Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1687914 Ano: 2018
Disciplina: Legislação Federal
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

De acordo com o artigo 1º do Código de Ética do Nutricionista, enquanto profissional da saúde, este deve contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade, atendendo os princípios da ciência da Nutrição. Analise a situação hipotética a seguir e assinale a alternativa correta com relação à atuação do nutricionista, considerando os princípios apresentados pelo Código de Ética Profissional (Resolução CFN nº 334/2004).

Nutricionista publica em redes sociais e em jornal da sua cidade, a divulgação de pacotes com programa de Reeducação alimentar e acompanhamento nutricional com valores promocionais inferiores aos praticados pelos profissionais da área, incluindo fotos de adolescentes e adultos que obtiveram êxito em programa anterior, com imagens de antes e depois do tratamento.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687913 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

As doenças crônicas não transmissíveis aumentaram de forma acentuada nas últimas décadas e, no Brasil, são as principais causas de óbitos em adultos. A obesidade é um dos fatores de maior risco para o adoecimento entre os indivíduos portadores de doenças crônicas. As pesquisas nacionais, nas últimas quatro décadas, apontam para o aumento rápido da prevalência de obesidade e excesso de peso. No que se refere aos fatores que contribuíram para aumento das prevalências de excesso de peso e de obesidade na população brasileira, nas últimas décadas, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687912 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

Segundo Brasil (2007):

A anemia por deficiência de ferro é a mais comum das carências nutricionais e, devido a sua alta prevalência e às suas consequências, é considerada um dos problemas mais graves de Saúde Pública no Brasil.

BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE. Carências e micronutrientes. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. (Cadernos de Atenção Básica, n. 20)

Com relação à magnitude e às consequências da anemia ferropriva, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687911 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é um direito humano definido pela Lei Orgânica de SAN – LOSAN nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. É um termo amplo e deve ser trabalhado e assegurado pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), sempre de forma interdisciplinar, tendo como base causas multifatoriais. De acordo com os termos previstos na LOSAN, assinale a alternativa correta para a definição de SAN.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687910 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

Considere as informações a seguir.

Dos problemas de saúde pública que acometem a população adulta e idosa, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos mais graves no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2010), cerca de 32% dos adultos e mais de 50% dos idosos de 60 a 69 anos apresentam HAS. A situação se agrava entre os idosos com mais 70 anos, pois a prevalência de HAS nessa idade é de 75%. Outros estudos nacionais têm confirmado prevalências elevadas entre adultos e muito elevadas entre os idosos. Para o tratamento e acompanhamento das pessoas com diagnóstico de HAS, são indicadas intervenções não medicamentosas, que incluem as modificações do estilo de vida.

BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO SAÚDE; DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Considerando o impacto das mudanças de estilo de vida na redução da Pressão Arterial (PA), assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687909 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, com relação à epidemiologia da desnutrição infantil:

Os principais fatores atribuíveis à redução da desnutrição no Brasil como um todo se devem ao aumento da escolaridade materna, ao crescimento do poder aquisitivo das famílias, à ampliação dos programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, à expansão da assistência à saúde e à melhoria das condições de saneamento. Assim, o enfrentamento da desnutrição infantil deve ser realizado a partir do enfrentamento dos seus determinantes sociais e de suas políticas públicas promotoras da equidade.

BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO SAÚDE; DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Manual instrutivo para implementação da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil: Portaria nº 2.387, de 18 de outubro de 2012. Brasília: Ministério da Saúde, 2013

Para monitorar o estado nutricional, a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) tem papel fundamental para identificar os casos de desnutrição por meio do registro de medidas antropométricas e de marcadores do consumo alimentar de indivíduos de todas as fases de vida. No entanto, para que as ações de VAN sejam incorporadas como rotina da rede de atenção básica, algumas medidas são necessárias para que os dados sejam inseridos no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO SAÚDE; DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2015

Com base nisso, assinale a alternativa correta

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687908 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

Leia o que segue.

A realização do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena (daqui para frente referido simplesmente como Inquérito Nacional) constitui um importante marco da saúde coletiva brasileira por ser a primeira iniciativa do gênero que almejou uma amostra representativa da população indígena no país.

COIMBRA Jr. Saúde e povos indígenas no Brasil: reflexões a partir do I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(4):855-859, abr, 2014.

Fundamentando-se no texto-base, naquilo que concerne ao Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição Indígena, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687907 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2016), em muitos casos de tratamento do excesso de peso em crianças e adolescentes espera-se a manutenção do peso corporal, com o aumento da altura, o que acarreta a diminuição do IMC (Índice de Massa Corporal) ao longo do tempo. Em algumas situações, no entanto, a perda de peso se mostra recomendável. Com relação ao tratamento de crianças e adolescentes, é recomendável

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687906 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

Até 2015, o cenário brasileiro ante aos avanços no campo da erradicação da fome e da extrema pobreza foram conquistadas por meio de políticas públicas voltadas para o campo da segurança alimentar e nutricional (SAN). A partir de 2016, o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN 2016- 2019, constitui-se pelo conjunto de ações do governo federal que buscam garantir a SAN e o direito humano à alimentação adequada à população brasileira. Um dos desafios do PLANSAN 2016-2019 é combater a insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão produtiva rural em grupos populacionais específicos, com ênfase em povos e comunidades tradicionais e outros grupos sociais vulneráveis no meio rural. Considerando que esses grupos ainda sofrem com a falta de acesso a alimentos, desnutrição, além do baixo peso e estatura para a idade entre crianças menores de cinco anos, assinale a alternativa que aponta corretamente a meta real para enfrentamento desse problema.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1687905 Ano: 2018
Disciplina: Nutrição
Banca: UFGD
Orgão: UFGD
Provas:

No ano de 2016, a comitiva coordenada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) visitou as comunidades indígenas das etnias Guarani Ñandeva e Guarani Kaiowá no Cone Sul do Mato Grosso do Sul. Baseado no principal objetivo do Relatório “Tekoha” e das conclusões e dos posicionamentos dos conselheiros da sociedade civil do CONSEA que participaram da comitiva, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas