s),
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531466 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
'POKEMON GO' NÃO É DESTINADO ÀS CRIANÇAS
Rosely Sayão
Muitos pais se afetam tanto com os caprichos dos filhos(I). O capricho atual é jogar "Pokemon Go". Então vamos enfrentar a fera, já que inúmeros pais querem saber se deixam o filho ter o jogo, qual a idade para começar, se pode prejudicar, se pode beneficiar, qual o tempo que se deve permitir que a criança se dedique ao jogo, como fazer para ela aceitar o limite de tempo etc.
Um pai pegou um táxi só para que o filho conseguisse caçar uma determinada criatura do jogo,(II) outro deixou a filha de 11 anos ir até um lugar que considera perigoso porque ela estava acompanhada de outras colegas e "precisava" muito ganhar um ovo virtual. O pai ficou preocupado, mas permitiu. Assim fica difícil!
Meus caros pais, um jogo é um jogo, apenas isso. As características desse em particular revelam que ele não é destinado às crianças. Quantas delas saem para o espaço público desacompanhadas de um adulto na "vida real"? Como 9 nossas crianças são jovens desde os primeiros anos de vida, porém, foram capturadas pela sensação do momento. Mas os pais devem ter suas referências, e não abdicar delas só porque a atividade virou febre social.
O primeiro passo é conhecer o jogo:(II) como funciona, quais as metas, o que o filho deve fazer para alcançá-las. Se, para a família, ele não é inconveniente, não transgride os princípios priorizados, não apresenta imagens ou atos que ela não aceite, ela pode permitir que o filho brinque. Não é preciso aprender a jogar ou apreciar, mas é necessário conhecer os princípios básicos do aplicativo antes de permiti-lo.
O segundo passo é avaliar o tempo que o filho tem em seu cotidiano para ajudá-lo a administrar isso entre todas as atividades e ainda ter tempo para ficar sem fazer nada. Como há crianças mais rápidas e outras que dedicam mais tempo a cada atividade, não é possível determinar um tempo padrão. Aqueles que fazem tudo mais rapidamente não podem dedicar tanto tempo ao jogo; os que fazem tudo mais tranquilamente, porém, podem brincar mais, por exemplo.
Uma coisa é certa: a criança e o jovem têm muito o que fazer e pensar, por isso não podem se limitar a uma atividade específica. Caros pais, observem o tamanho e a complexidade do mundo que eles precisam conhecer!
Quando uma criança ou jovem gosta muito de algo, seja por iniciativa pessoal ou por adesão do grupo, é fácil para ele ficar horas e horas só naquilo, prejudicando todo o resto. Os pais não devem permitir. Para tanto, devem fazer valer sua autoridade, dizendo "agora chega". Isso vale para tudo, porque os mais novos ainda não têm ou estão desenvolvendo seu índice de saciedade(IV). E o "agora chega" dos pais ajuda muito a estabelecer esse limite.
Os filhos vão reclamar, choramingar, brigar, implorar, insistir, tentar negociar, seduzir, propor trocas, chantagear. São as estratégias que têm para alcançar o que querem. E são, portanto, legítimas.
Os pais precisam bancar tudo isso e firmar sua decisão, mesmo que seja para aguentar cara feia. Aliás, os filhos sabem muito bem que isso costuma funcionar. Mas cara feia passa, lembram disso?
Por fim, é importante ensinar, nas entrelinhas, que não é bom se tornar escravo de um capricho, de um gosto, de uma diversão. É muito melhor prepará-los para que sejam autônomos e livres, não é?.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/
roselysayao/2016/08/1803351-pokemon-go-nao-e-destinado-as-criancas.shtml. Acessado em 24 setembro 2016.
Considere as seguintes propostas de alterações no texto.
I) Na frase Muitos pais se afetam tanto com os caprichos dos filhos, substituir a palavra tanto por demais.
II) Substituir a vírgula da linha 05 por ponto-e-vírgula.
III) Retirar os dois-pontos da linha 12.
IV) Substituir a palavra saciedade (linha 25) por saturação.
Quais alterações não mudariam o sentido do texto?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531301 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
'POKEMON GO' NÃO É DESTINADO ÀS CRIANÇAS
Rosely Sayão
Muitos pais se afetam tanto com os caprichos dos filhos. O capricho atual é jogar "Pokemon Go". Então vamos enfrentar a fera, já que inúmeros pais querem saber se deixam o filho ter o jogo, qual a idade para começar, se pode prejudicar, se pode beneficiar, qual o tempo que se deve permitir que a criança se dedique ao jogo, como fazer para ela aceitar o limite de tempo etc.
Um pai pegou um táxi só para que o filho conseguisse caçar uma determinada criatura do jogo, outro deixou a filha de 11 anos ir até um lugar que considera perigoso porque ela estava acompanhada de outras colegas e "precisava" muito ganhar um ovo virtual. O pai ficou preocupado, mas permitiu. Assim fica difícil!
Meus caros pais, um jogo é um jogo, apenas isso. As características desse em particular revelam que ele não é destinado às crianças. Quantas delas saem para o espaço público desacompanhadas de um adulto na "vida real"? Como 9 nossas crianças são jovens desde os primeiros anos de vida, porém, foram capturadas pela sensação do momento. Mas os pais devem ter suas referências, e não abdicar delas só porque a atividade virou febre social.
O primeiro passo é conhecer o jogo: como funciona, quais as metas, o que o filho deve fazer para alcançá-las. Se, para a família, ele não é inconveniente, não transgride os princípios priorizados, não apresenta imagens ou atos que ela não aceite, ela pode permitir que o filho brinque. Não é preciso aprender a jogar ou apreciar, mas é necessário conhecer os princípios básicos do aplicativo antes de permiti-lo.
O segundo passo é avaliar o tempo que o filho tem em seu cotidiano para ajudá-lo a administrar isso entre todas as atividades e ainda ter tempo para ficar sem fazer nada. Como há crianças mais rápidas e outras que dedicam mais tempo a cada atividade, não é possível determinar um tempo padrão. Aqueles que fazem tudo mais rapidamente não podem dedicar tanto tempo ao jogo; os que fazem tudo mais tranquilamente, porém, podem brincar mais, por exemplo.
Uma coisa é certa: a criança e o jovem têm muito o que fazer e pensar, por isso não podem se limitar a uma atividade específica. Caros pais, observem o tamanho e a complexidade do mundo que eles precisam conhecer!
Quando uma criança ou jovem gosta muito de algo, seja por iniciativa pessoal ou por adesão do grupo, é fácil para ele ficar horas e horas só naquilo, prejudicando todo o resto. Os pais não devem permitir. Para tanto, devem fazer valer sua autoridade, dizendo "agora chega". Isso vale para tudo, porque os mais novos ainda não têm ou estão desenvolvendo seu índice de saciedade. E o "agora chega" dos pais ajuda muito a estabelecer esse limite.
Os filhos vão reclamar, choramingar, brigar, implorar, insistir, tentar negociar, seduzir, propor trocas, chantagear. São as estratégias que têm para alcançar o que querem. E são, portanto, legítimas.
Os pais precisam bancar tudo isso e firmar sua decisão, mesmo que seja para aguentar cara feia. Aliás, os filhos sabem muito bem que isso costuma funcionar. Mas cara feia passa, lembram disso?
Por fim, é importante ensinar, nas entrelinhas, que não é bom se tornar escravo de um capricho, de um gosto, de uma diversão. É muito melhor prepará-los para que sejam autônomos e livres, não é?.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/
roselysayao/2016/08/1803351-pokemon-go-nao-e-destinado-as-criancas.shtml. Acessado em 24 setembro 2016.
De acordo com o texto,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2531022 Ano: 2016
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Os principais parâmetros a se levar em conta para a captação de uma imagem fotográfica são a ISO (sensibilidade do sensor), a abertura e a velocidade do obturador. A abertura controla a intensidade de luz que chega ao sensor de imagem e é geralmente expressa como um número f: f/1.4, f/2, f/3.5, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32. A velocidade do obturador é o tempo pelo qual o obturador fica aberto durante a exposição. É normalmente expresso em segundos ou frações de segundo: 1s, 1/2s, 1/4s, 1/250s, 1/500s e o número ISO (sigla de International Standards Organization) determina a sensibilidade do sensor da câmera em capturar a luz. Sobre estes elementos da fotografia, analise as afirmativas:
I) Diminui-se a abertura quando se quer focar tanto o plano de fundo quanto o primeiro plano.
II) Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para uma exposição, permitindo que sejam usadas velocidades de obturador menores ou aberturas maiores.
III) Aumenta-se a abertura quando se quer focar tanto o plano de fundo quanto o primeiro plano.
IV) Velocidades altas de obturador reduzem o tempo de permanência da luz que chega ao sensor de imagem, enquanto velocidades mais baixas têm o efeito oposto.
Estão corretas,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2530055 Ano: 2016
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Em uma das situações mais comuns de iluminação para entrevistas, ilustrada abaixo, denominada "iluminação de três pontos" é usada uma luz principal (luz chave ou key light) é a principal luz usada para iluminar o sujeito, uma luz complementar (luz de preenchimento ou fill light) que reduz a sombra, mas não a elimina inteiramente e uma contraluz (luz de fundo ou rim light ou back light ou luz de rebordo) luz que criará um brilho leve nas costas do sujeito.
Enunciado 3216340-1
A respeito da “iluminação de três pontos”, considere as afirmativas a seguir:
I) A luz principal é colocada na posição em que o entrevistado está olhando para minimizar a sombra do nariz.
II) A luz complementar tem como função simular outras fontes de luz ou luzes que são refletidas sobre outros objetos.
III) A contraluz serve para juntar o entrevistado da parede ao seu fundo.
IV) A luz principal é colocada na posição contrária em que o entrevistado está olhando para aumentar a sombra do nariz.
Estão corretas,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529625 Ano: 2016
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Sobre as diferenças entre áudio analógico e áudio digital, considere as afirmações abaixo:
I) A perda geracional, que consiste na degradação do sinal a cada cópia feita (duplicação de uma fita) não é uma desvantagem da gravação digital, desde que o processo seja inteiramente digital.
II) A gravação analógica gera uma onda contínua enquanto que na gravação digital, a onda é medida ou extraída da sua amostra, sendo a informação convertida para unidades matemáticas ou quantificada.
III) Uma desvantagem da gravação digital é a sua suscetibilidade à adição de ruído (som indesejado) como o zumbido de uma máquina.
IV) São exemplos de mídias analógicas a fita de bobina e a fita DAT.
Estão corretas,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529191 Ano: 2016
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Sobre edição de vídeo e montagem em audiovisual, considere as afirmativas:
I) Chroma key é o efeito ou técnica de vídeo que consiste na substituição de um fundo existente por outro vídeo ou imagem estática. Como fundo, é usada a cor azul ou verde, consideradas as melhores opções de fundo por serem as mais distantes do tom da pele humana.
II) O timecode é um padrão de contagem de tempo na edição, composto de seis dígitos, correspondentes à hora, ao minuto e ao frame de vídeo, facilitando o processo de edição.
III) Um ilha de edição não linear é aquela que se utiliza unicamente fitas magnéticas analógicas em seu processo.
IV) Um dispositivo de captura que se conecta à ilha de edição através de conexão firewire, transmite, ao mesmo tempo, o áudio e o vídeo. Nesse caso, através do mesmo conector, é efetuada tanto a entrada como a saída de áudio e vídeo.
Estão corretas,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2529115 Ano: 2016
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A claquete é um instrumento presente em produções audiovisuais que consiste em um objeto retangular com a parte superior articulada (a matraca) e é batida antes de o diretor gritar “Ação!”. Qual a função da claquete?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2528995 Ano: 2016
Disciplina: Comunicação Social
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Quando combinamos imagem e som, sabemos que qualquer som que não tenha sido gravado com a imagem e que não se compatibiliza com a ação, como narração e efeitos sonoros, pode ser chamado de
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2528791 Ano: 2016
Disciplina: Português
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
'POKEMON GO' NÃO É DESTINADO ÀS CRIANÇAS
Rosely Sayão
Muitos pais se afetam tanto com os caprichos dos filhos. O capricho atual é jogar "Pokemon Go". Então vamos enfrentar a fera, já que inúmeros pais querem saber se deixam o filho ter o jogo, qual a idade para começar, se pode prejudicar, se pode beneficiar, qual o tempo que se deve permitir que a criança se dedique ao jogo, como fazer para ela aceitar o limite de tempo etc.
Um pai pegou um táxi só para que o filho conseguisse caçar uma determinada criatura do jogo, outro deixou a filha de 11 anos ir até um lugar que considera perigoso porque ela estava acompanhada de outras colegas e "precisava" muito ganhar um ovo virtual. O pai ficou preocupado, mas permitiu. Assim fica difícil!
Meus caros pais, um jogo é um jogo, apenas isso. As características desse em particular revelam que ele não é destinado às crianças. Quantas delas saem para o espaço público desacompanhadas de um adulto na "vida real"? Como 9 nossas crianças são jovens desde os primeiros anos de vida, porém, foram capturadas pela sensação do momento. Mas os pais devem ter suas referências, e não abdicar delas só porque a atividade virou febre social.
O primeiro passo é conhecer o jogo: como funciona, quais as metas, o que o filho deve fazer para alcançá-las. Se, para a família, ele não é inconveniente, não transgride os princípios priorizados, não apresenta imagens ou atos que ela não aceite, ela pode permitir que o filho brinque. Não é preciso aprender a jogar ou apreciar, mas é necessário conhecer os princípios básicos do aplicativo antes de permiti-lo.
O segundo passo é avaliar o tempo que o filho tem em seu cotidiano para ajudá-lo a administrar isso entre todas as atividades e ainda ter tempo para ficar sem fazer nada. Como há crianças mais rápidas e outras que dedicam mais tempo a cada atividade, não é possível determinar um tempo padrão. Aqueles que fazem tudo mais rapidamente não podem dedicar tanto tempo ao jogo; os que fazem tudo mais tranquilamente, porém, podem brincar mais, por exemplo.
Uma coisa é certa: a criança e o jovem têm muito o que fazer e pensar, por isso não podem se limitar a uma atividade específica. Caros pais, observem o tamanho e a complexidade do mundo que eles precisam conhecer!
Quando uma criança ou jovem gosta muito de algo, seja por iniciativa pessoal ou por adesão do grupo, é fácil para ele ficar horas e horas só naquilo, prejudicando todo o resto. Os pais não devem permitir. Para tanto, devem fazer valer sua autoridade, dizendo "agora chega". Isso vale para tudo, porque os mais novos ainda não têm ou estão desenvolvendo seu índice de saciedade. E o "agora chega" dos pais ajuda muito a estabelecer esse limite.
Os filhos vão reclamar, choramingar, brigar, implorar, insistir, tentar negociar, seduzir, propor trocas, chantagear. São as estratégias que têm para alcançar o que querem. E são, portanto, legítimas.
Os pais precisam bancar tudo isso e firmar sua decisão, mesmo que seja para aguentar cara feia. Aliás, os filhos sabem muito bem que isso costuma funcionar. Mas cara feia passa, lembram disso?
Por fim, é importante ensinar, nas entrelinhas, que não é bom se tornar escravo de um capricho, de um gosto, de uma diversão. É muito melhor prepará-los para que sejam autônomos e livres, não é?.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/
roselysayao/2016/08/1803351-pokemon-go-nao-e-destinado-as-criancas.shtml. Acessado em 24 setembro 2016.
Sobre o último parágrafo, Por fim, é importante ensinar, nas entrelinhas, que não é bom se tornar escravo de um capricho, de um gosto, de uma diversão. É muito melhor prepará-los para que sejam autônomos e livres, não é?, são feitas as seguintes afirmações:
I) A partícula –los é objeto indireto e refere-se a filhos, inferível a partir do sentido do texto.
II) Por fim indica que, a seguir, virá a conclusão, o fechamento do texto.
III) A expressão nas entrelinhas está entre vírgulas porque é um vocativo.
IV) A expressão não é? corrobora a informalidade do texto como um todo.
Estão corretas,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas