Magna Concursos

Foram encontradas 86 questões.

1622630 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

O Programa Saúde na Escola - PSE, instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (promoção, prevenção, diagnóstico e recuperação da saúde e formação) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizada pelas equipes de saúde da atenção básica e educação de forma integrada.

Sobre as diretrizes para a implementação desse Programa, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Centralização e respeito à autonomia federativa

( ) Integração e articulação das redes públicas de ensino e de saúde

( ) Interdisciplinaridade e intersetorialidade

( ) Integralidade e Territorialidade

( ) Cuidado ao longo do tempo

( ) Controle social, monitoramento e avaliação permanente

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622629 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

Curativo é o conjunto de cuidados dispensados a uma úlcera, visando proporcionar segurança e conforto ao paciente e favorecer a cicatrização.

De acordo com essa colocação, analise as afirmativas abaixo:

I. Quanto à limpeza das úlceras, estas devem ser sempre manuseadas de forma cuidadosa e criteriosa em toda a extensão e profundidade, devendo ser realizada, preferencialmente, através de irrigação.

II. O desbridamento mecânico consiste na remoção do tecido, aplicando-se uma força mecânica ao esfregar a úlcera. Esse procedimento, entretanto, pode prejudicar o tecido de granulação ou de epitelização, além de causar dor.

III. O desbridamento enzimático baseia-se no uso de enzimas para dissolver o tecido desvitalizado. Nessa técnica, aplica-se topicamente a enzima apenas nas áreas com tecido desvitalizado, evitando-se a irritação dos tecidos normais.

IV. A cobertura primária é o produto, que permanece em contato direto com o leito da úlcera na pele adjacente, com a finalidade de absorver seu exsudato. A cobertura secundária é o produto, que recobre a cobertura primária, com a finalidade de absorver o excesso de drenagem, proporcionando proteção e compressão; e a cobertura mista é o produto, que possui as duas camadas: uma em contato com o leito da úlcera e a outra em contato com o ambiente externo.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622628 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o "pé diabético" da seguinte forma: "situação de infecção, ulceração ou também destruição dos tecidos profundos dos pés, associada a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica, nos membros inferiores de pacientes com diabetes mellitus".

Partindo dessa premissa, analise as afirmativas abaixo:

I. As úlceras neuropáticas apresentam sensibilidade diminuída ou ausente, porém os pulsos estão presentes.

II. A isquemia crítica de membro é considerada uma urgência médica, com elevado risco de perda da viabilidade do membro.

III. Tanto nas úlceras neuropáticas quanto isquêmicas, as unhas apresentam-se finas e quebradiças com sulcos e descamação, havendo atrofia da epiderme, sendo importante observar sinais de infecção.

IV. As úlceras isquêmicas apresentam-se com dor, deformidades e sensibilidade ausentes.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622627 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

O envelhecimento humano é resultado de uma série de alterações fisiológicas, que ocorrem em todos os órgãos e sistemas, mas de maneira individualizada, ao longo do tempo. Boa parte dos idosos vivem de maneira autônoma e independente, apesar de múltiplas morbidades. Alguns apresentam um estado de vulnerabilidade e risco para futuro declínio funcional, tornando-se idosos frágeis.

Sobre a fragilidade em idosos, analise as afirmativas abaixo:

I. Epidemiologicamente, há uma baixa prevalência de fragilidade na população idosa, em que quase 50% dos idosos acima de 85 anos, e até um em cada quatro idosos com idade superior a 65 anos são considerados frágeis.

II. A desregulação de múltiplos sistemas fisiológicos tem sido a característica principal para explicar a condição de fragilidade. Essa desregulação pode resultar da combinação de alterações moleculares relacionadas à idade, fatores genéticos e doenças, afetando mecanismos de resposta ao estresse.

III. O ciclo da fragilidade do envelhecimento começa com o acúmulo dos seguintes fatores: medicações e drogas, fazendo com que o indivíduo evite esforços, iniciando um ciclo vicioso que resulta em redução do gasto energético.

IV. Dada a complexidade e a característica multifatorial envolvida em processos e eventos no idoso frágil, frequentemente portador de múltiplas comorbidades e com particularidades referentes ao local de moradia e estrutura familiar, mais do que uma intervenção isolada, o que necessita é de um plano de cuidado multidisciplinar.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622626 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

Para a qualidade da atenção, é fundamental que as equipes busquem a integralidade nos seus vários sentidos e dimensões, como propiciar a integração de ações programáticas e demanda espontânea; articular ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Com relação à atuação da enfermagem na investigação e notificação, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Os Sistemas de Informações de Saúde desempenham papel relevante para a organização dos serviços, pois os estados e os municípios de posse das informações em saúde têm condições de adotar, de forma ágil, medidas de controle de doenças bem como planejar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, subsidiando a tomada de decisões.

( ) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foi desenvolvido no início da década de 70, com o objetivo de padronizar a coleta e o processamento dos dados sobre agravos de notificação obrigatória em todo o território nacional. Construído de maneira hierarquizada, mantendo coerência com a organização do SUS, pretende ser suficientemente ágil na viabilização de análises de situações de saúde em curto espaço de tempo.

( ) O Sinan é atualmente alimentado principalmente pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória em todo o Território Nacional - LDNC, conforme Portaria SVS/MS nº. 05, de 21/02/2006, podendo os estados e municípios incluir outros problemas de saúde pública, que considerem importantes para a sua região.

( ) As notificações de malária e esquistossomose, registradas no Sinan, correspondem àquelas identificadas fora das respectivas regiões endêmicas. Esses agravos, quando notificados em local onde são endêmicos, devem ser registrados em sistemas específicos e os dados dos Inquéritos de Tracoma, embora seja doença de notificação compulsória no país, devem ser registrados no Sinan - versão NET, por ser considerada de interesse nacional.

( ) As unidades notificantes são, geralmente, aquelas, que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde/Unidades de Saúde da Família. Os profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino, têm a obrigação de comunicar aos gestores do Sistema Único de Saúde a ocorrência de casos suspeitos/confirmados dos agravos listados na LNDC.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622625 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

Para qualificar a atenção à saúde a partir do princípio da integralidade, é fundamental que os processos de trabalho sejam organizados com vistas ao enfrentamento dos principais problemas de saúde-doença das comunidades e com ações de promoção e vigilância em saúde efetivamente incorporadas no cotidiano das equipes de Atenção Básica/Saúde da Família de todo este imenso Brasil.

Com relação à atuação da enfermagem na vigilância epidemiológica, analise as afirmativas abaixo:

I. A Atenção Básica (AB), como primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), caracteriza-se por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e visa à manutenção da saúde. Deve ser desenvolvida por equipes multiprofissionais, de maneira a desenvolver responsabilidade sanitária sobre as diferentes comunidades adscritas a territórios bem delimitados, deve considerar suas características socioculturais e dinamicidade e, de maneira programada, organizar atividades voltadas ao cuidado longitudinal das famílias da comunidade.

II. A Vigilância em Saúde, entendida como uma forma de pensar e agir, tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de práticas de saúde adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. É composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, pois é referencial para mudanças do modelo de atenção.

III. Também como atuação da enfermagem, inclui-se a necessidade de promover ações de prevenção e controle das doenças transmissíveis, as quais mantêm importante magnitude e/ou transcendência em nosso país, é necessário ampliar a capacidade de atuação para novas situações que se colocam sob a forma de surtos ou devido ao surgimento de doenças inusitadas.

IV. A Vigilância da Situação de Saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do país/estado/região/município/equipes por meio de estudos e análises, que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, dando prioridade a questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

V. A Promoção da Saúde é compreendida como estratégia de articulação transversal, que incorpora outros fatores que colocam a saúde da população em risco trazendo à tona as diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no país que defendam a equidade e incorporem a participação e o controle social na gestão das políticas públicas.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622624 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

Acredita-se que a transmissão da hanseníase ocorra pelo contato íntimo e prolongado de indivíduo suscetível com paciente bacilífero, através da inalação de bacilos. A melhor forma de cessar a transmissão é o diagnóstico e o tratamento precoce.

Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. O diagnóstico de caso de hanseníase na Atenção Básica de Saúde é essencialmente clínico por meio do exame dermatoneurológico, para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos (sensitivo, motor e/ou autonômico). Os casos com suspeita de comprometimento neural sem lesão cutânea (suspeita de hanseníase neural pura) e aqueles que apresentam área (s) com alteração sensitiva e/ou autonômica sem lesão cutânea evidente deverão ser encaminhados para unidades de saúde de maior complexidade para confirmação diagnóstica.

II. Com relação aos olhos, durante a anamnese/Inspeção, deve-se perguntar se a pessoa sente ardor, coceira, vista embaçada, ressecamento, pálpebras pesadas, lacrimejamento ou outros sintomas. Verificar se há hiperemia (vermelhidão), madarose (queda dos pelos das sobrancelhas, comumente caudal), triquíase (cílios invertidos), ectrópio (eversão da pálpebra), lagoftalmo (desabamento da pálpebra inferior), catarata e opacidade corneana.

III. Visando ao tratamento com o esquema Poliquioterapia (PQT/OMS) na forma Paucibacilar que representa casos com até sete lesões de pele, as drogas utilizadas para tratar uma pessoa adulta são: Rifampicina (RFM) com duas cápsulas de 300mg e a Dapsona (DDS) com 28 comprimidos de 100mg.

IV. Os estados reacionais ou reações hansênicas são alterações do sistema imunológico, que se exteriorizam como manifestações inflamatórias agudas e subagudas, mais frequentes nos casos multibacilar (MB). Essas reações podem ocorrer antes do diagnóstico da doença e caracterizam-se por Reação do Tipo 1 ou Reação Reversa (RR) e Reação do Tipo 2 ou Reação de Eritema Nodoso Hansênico (ENH).

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622623 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

A Hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Apresenta alta contagiosidade e baixa morbidade. O Brasil ocupa o segundo lugar em número absoluto de casos, perdendo apenas para a Índia. Foi o único país que não atingiu a meta de eliminação da doença como problema de saúde pública.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A Hanseníase, indeterminada ou forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos ou para as formas polarizadas em cerca de 25% dos casos, o que pode ocorrer no prazo de 3 a 5 anos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com distúrbio da sensibilidade, podendo ser acompanhada de alopecia e/ou anidrose.

( ) As lesões da hanseníase geralmente se iniciam com hiperestesia local, que evolui para diminuição ou ausência de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil.

( ) O exame neurológico compreende a inspeção, palpação/percussão, avaliação funcional dos nervos. Os nervos da face, como o Trigêmeo e o Mediano, podem causar alterações na face, nos olhos e no nariz.

( ) Acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos, mas também se manifesta como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado à capacidade de penetração do Mycobacterium leprae na célula nervosa e ao seu poder imunogênico.

( ) O homem é considerado a única fonte de infecção da hanseníase. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente (forma infectante da doença - MB), sem tratamento que elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis. Estima-se que 90% da população tenha defesa natural contra o M. leprae e sabe-se que a susceptibilidade ao M. leprae não tem influência genética.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622621 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, tendo provavelmente chegado ao Brasil trazida pelos europeus no século XVII. Relatos dos primeiros visitantes da colônia mostram que os agrupamentos indígenas gozavam de perfeita saúde e que, após contato com os colonizadores, passaram a desenvolver e a morrer de uma grave doença pulmonar acompanhada de hemoptises. São mais de 70 mil casos novos e o número de óbitos por tuberculose ultrapassa a cifra de 4,5 mil a cada ano.

Sobre isso, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O profissional de saúde (OS) portador de alguma condição, que afete sua resposta imunológica, tem um risco mais elevado de desenvolver TB, como infecção por HIV, silicose, insuficiência renal crônica, receptor de órgão transplantado, entre outras. Desde 1991, existe no Brasil legislação que permite incluir a TB como doença ocupacional (Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991), portanto quando a doença ocorre em PS deve ser notificada em formulário específico – comunicação de acidente de trabalho – CAT.

( ) A susceptibilidade à infecção é praticamente universal. A maioria das pessoas resiste ao adoecimento após a infecção e desenvolve imunidade parcial à doença; no entanto alguns bacilos permanecem vivos, embora bloqueados pela reação inflamatória do organismo. Cerca de 5% das pessoas não conseguem impedir a multiplicação dos bacilos e adoecem na sequência da primo-infecção.

( ) A atividade de controle de contatos não é uma ferramenta importante para prevenir o adoecimento e diagnosticar precocemente casos de doença ativa em uma população, e deve ser instituída pelos programas de controle de tuberculose. Apesar de os contatos de pacientes com TB bacilífera apresentarem maior risco de adoecimento, todos os contatos devem ser avaliados.

( ) Quimioprofilaxia secundária é a administração de isoniazida a uma pessoa infectada pelo bacilo de Koch, com a finalidade de evitar que ela adoeça. O tratamento da infecção latente pelo M. tuberculosis – ILTB com isoniazida – H reduz em 60% a 90% o risco de adoecimento (SMIEJA et al., 1999). Essa variação se deve à duração e à adesão ao tratamento.

( ) A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico da tuberculose pulmonar, por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de método simples, demorado, de alto custo e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. Na observação microscópica, são visualizados bacilos álcool-ácidos resistentes – BAAR que se apresentam corados de vermelho em um fundo azul, com a coloração de Ziehl-Neelsen.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622620 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE

O desenvolvimento da autonomia e responsabilização de adolescentes em torno de seus processos de vida e saúde deve se constituir no objetivo central do atendimento de enfermagem. Nesse sentido, a consulta de enfermagem deve buscar

I. reconhecer vulnerabilidades sociais, institucionais e subjetivas, trabalhando com elas no âmbito individual. II. avaliar processos orgânicos e psicoemocionais, identificando possíveis alterações.

III. adotar medidas assistenciais clínico-educativas no âmbito individual.

IV. articular os apoios mais amplos necessários.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas