Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1810644 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

A ___________________ é uma ciência dedicada ao estudo das águas. Essa ciência estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos interativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810643 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

Como ramo da Ciência do Solo, trata de estudos relacionados com a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos. As informações geradas pelos seus estudos, além de sua utilização pelos demais ramos da Ciência do Solo, encontram aplicação nas mais diversas áreas da ciência, como Agronomia, Geografia, Geologia, Engenharia, Arqueologia, Biologia, Medicina e outras mais. É uma área de pesquisa desafiadora, pois trata da formação e distribuição espacial dos solos na paisagem, com suas implicações socioambientais. O texto nos fornece a compreensão de um importante conceito sobre o Estudo dos Solos. Qual é esse conceito?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810642 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

É a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente. O enunciado refere-se ao conceito de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810601 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

É o resultado da quantidade de água que entra e sai de uma certa porção do solo em um determinado intervalo de tempo. Quando se consideram as condições disponíveis no meio ambiente, torna-se evidente que a humanidade, a civilização e a tecnologia estão sendo rapidamente ameaçadas em seus limites de desenvolvimento. Os limites resultam das reservas naturais de matérias-primas, produção de alimentos e energia e o suprimento de água potável. Em um planejamento sistemático para o futuro, o suprimento e a demanda de água devem ser considerados conjuntamente de forma a se equilibrar esse balanço, com a ajuda do qual será possível o desenvolvimento do homem e do mundo. Representa-se esse equilíbrio de forma matemática, para que ele possa ser considerado em obras de engenharia, planejamento de áreas de uso agrícola, florestal, vias fluviais, entre tantos outros exemplos.

O enunciado se refere ao conceito de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810600 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

Observe a imagem a seguir

Enunciado 3367999-1

O monitoramento da variação do nível d’água nos rios e da quantidade de precipitação que cai em um determinado local é feito através de estações de monitoramento hidrológico. As informações sobre os níveis do rio e as precipitações registradas podem ser transmitidas de maneira on-line, por meio de telemetria, no decorrer do dia para um servidor de dados instalado no cliente e daí para a ANEEL ou então serem recolhidas mensalmente, conforme as características dos equipamentos instalados. Considerando o exposto, é correto afirmar que a imagem apresenta da é um exemplo de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810599 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

Em geral, os rios perenes, isto é, aqueles que nunca secam durante o ano, costumam ter dois tipos de leito: um menor e principal, por onde a água corre durante a maior parte do tempo, e um maior e complementar, que é inundado apenas em períodos de cheias. Essa manifestação é mais comum em áreas planas, também chamadas de planícies de inundação. Observe o esquema a seguir:

Enunciado 3367998-1

Na representação, temos um corte transversal do curso de um rio em que estão representados os seus leitos maior e menor. Eventualmente, dependendo do curso d’água e das condições meteorológicas e locais, o leito maior é inundado, provocando as cheias em sua área. O período em que isso ocorre varia de rio para rio e, quando não é muito comum, o leito do rio pode até ser ocupado por algumas casas, vilas e até cidades, que são surpreendidas pelas cheias naturais eventuais. Em alguns casos, cidades inteiras ficam embaixo d'água. Considerando os assuntos abordados no texto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O problema das enchentes passou a ser algo comum na vida das populações de algumas cidades. Infelizmente, todo ano, entre os meses de dezembro e fevereiro, os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d'água e a inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias que, quase sempre, poderia ser evitada.

II. A interferência humana sobre os cursos d’água, provocando enchentes e inundações, ocorre das mais diversas formas. Em casos extremos, porém menos comuns, tais situações podem estar relacionadas com rompimentos de diques e barragens, o que pode causar sérios danos à sociedade. Mas, quase sempre, essa questão está ligada ao mau uso do espaço urbano.

III. Um problema que parece não ter uma solução rápida é o elevado índice de poluição, causado tanto pela ausência de consciência por parte da população quanto por sistemas ineficientes de coleta de lixo ou de distribuição de lixeiras pela cidade. Além do mais, há problemas causados pela poluição gerada por empresas e outros órgãos. Com isso, ocorre o entupimento dos bueiros que seriam responsáveis por conter parte da água que eleva o nível dos rios. Além disso, o lixo gerado é levado pelas enxurradas e contribui ainda mais para elevar o volume das águas.

IV. A ocorrência de enchentes nas cidades está desassociada dos problemas nos sistemas de drenagem.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810598 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

Com o avanço da informática e das telecomunicações, as informações hidrometeorológicas passaram a ser coletadas e armazenadas em tempo real. Contudo, durante muito tempo, os altos custos dessas instalações inviabilizaram o monitoramento contínuo por longos períodos de tempo. Agora, a cada ano, a quantidade de equipamentos disponíveis no mercado é cada vez maior. Consequentemente, tem-se constatado uma redução contínua dos custos de aquisição e instalação desses equipamentos. Apesar da facilidade de aquisição desses equipamentos, o desafio passa a ser a padronização, manutenção e operação de grandes redes automatizadas. Considerando os assuntos abordados no texto, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810597 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos. É preciso, pois, conhecer as diferentes formas de conservação do solo propiciadas por cada uma dessas técnicas de cultivo. Sobre as técnicas de conservação dos solos, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810596 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

São métodos de avaliação da natureza de solos. Por meio de uma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo. Apesar da sua natureza fundamentalmente empírica, esses valores são de grande importância em aplicações de Mecânica dos solos, tais como a determinação do Índice de plasticidade e a atividade ou Atividades dos Solos. A qual método o enunciado se refere?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1810595 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. É um processo de grande importância prática, pois afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrólogico responsável pelos processos de erosão e inundações. Após a passagem da água pela superfície do solo, ou seja, cessada a infiltração, a camada superior atinge um “alto” teor de umidade, enquanto as camadas inferiores apresentam-se ainda com “baixos” teores de umidade. Há, então, uma tendência de um movimento descendente da água provocando um molhamento das camadas inferiores, dando origem ao fenômeno que recebe o nome de redistribuição. Considerando os assuntos abordados, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Capacidade de infiltração (CI): é a quantidade máxima de água que pode infiltrar no solo, em um dado intervalo de tempo. A capacidade de infiltração só é atingida durante uma chuva se houver excesso de precipitação. Caso contrário, a taxa de infiltração da água do solo não é máxima, não se igualando à capacidade de infiltração. A CI apresenta magnitude alta no início do processo e, com o transcorrer desse processo, atinge um valor aproximadamente constante após um longo período de tempo.

II. A taxa de infiltração é definida como a lâmina de água (volume de água por unidade de área) que atravessa a superfície do solo, por unidade de tempo.

III. Os métodos usados para se determinar a capacidade de infiltração da água no solo são: - infiltrômetro de anel e simuladores de chuva ou infiltrômetro de aspersão.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas