Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

Sabe-se que, para descrever as condições de saúde de uma determinada população, utiliza-se a medição da frequência dos problemas de saúde que a afetam.
Considerando esse objetivo da epidemiologia, observe a imagem abaixo.


Enunciado 3482121-1


Legenda: “B aumenta à medida que A continua crescendo. C consiste nas saídas dos casos.”


Com base na imagem e conceito apresentados, os termos que substituem CORRETAMENTE as letras da legenda A, B e C, respectivamente, são:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
“O processo engloba três mudanças básicas: substituição das doenças transmissíveis por doenças não-transmissíveis e causas externas; deslocamento da carga de morbi-mortalidade dos grupos mais jovens aos grupos mais idosos; e transformação de uma situação em que predomina a mortalidade para outra na qual a morbidade é dominante.”
(Schramm, J. M. A. et al. Epidemiological transition and the study of burden of disease in Brazil)


Considerando o referencial teórico apresentado, observa-se, no Brasil, que o processo não se apresenta unidirecional, conforme preceitua o conceito, mas com um acúmulo epidemiológico de agravos denominado de contra-transição. Sobre a contra-transição, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Imagine que você está realizando uma pesquisa acerca da dinâmica demográfica Pernambuco, utilizando dados de 2021. Para conseguir dados para seu constructo, você acessa DATASUS e coleta as informações abaixo:


Enunciado 3482119-1



Com base nos dados encontrados, assinale a alternativa que indica o valor aproximado da Taxa Bruta de Mortalidade (TBM).
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Os dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2019, 54, 7% dos óbitos no Brasil foram decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Essas doenças, sobretudo as cardiovasculares, cânceres, diabetes e respiratórias crônicas, possuem causas multifatoriais atreladas às condições de vida da população. Acerca dessa temática, analise a imagem abaixo:


Enunciado 3482117-1

Fonte: Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030



A seguir, apresentam-se estratégias que favorecem o alcance da meta apresentada. Assinale a alternativa que NÃO corrobora com esse objetivo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Desde 2009, o nome social é reconhecido no SUS, especialmente para pessoas transgênero e transexuais.


Enunciado 3482116-1



Face o exposto, assinale a alternativa que contraria os fatos demonstrados e os valores que fundamentam a Política Nacional de Promoção à Saúde.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
As doenças transmissíveis decorrem da interação entre o agente infeccioso, o processo de transmissão, o hospedeiro e o ambiente. Tratando especificamente processo de transmissão, este pode ocorrer de forma direta e indireta. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta um modo de transmissão INDIRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Autoridades da Saúde Pública exprimem críticas ao modelo da história natural das doenças. Embasam-se, para tecê-las, no seguinte argumento: as doenças não estão restritas a agentes patógenos, ao processo agente-hospedeiro. Nesse sentido, a crítica dos estudiosos da Saúde Pública se estende também para
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia as alternativas abaixo e assinale o indicador de saúde que avalia dados de morbidade.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Observe, abaixo, o quadro síntese elaborado pela ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE – OPAS em 2017.


Enunciado 3482094-1



Considerando a teoria aplicada aos estudos epidemiológicos, assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Sabe-se que muitos idosos são internados em decorrência da pneumonia. Em uma busca realizada no tabnet (http://tabnet.datasus.gov.br/), especificamente acerca da morbidade hospitalar no SUS, observou-se que, em 2022, foram registrados 9.288 internamentos por pneumonia em pacientes com mais de 60 anos. Esse cenário se apresenta em concomitância com a vacinação preventiva no SUS para essa faixa etária, o que pode suscitar questionamentos como: “Será que a vacina é eficaz nessa faixa etária?”
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma aplicação da epidemiologia com capacidade de responder questionamento.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas