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Leia o texto a seguir.
A subestrutura é a divisão inferior de uma edificação (suas fundações), construída parcial ou completamente abaixo da superfície do solo. Sua função primária é sustentar e ancorar a superestrutura, além de transmitir suas cargas para o solo com segurança. O terreno e o contexto de uma edificação influenciam o tipo de subestrutura selecionada. Em linhas gerais elas podem ser classificadas em fundações superficiais ou fundações profundas
CHING, Francis D. K. Sistemas Estruturais Ilustrados: padrões, sistemas e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2015, p. 22. [Adaptado]
São exemplos de fundações profundas:
A subestrutura é a divisão inferior de uma edificação (suas fundações), construída parcial ou completamente abaixo da superfície do solo. Sua função primária é sustentar e ancorar a superestrutura, além de transmitir suas cargas para o solo com segurança. O terreno e o contexto de uma edificação influenciam o tipo de subestrutura selecionada. Em linhas gerais elas podem ser classificadas em fundações superficiais ou fundações profundas
CHING, Francis D. K. Sistemas Estruturais Ilustrados: padrões, sistemas e projeto. Porto Alegre: Bookman, 2015, p. 22. [Adaptado]
São exemplos de fundações profundas:
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O software SketchUp é comumente empregado para criação
de modelos tridimensionais de edificações e objetos de
design, o espaço 3D do Sketchup é identificado pelos eixos
de desenho, em três linhas coloridas, perpendiculares entre
si que formam o ponto de origem. Esses eixos são úteis para
proporcionar um senso de direção no espaço tridimensional,
pois, à medida que criamos linhas paralelas a eles, elas vão
assumindo as cores dos eixos, até sua forma final. Em
relação aos eixos, essas cores são:
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A luz é o aspecto fundamental em qualquer projeto de
iluminação. Quando a luz é artificial, é preciso nos
atentarmos a uma característica fundamental: todas elas
possuem e dizem respeito a quão quente ou fria a luz branca
emitida por uma lâmpada é. Tal característica é a
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Dependendo do tipo de geometria que se deseja trabalhar
no AutoCad, utilizar uma polyline acaba sendo mais prático
do que criar um conjunto muito grande de linhas. Há um
comando que permite que sejam criadas polylines
diretamente a partir de áreas fechadas, obtidas através da
união de linhas e, ou arcos, como interiores de ambientes
ou formatos de mobiliários em planta, por exemplo. Após
acionado, basta clicar no interior que deseja transformar em
polyline e apertar enter que a referida linha fechada aparece.
Que comando é esse?
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O teorema de Tales é um teorema da geometria. Ele afirma
que, num plano, a interseção de retas paralelas por retas
transversais forma segmentos proporcionais. Tal teorema
pode ser aplicado no desenho à mão com instrumentos
convencionais, para dividir um segmento de reta em partes
iguais. No caso do desenho assistido pelo computador, o
AutoCad oferece uma função semelhante, que também
permite ao desenhista dividir um segmento de reta em
partes iguais. Para tal deve-se selecionar o comando
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A NBR 6492, em sua versão mais recente, estabelece que
os documentos que compõem os projetos de arquitetura e
urbanismo devem estar registrados em papéis com
resistência e durabilidade apropriadas. Ela indica ainda que
devem ser utilizados os formatos de papel da série A:
formato A0 como máximo e A4 como mínimo.
Considerando-se as dimensões das folhas indicadas em
mm e na posição retrato, temos respectivamente as
seguintes medidas (largura x altura):
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A Documentação como construído (“as built”) é uma etapa
de projeto arquitetônico definida pela NBR 6492 como
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À luz da NBR 6492, qual é o documento preliminar que
caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo
e que contém o levantamento das informações necessárias,
incluindo a relação dos setores que o compõem, suas
ligações, necessidades de área, características gerais e
requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas
pertinentes?
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A restauração como uma disciplina autônoma emerge no
século XIX motivada, dentre outros fatores, pelo avanço da
urbanização da Europa Ocidental e consequentes
mudanças nos tecidos urbanos preexistentes. Nesse
contexto, surgem inicialmente duas concepções que podem
ser definidas como: “Restauro estilístico”, em que o
interesse maior das intervenções era restituir uma unidade
estilística à obra, que não precisava, necessariamente, ter
existido antes; e o “Restauro romântico”, que, por outro lado,
pregava um respeito profundo ao monumento, cultuava a
ruína e defendia a não intervenção nas edificações. Os
restauradores que formularam tais concepções foram,
respectivamente:
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Nos termos do § 1º do Artigo 216 da Constituição Brasileirade 1988, o tombamento não é o único instrumento depromoção e proteção ao patrimônio cultural, sendo outrostambém aplicáveis, a saber:
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