Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

A expressão “política indigenista" foi utilizada por muito tempo como sinônimo de toda e qualquer ação política governamental que tivesse as populações indígenas como objeto. As diversas mudanças no campo do indigenismo nos últimos anos, no entanto, exigem que estabeleçamos uma definição mais precisa e menos ambígua do que seja a política indigenista.

Primeiramente temos como agentes principais os próprios povos indígenas, seus representantes e organizações. O amadurecimento progressivo do movimento indígena desde a década de 1970, e o consequente crescimento no número e diversidade de organizações nativas, dirigidas pelos próprios índios, sugere uma primeira distinção no campo indigenista: a “política indígena", aquela protagonizada pelos próprios índios, não se confunde com a política indigenista e nem a ela está submetida. Entretanto, boa parte das organizações e lideranças indígenas vêm aumentando sua participação na formulação e execução das políticas para os povos indígenas.

Numa segunda distinção, encontramos outros segmentos que interagem com os povos indígenas e que também, como eles, têm aumentado sua participação na formulação e execução de políticas indigenistas, antes atribuídas exclusivamente ao Estado brasileiro. Nesse conjunto encontramos principalmente as organizações não governamentais. Somam-se a este universo de agentes não indígenas as organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas em diversos campos de atuação.

Contemporaneamente, portanto, temos um quadro complexo no qual a política indigenista oficial (formulada e executada pelo Estado) tem sido formulada e implementada a partir de parcerias formais estabelecidas entre setores governamentais, organizações indígenas, organizações não governamentais e missões religiosas.

(Disponível em: pib.socioambiental.org. Acesso em 03/10/14. Com adaptações)


Depreende-se corretamente do texto que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Embora a aspiração por justiça seja tão antiga quanto os primeiros agrupamentos sociais, seu significado sofreu profundas alterações no decorrer da história. Apesar das mudanças, um símbolo atravessou os séculos - a deusa Têmis -, imponente figura feminina, com os olhos vendados e carregando em uma das mãos uma balança e na outra uma espada. Poucas divindades da mitologia grega sobreviveram tanto tempo. Poucos deixariam de reconhecer na imagem o símbolo da justiça.

A moderna ideia de justiça e de direito é inerente ao conceito de indivíduo, um ente que tem valor em si mesmo, dotado de direitos naturais. Tal doutrina se contrapunha a uma concepção orgânica, segundo a qual a sociedade é um todo.

A liberdade, nesse novo paradigma, deixa de ser uma concessão ou uma característica de uma camada social e converte-se em um atributo do próprio homem.

A crença de que os direitos do homem correspondiam a uma qualidade intrínseca ao próprio homem implicou enquadrar a justiça em um novo paradigma. O justo não é mais correspondente à função designada no corpo social, mas é um bem individual, identificado com a felicidade, com os direitos inatos.

Da igualdade nos direitos naturais derivava-se não só a liberdade, mas também as possibilidades de questionar a desigualdade entre os indivíduos, de definir o tipo de organização social e o direito à resistência. Toda e qualquer desigualdade passa a ser entendida como uma desigualdade provocada pelo arranjo social. Nesse paradigma, a sociedade e o Estado não são fenômenos dados, mas engendrados pelo homem. A desigualdade e o poder ilimitado deixam, pois, de ser justificados como decorrentes da ordem natural das coisas. lei igual para todos incorpora-se o princípio de que desiguais devem ser tratados de forma desigual. Cresce a força de movimentos segundo os quais a lei, para cumprir suas funções, deve ser desigual para indivíduos que são desiguais na vida real.

Nesse novo contexto, modifica-se o perfil do poder público. O judiciário, segundo tais parâmetros, representa uma força de emancipação. É a instituição pública encarregada, por excelência, de fazer com que os preceitos da igualdade prevaleçam na realidade concreta. Assim, os supostos da modernidade, particularmente a liberdade e a igualdade, dependem, para se materializarem, da força do Judiciário, de um lado, e do acesso à justiça, das possibilidades reais de se ingressar em tribunais, de outro.

Para terminar, volto à deusa Têmis, que enfrentava no Olimpo o deus da guerra, Ares. Naquele tempo, como hoje, duas armas se enfrentam: a violência, que destrói e vive da desigualdade, e a lei, que constrói e busca a igualdade.


(Adaptado de SADEK, Maria Tereza Aina. “Justiça e direitos: a construção da igualdade". In: Agenda Brasileira. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 326-333.)

Identifica-se uma causa e seu efeito, respectivamente, nos segmentos que se encontram em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441069 Ano: 2014
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: FCC
Orgão: TJ-AP
O Windows Server 2008 fornece serviços de segurança e proteção para a rede e os dados de uma organização, dentre os quais estão:

I. permitir que um administrador de TI defina os requisitos da rede e evitar que os computadores que não estejam de acordo com esses requisitos possam se comunicar com a rede. Por exemplo, requisitos podem ser definidos para incluir todas as atualizações ao sistema operacional instalado.

II. fornecer segurança adicional aos dados através de encriptação de volume em múltiplos drivers, mesmo quando o sistema está sendo usado por pessoas não autorizadas.

Os serviços definidos em I e II são, correta e respectivamente,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441067 Ano: 2014
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: FCC
Orgão: TJ-AP
O Monitor de Confiança e Desempenho do Windows Server 2008 permite rastrear o impacto de aplicativos e serviços sobre o desempenho, além de gerar alertas ou adotar ações quando são excedidos limites definidos pelo usuário para o melhor desempenho possível. Os recursos-chave para o monitoramento de desempenho e confiabilidade no Windows Server 2008 incluem diversos itens, dentre os quais NÃO se encontra:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441066 Ano: 2014
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: FCC
Orgão: TJ-AP
Considere o seguinte comando do sistema operacional Linux:

# useradd -g admin -s /bin/bash -d /home/sup1 -c "Usuário Administrativo de Suporte 1" -m sup1

Este comando
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441065 Ano: 2014
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: FCC
Orgão: TJ-AP
Para configurar e administrar o sistema operacional GNU/Linux é necessário utilizar comandos que fornecem informações do sistema, como:

I. df - mostra o espaço em disco do sistema de arquivos usado por todas as partições. "df -h" usa Megabytes (M) e Gigabytes (G) em vez de blocos para relatar o tamanhos. (-h significa "human-readable").

II. free - exibe a quantidade de memória livre e usada no sistema e "free -m" fornece a informação usando Megabytes.

III. arqsys - exibe a arquitetura do computador. Equivale ao comando ”sysname -m”.

IV. lsbar - exibe informações sobre os barramentos PCI, os barramentos USB do computador e sobre os dispositivos a eles conectados.

Estão corretos APENAS os comandos
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441055 Ano: 2014
Disciplina: TI - Gestão e Governança de TI
Banca: FCC
Orgão: TJ-AP
Com a finalidade de melhorar continuamente seus produtos, uma equipe de TI está buscando avaliar oscilações na qualidade do software desenvolvido em sua fábrica, seguindo um método padronizado de investigação e análise. Considerando que o processo de produção de software é controlado estatisticamente e que a equipe segue as práticas do CMMI 1.3, a avaliação dos motivos das oscilações na qualidade corresponde a uma prática associada à área de processo de
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441054 Ano: 2014
Disciplina: TI - Gestão e Governança de TI
Banca: FCC
Orgão: TJ-AP
Um responsável pelo processo de negócio de compras de materiais está avaliando o desempenho dos serviços de TI que o atendem, observando os custos desses serviços frente ao resultado que trazem para o desempenho das atividades de negócio. Ele observa os relatórios de desempenho apresentados pela equipe de TI, confronta-os com a sua realidade operacional, debate seus achados com os responsáveis por desenvolvimento e operações de soluções de TI e procura identificar possíveis remediações necessárias. Essas atividades estão contempladas no domínio do COBIT 4.1, denominado
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441053 Ano: 2014
Disciplina: TI - Gestão e Governança de TI
Banca: FCC
Orgão: TJ-AP
Uma equipe está trabalhando em atividades de homologação de mudanças nas soluções de TI. Segundo o COBIT 4.1, essas atividades contempladas no processo de Instalar e Homologar Soluções e Mudanças atendem aos seguintes objetivos da governança de TI: responder os requerimentos de negócios de maneira alinhada com a estratégia de negócios e
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Um operador de um Centro de Processamento de Dados executou um programa de computador antes do momento previsto, criando defeitos nos relatórios impressos gerados por tal programa de aplicação. Segundo os princípios da ITIL V.3, o operador cometeu ou criou
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas