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Considere o código a seguir que contém um trecho escrito na linguagem de programação JavaScript.
O resultado da execução do código é
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O desenvolvimento Front-End é responsável pela parte visual de um site ou aplicativo. De forma resumida,
o Front-End de uma aplicação é a parte com a qual o usuário consegue interagir. Dentre as principais
tecnologias de desenvolvimento Front-End tem-se: HTML, CSS e JavaScript.
Em relação às tecnologias de desenvolvimento Front-End, avalie as seguintes afirmações:
I - JavaScript é uma linguagem de marcação de hipertexto utilizada na criação de pequenos programas para realizar ações em uma página web.
II - CSS é uma linguagem de programação estruturada de script utilizada para estilizar as páginas web.
III - Um link no HTML utiliza a tag <a> que possui o atributo href no qual indica-se o destino do link. Exemplo de link em HTML: <a href="http:uespi.br/'> Página da UESPI</a>.
IV - O JavaScript pode ser incorporado a páginas HTML para que elas sejam mais dinâmicas e interativas.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Em relação às tecnologias de desenvolvimento Front-End, avalie as seguintes afirmações:
I - JavaScript é uma linguagem de marcação de hipertexto utilizada na criação de pequenos programas para realizar ações em uma página web.
II - CSS é uma linguagem de programação estruturada de script utilizada para estilizar as páginas web.
III - Um link no HTML utiliza a tag <a> que possui o atributo href no qual indica-se o destino do link. Exemplo de link em HTML: <a href="http:uespi.br/'> Página da UESPI</a>.
IV - O JavaScript pode ser incorporado a páginas HTML para que elas sejam mais dinâmicas e interativas.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
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Considere o código a seguir escrito na linguagem de programação Java.
O resultado da execução do código descrito no método main da classe Programa é
O resultado da execução do código descrito no método main da classe Programa é
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Em programação orientada a objetos, modificador de acesso, também chamado de visão de método ou
ainda visão de atributo, é a palavra-chave que define a visibilidade de um atributo, método ou classe. Na
linguagem de programação Java são definidos os seguintes modificadores de acesso: , que é
visível na mesma classe, em suas subclasses e em outras classes; , que é visível somente
dentro da mesma classe e , que é visível somente dentro da mesma classe e em suas
subclasses.
Os modificadores de acesso que preenchem respectivamente as lacunas são
Os modificadores de acesso que preenchem respectivamente as lacunas são
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A atividade de Teste de Software é complexa, pois diversos fatores podem colaborar para ocorrência de
erros, mas a maioria deles tem uma única origem: erro humano. Dessa forma, o Teste de Software tem o
intuito de executar um programa ou modelo utilizando algumas entradas em particular e verificar se seu
comportamento está de acordo com o esperado.
Adaptado de Márcio Eduardo Delamaro, José Carlos Maldonado e Mário Jino. Introdução ao Teste de Software. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Em relação a Atividade de Teste de Software, avalie as seguintes afirmações:
I - O teste de regressão é realizado no processo de manutenção do software. O objetivo é avaliar se as modificações efetuadas estão corretas, ou seja, que os novos requisitos implementados funcionam como o esperado e que os requisitos anteriormente testados continuam válidos.
II - O particionamento de equivalência é um método de teste caixa branca que divide o domínio de entrada de um programa em classes de dados a partir dos quais os casos de teste podem ser derivados.
III - A análise de valor limite é uma técnica de teste caixa preta que leva à escolha de casos de teste que põem à prova os valores nas fronteiras do domínio de entrada.
IV - O teste de unidade faz muito uso das técnicas de teste caixa preta e as técnicas de projeto de casos de teste de caixa branca são mais encontradas durante o teste de integração.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Adaptado de Márcio Eduardo Delamaro, José Carlos Maldonado e Mário Jino. Introdução ao Teste de Software. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Em relação a Atividade de Teste de Software, avalie as seguintes afirmações:
I - O teste de regressão é realizado no processo de manutenção do software. O objetivo é avaliar se as modificações efetuadas estão corretas, ou seja, que os novos requisitos implementados funcionam como o esperado e que os requisitos anteriormente testados continuam válidos.
II - O particionamento de equivalência é um método de teste caixa branca que divide o domínio de entrada de um programa em classes de dados a partir dos quais os casos de teste podem ser derivados.
III - A análise de valor limite é uma técnica de teste caixa preta que leva à escolha de casos de teste que põem à prova os valores nas fronteiras do domínio de entrada.
IV - O teste de unidade faz muito uso das técnicas de teste caixa preta e as técnicas de projeto de casos de teste de caixa branca são mais encontradas durante o teste de integração.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
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A UML é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Através dos
elementos gráficos definidos nesta linguagem pode-se construir diagramas que representam diversas
perspectivas de um sistema. Os diagramas UML são divididos em dois tipos: Diagramas Estruturais e
Diagramas Comportamentais.
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Qual diagrama da UML apresenta as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem?
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Qual diagrama da UML apresenta as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem?
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- Engenharia de SoftwareModelos de DesenvolvimentoÁgeisKanban
- Engenharia de SoftwareModelos de DesenvolvimentoÁgeisScrum
- Engenharia de SoftwareModelos de DesenvolvimentoÁgeisXP: eXtreme Programming
Os primeiros processos de desenvolvimento de software eram estritamente sequenciais, começando com
uma fase de especificação de requisitos até chegar às fases finais de implementação, testes e manutenção
do sistema. No entanto, começou-se a perceber que software é diferente de outros produtos de Engenharia.
Essa percepção foi ficando clara devido aos problemas frequentes enfrentados por projetos de software
nas décadas de 70 a 90. Dessa forma, surgiram os métodos ágeis, que preconizam que um sistema deve
ser construído de forma incremental e iterativa. Pequenos incrementos de funcionalidade são produzidos,
em intervalos curtos e, logo em seguida, validados pelos usuários. Diversos métodos que concretizam os
princípios ágeis foram propostos, tais como Scrum, Extreme Programming (XP) e Kanban.
Adaptado de Marco Túlio Valente. Engenharia de Software Moderna: princípios e práticas para desenvolvimento de Software com produtividade. Belo Horizonte:[s.n.], 2020.
Em relação aos métodos ágeis, avalie as seguintes afirmações:
I – Uma das características de processos ágeis é a adoção de ciclos curtos e iterativos de desenvolvimento, por meio dos quais um sistema é implementado de forma gradativa.
II – Scrum é um método ágil para gerenciamento de projetos, que necessariamente precisam ser projetos de desenvolvimento de software.
III – Extreme Programming (XP) é um método ágil voltado exclusivamente para projetos de desenvolvimento de software. Dessa forma, XP inclui um conjunto de práticas de programação.
IV – Assim como no Scrum, o Kanban define uma lista fixa de papeis e de cerimônias que devem ser realizadas durante o processo de desenvolvimento de software.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Adaptado de Marco Túlio Valente. Engenharia de Software Moderna: princípios e práticas para desenvolvimento de Software com produtividade. Belo Horizonte:[s.n.], 2020.
Em relação aos métodos ágeis, avalie as seguintes afirmações:
I – Uma das características de processos ágeis é a adoção de ciclos curtos e iterativos de desenvolvimento, por meio dos quais um sistema é implementado de forma gradativa.
II – Scrum é um método ágil para gerenciamento de projetos, que necessariamente precisam ser projetos de desenvolvimento de software.
III – Extreme Programming (XP) é um método ágil voltado exclusivamente para projetos de desenvolvimento de software. Dessa forma, XP inclui um conjunto de práticas de programação.
IV – Assim como no Scrum, o Kanban define uma lista fixa de papeis e de cerimônias que devem ser realizadas durante o processo de desenvolvimento de software.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
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Tentativas de lidar com a complexidade e de minimizar os problemas envolvidos no desenvolvimento de
software envolvem a definição de processos de desenvolvimento de software (PDS). Um PDS compreende
todas as atividades necessárias para definir, desenvolver, testar e manter um produto de software.
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Neste cenário, qual atividade típica de um PDS tem como principal objetivo que os usuários e desenvolvedores do software tenham a mesma visão do problema a ser resolvido?
Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Neste cenário, qual atividade típica de um PDS tem como principal objetivo que os usuários e desenvolvedores do software tenham a mesma visão do problema a ser resolvido?
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- Gerenciamento de RedesSNMP: Simple Network Management Protocol
- ProtocolosDNS: Domain Name System
- ProtocolosFTP: File Transfer Protocol
- ProtocolosHTTP: Hyper Text Transfer Protocol
Na camada de aplicação do modelo TCP/IP contém os protocolos e serviços de níveis mais alto. Dentre
eles estão o , que é o protocolo de transferência de arquivos entre computadores; o , que
é o protocolo de correio eletrônico; o , que mapeia os nomes de hosts para seus respectivos
endereços da camada de rede (Internet) e o , que é o protocolo usado para buscar páginas na
World Wide Web.
Os protocolos ou serviços que preenchem respectivamente as lacunas são
Os protocolos ou serviços que preenchem respectivamente as lacunas são
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Uma rede de computadores é um sistema muito complexo. Para lidar com essa complexidade, a arquitetura
das redes de computadores procurou estabelecer uma arquitetura em camadas, em que cada camada
executa protocolos específicos e oferecem serviços à camada acima dela, denominado modelo de serviço.
Dois modelos de referência que utilizam a arquitetura em camadas são: modelo OSI e modelo TCP/IP.
Em relação aos modelos de referência OSI e TCP/IP, avalie as seguintes afirmações:
I – Ambos se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos. Enquanto o modelo OSI especifica quais funções pertencem a cada uma de suas camadas, as camadas do modelo TCP/IP contêm protocolos relativamente independentes que podem ser mesclados e combinados dependendo das necessidades do sistema.
II – Na camada de transporte do modelo TCP/IP foi definido o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que é orientado à conexão, no entanto não utiliza o UDP (User Datagram Protocol), que é um protocolo não orientado à conexão.
III – O modelo OSI foi concebido sem a influência de um determinado conjunto de protocolos, o que o deixou bastante genérico.
IV – As camadas do modelo TCP/IP correspondem exatamente àquelas do modelo OSI.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Em relação aos modelos de referência OSI e TCP/IP, avalie as seguintes afirmações:
I – Ambos se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos. Enquanto o modelo OSI especifica quais funções pertencem a cada uma de suas camadas, as camadas do modelo TCP/IP contêm protocolos relativamente independentes que podem ser mesclados e combinados dependendo das necessidades do sistema.
II – Na camada de transporte do modelo TCP/IP foi definido o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que é orientado à conexão, no entanto não utiliza o UDP (User Datagram Protocol), que é um protocolo não orientado à conexão.
III – O modelo OSI foi concebido sem a influência de um determinado conjunto de protocolos, o que o deixou bastante genérico.
IV – As camadas do modelo TCP/IP correspondem exatamente àquelas do modelo OSI.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
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