Foram encontradas 85 questões.
Sais higroscópicos, como sílica gel, podem ser utilizados em vitrines, para controle da umidade relativa do ar.
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O restauro de forros pintados e de altares exige, muitas vezes, que eles sejam desmontados e, para que não haja dúvidas na sua remontagem, aconselha-se a marcá-los, com giz, individualmente, pelo verso.
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Durante a restauração de objetos artísticos, o transporte de peças pequenas e de seus fragmentos deve ser feito com a utilização de bandejas, para maior segurança.
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Equipamentos com o termo-higrômetro, o psicrômetro e o datalogger são úteis na mensuração da variação da umidade relativa do ar e da temperatura, em ambientes museais.
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O filme de polietileno, conhecido como “Plástico-bolha”, é o material ideal para embalar uma escultura de madeira dourada e policromada, pois é muito resistente, transparente e gás-permeável.
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Os resíduos dos adesivos e solventes preparados no ateliê de restauro devem ser descartados no ralo da pia, para evitar o acúmulo de lixo tóxico.
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A toxicidade dos produtos químicos é medida, em partes, por milhão (PPM).
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O tolueno tem baixa toxicidade e, por isso, é utilizado como solvente das tintas para restauração.
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Os excrementos dos pombos, aves muito comumente vistas em edificações históricas, são inofensivos aos seres humanos, por serem de origem orgânica.
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Máscaras de carvão ativado e contra particulados, luvas, guarda-pós, óculos de proteção são conhecidos pela segurança do trabalho como EPIs — Equipamentos de Proteção Individual — e são, frequentemente, utilizados no ateliê de restauro.
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