Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2923770 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

O grupo dos folatos, que possui como composto básico o ácido fólico, é necessário em diversas reações bioquímicas do organismo, como: maturação de eritrócitos, síntese de purinas e pirimidinas. Sobre a interpretação da dosagem de ácido fólico, analise:

I. Na anemia por deficiência de ácido fólico, os glóbulos vermelhos estão anormalmente aumentados de tamanho. No sangue, são chamados de megalocitos; na medula óssea, megaloblastos; e, consequentemente, o quadro anémico é conhecido como anemia megaloblástica.

II. A deficiência na ingestão de ácido fólico durante a gravidez está associada a má formações, especialmente no fechamento do tubo neural.

III. A deficiência do ácido fólico pode ocorrer como consequência de ingestão insuficiente desta vitamina na alimentação ou à má-absorção pelo intestino nas pessoas com distúrbios absortivos do intestino delgado.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923769 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

Os exames laboratoriais são importantes ferramentas de apoio ao diagnóstico de doenças e muitos utilizam amostras sanguíneas para pesquisa e dosagem de vários elementos. Dependendo da análise, poderá ser utilizado sangue total, plasma ou soro. No que se refere à obtenção de soro e de plasma, leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923768 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

Eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, é uma doença caracterizada pela destruição das hemácias do feto ou recém-nascido como consequência da ação de anticorpos maternos. A doença resulta da incompatibilidade dos grupos sanguíneos da mãe e de seu filho, sendo comumente relacionada à incompatibilidade do fator Rh. Para que ocorra a eritroblastose fetal, a mãe, o pai e o filho devem ser, respectivamente, do tipo:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923767 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

O hemograma como ferramenta diagnóstica ocupa importante papel na detecção de diversos processos infecciosos, fornecendo informações que podem ser utilizadas no manejo terapêutico nas variadas situações clínicas. A sua utilização é comum para avaliar quadros infecciosos, bacterianos, virais ou parasitários. Também é possível avaliar a ocorrência ou suspeita de anemias, além de ser útil no acompanhamento do prognóstico do paciente em determinadas condições clínicas. Em relação ao hemograma, analise as afirmativas abaixo.

I. A presença de leucocitose é considerado um marcador de processo infeccioso, posto que a origem desta condição está correlacionada à presença de neutrofilia, linfocitose, eosinofilia, monocitose ou até da basofilia para direcionar o clínico a um exame complementar que encontre o agente etiológico.

II. Em casos de parasitoses intestinais (como a Ascaridíase ou a Giardíase), o leucograma pode apresentar uma leucocitose com eosinofilia.

III. A análise da série vermelha com a quantificação de eritrócitos, hematócritos, dosagem de hemoglobina e índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM, RDW), bem como o exame microscópico da morfologia eritrocitária, fornecem subsídios para o diagnóstico das principais causas de anemias.

Está(ão) correta(s):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923766 Ano: 2023
Disciplina: Biologia
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

Os imunoensaios são técnicas desenvolvidas e utilizadas para a detecção ou quantificação de antígenos ou anticorpos. Nas últimas décadas, essas tecnologias tornaram-se padrão e amplamente utilizadas em medicina laboratorial. Assinale abaixo o ensaio imunológico baseado em reações antígeno-anticorpo detectáveis através de reações enzimáticas em que a presença de antígenos e/ou anticorpos no espécime clínico é revelada pela produção de cor com a adição do substrato da enzima e de uma substância cromógena, indicando uma reação positiva:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923765 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

O sistema imunológico é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas que os humanos e outros seres vivos usam para a eliminação de agentes ou moléculas estranhas. Com base nas características e funções das células que atuam na resposta imunológica, correlacione as colunas abaixo.

1. Macrófagos

2. Linfócitos B

3. Linfócitos T auxiliares (LT CD4).

( ) Células do sistema imunológico que atuam na imunidade inata, tendo como principais funções: a) a fagocitose de partículas estranhas, apresentadora de antígenos aos linfócitos (APC); b) promoção da resposta inflamatória; c) reorganização tecidual; e d) ação microbiana.

( ) Leucócitos que atuam ativando e estimulando outras células. Coordenam a resposta imunológica pela liberação de citocinas. São essenciais na mudança de classe dos anticorpos, na ativação e crescimento das células T citotóxicas e na maximização da ação bactericida dos fagócitos.

( ) São células que, quando ativadas, proliferam e se diferenciam em células plasmáticas ou plasmócitos, cuja a função principal é a secreção de anticorpos.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923764 Ano: 2023
Disciplina: Biologia
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

Na biologia, a imunidade (do latim immunitas) é definida como a capacidade de resistir a um agente causador de doença. A imunidade envolve componentes específicos e inespecíficos. Sobre a imunidade inata e adquirida, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A imunidade inata ou natural é a nossa primeira linha de defesa. É composta por barreiras físicas e químicas, proteínas e células. Além disso, não possui tolerância a antígenos próprios, nem memória.

( ) A imunidade inata não está direcionada contra microorganismos, mas é um mecanismo de defesa inicial, capaz de controlar (e até mesmo erradicar) as infecções, sendo ativada depois da imunidade adquirida.

( ) A resposta imunológica é o mecanismo pelo qual o organismo reconhece e responde à substância que considera estranha. A imunidade adquirida tem como características a especificidade, diversidade, memória, autolimitação e tolerância a antígenos próprios.

A sequência correta é:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923763 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

As imunoglobulinas, também conhecidas como anticorpos, são moléculas de glicoproteínas produzidas por células plasmáticas que atuam nas respostas imunológicas, reconhecendo e ligando a antígenos específicos. Os anticorpos passam por processos que aperfeiçoam a afinidade ao antígeno e fornecem uma defesa adequada através da troca de classe. Quanto às características das classes de imunoglobuinas, analise as afirmativas a seguir.

I. A IgA é a principal imunoglobulina envolvida na imunidade das mucosas, podendo a forma monomérica da IgA ser encontrada nas secreções dos tratos respiratórios, na saliva e no leite materno.

II. A forma pentamérica da IgD pode ser encontrada, precocemente, no plasma humano durante resposta imunológica inata e possui a capacidade de ultrapassar a placenta humana.

III. O IgM é a primeira classe de anticorpos produzidos quando há uma infecção encontrada precocemente no soro humano durante a resposta imunológica, sendo considerado um marcador de fase aguda.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923762 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

O nosso sistema imunológico é bastante complexo, envolvendo a participação de diversos órgãos, tecidos e tipos de células que agem para proteger o corpo de microrganismos e substâncias que podem nos fazer mal. A imunidade inata, também chamada de natural, é aquela que recebemos ao nascer, composta por células de defesa e mecanismos que reagem de maneira rápida e generalizada. As células da resposta imunológica inata que possuem como um dos mecanismos efetores a lise de células infectadas por vírus são:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2923761 Ano: 2023
Disciplina: Medicina
Banca: UFPA
Orgão: UFPA
Provas:

O exame parasitológico de fezes (EPF) é utilizado no diagnóstico de parasitos intestinais através das formas parasitárias eliminadas nas fezes. Não existe um exame capaz de evidenciar todas as formas parasitárias presentes nas fezes. Alguns métodos permitem detectar o maior número delas, enquanto outros são mais específicos para determinado agente. Cada parasito, ou grupo de parasitos, possui características morfológicas e biológicas que permitem que técnicas eletivas sejam aplicadas para o seu diagnóstico. A este respeito, o método da fita adesiva (Método de Graham) é indicado para o diagnóstico das seguintes parasitoses:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas