Magna Concursos
1810595 Ano: 2016
Disciplina: Geologia
Banca: AOCP
Orgão: UFFS

A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. É um processo de grande importância prática, pois afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrólogico responsável pelos processos de erosão e inundações. Após a passagem da água pela superfície do solo, ou seja, cessada a infiltração, a camada superior atinge um “alto” teor de umidade, enquanto as camadas inferiores apresentam-se ainda com “baixos” teores de umidade. Há, então, uma tendência de um movimento descendente da água provocando um molhamento das camadas inferiores, dando origem ao fenômeno que recebe o nome de redistribuição. Considerando os assuntos abordados, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Capacidade de infiltração (CI): é a quantidade máxima de água que pode infiltrar no solo, em um dado intervalo de tempo. A capacidade de infiltração só é atingida durante uma chuva se houver excesso de precipitação. Caso contrário, a taxa de infiltração da água do solo não é máxima, não se igualando à capacidade de infiltração. A CI apresenta magnitude alta no início do processo e, com o transcorrer desse processo, atinge um valor aproximadamente constante após um longo período de tempo.

II. A taxa de infiltração é definida como a lâmina de água (volume de água por unidade de área) que atravessa a superfície do solo, por unidade de tempo.

III. Os métodos usados para se determinar a capacidade de infiltração da água no solo são: - infiltrômetro de anel e simuladores de chuva ou infiltrômetro de aspersão.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Técnico de Laboratório - Hidrologia e Solos

50 Questões