Magna Concursos

Foram encontradas 48 questões.

1622140 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

A Hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Apresenta alta contagiosidade e baixa morbidade. O Brasil ocupa o segundo lugar em número absoluto de casos, perdendo apenas para a Índia. É o único país, que não atingiu a meta de eliminação da doença como problema de saúde pública. Acredita-se que a transmissão da hanseníase ocorra pelo contato íntimo e prolongado de indivíduo suscetível com paciente bacilífero, através da inalação de bacilos. A melhor forma de cessar a transmissão é o diagnóstico e o tratamento precoce. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. A Hanseníase indeterminada ou forma inicial evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos ou evolui para as formas polarizadas em cerca de 25% dos casos, o que pode ocorrer no prazo de 3 a 5 anos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com distúrbio da sensibilidade, podendo ser acompanhada de alopécia e/ou anidrose.

II. As lesões da hanseníase geralmente iniciam com hiperestesia local, que evoluem para a diminuição ou a ausência de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil.

III. O exame neurológico compreende a inspeção, palpação/percussão, avaliação funcional dos nervos. Os nervos da face como o Trigêmeo e o Mediano podem causar alterações na face, nos olhos e no nariz.

IV. Visando ao tratamento com o esquema Poliquioterapia (PQT/OMS) na forma Paucibacilar, que representa casos com até sete lesões de pele, as drogas utilizadas para tratar uma pessoa adulta são: Rifampicina (RFM) com duas cápsulas de 300mg e a Dapsona (DDS) com 28 comprimidos de 100mg.

V. Os estados reacionais ou reações hansênicas são alterações do sistema imunológico, que se exteriorizam como manifestações inflamatórias agudas e subagudas, mais frequentes nos casos multibacilar (MB). Essas reações podem ocorrer antes do diagnóstico da doença e caracterizam-se por Reação do Tipo 1 ou reação reversa (RR) e Reação do Tipo 2 ou reação de eritema nodoso hansênico (ENH).

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622139 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos. Atualmente, o Brasil tem vivenciado uma epidemia de arboviroses. Com relação à Definição de Caso Suspeito dessas doenças, analise as afirmativas abaixo:

I. Dengue: paciente apresenta febre com duração máxima de 7 dias, acompanhada de, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retro-orbital, mialgia, artralgia, prostração, exantema. Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente ou residente em área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 a 7 dias e sem foco de infecção aparente.

II. Febre do Chikungunya: paciente com febre de início súbito, abaixo de 37°C e artralgia ou artrite intensa de início agudo não explicado por outras condições, sendo residentes ou visitantes de áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas, ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado.

III. Febre pelo Zika Vírus: paciente que apresente exantema máculo papular pruriginoso acompanhado de, pelo menos, dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre ou hiperêmia conjuntival sem secreção e prurido ou poliartralgia ou edema periarticular.

IV Febre Amarela: indivíduo com quadro febril agudo (ate 7 dias), de inicio súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, residente em (ou procedente de) área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootia confirmada em primatas não humanos ou isolamento de vírus em mosquitos vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado.

V. Febre do Chikungunya: paciente com febre de início súbito maior que 38,5°C e artralgia ou artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622138 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

A tuberculose provavelmente chegou ao Brasil pelos europeus, no século XVII. Relatos dos primeiros visitantes da colônia mostram que os agrupamentos indígenas gozavam de perfeita saúde e que, após contato com os colonizadores, passaram a desenvolver e a morrer de uma grave doença pulmonar acompanhada de hemoptises. É considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como a implementação de políticas de controle da doença. Sobre essa doença, analise as afirmativas abaixo:

I. A localização da tuberculose (TB) em outros órgãos que não o pulmão geralmente decorre de disseminações linfo-hematogênicas, embora outros mecanismos também possam ser responsabilizados, como a via canicular, a extensão direta ou a inuculação direta.

II. A vacina BCG é uma vacina atenuada, e cada dose administrada contém cerca de 200 mil ou até mais de um milhão de bacilos. A administração da vacina é intradérmica, no braço direito, na altura da inserção do músculo deltoide. Essa localização permite a fácil verificação da existência de cicatriz para efeito de avaliação do programa e limita as reações ganglionares na região axilar.

III. A Tuberculose (TB) é uma doença altamente transmissível. O risco de transmissibilidade em instituições de saúde é reconhecido há muitas décadas. O risco de transmissão da doença a partir de uma determinada fonte está associado à carga bacilar, presente em gotículas eliminadas pela tosse, pelo espirro ou pela fala e à duração da exposição e a fatores ambientais que determinam a remoção dos núcleos secos das gotículas em suspensão no ar.

IV. A susceptibilidade à infecção é praticamente universal. A maioria das pessoas não resiste ao adoecimento após a infecção e desenvolve imunidade parcial à doença; no entanto, alguns bacilos permanecem vivos, embora bloqueados pela reação inflamatória do organismo. Cerca de 5% das pessoas não conseguem impedir a multiplicação dos bacilos e adoecem na sequência da primo-infecção.

V. A atividade de controle de contatos não é uma ferramenta importante para prevenir o adoecimento e diagnosticar precocemente casos de doença ativa em uma população e deve ser instituída pelos programas de controle de Tuberculose. Apesar de os contatos de pacientes com TB bacilífera terem maior risco de adoecimento, todos os contatos devem ser avaliados.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622136 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

Com relação à Vacina Tríplice Viral, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação infantil, a primeira dose dessa vacina é aplicada aos 12 meses de idade.

( ) Para ser considerado protegido, todo indivíduo deve ter tomado duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês, independentemente da idade.

( ) Para crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam como rotina duas doses: uma aos 12 meses, e a segunda, quando a criança estiver entre 1 ano e 3 meses e 2 anos de idade, junto com a vacina varicela.

( ) Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados: duas doses com intervalo de um a dois meses.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622135 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

A Glomerulonefrite Difusa Aguda (GNDA) em criança tem como causa mais frequente a infecção pelo Streptococcus β-hemolítico do Grupo A de Lancefield. Em relação à ocorrência em Pediatria, é CORRETO afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622133 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

O cuidado no contexto da enfermagem gerontogeriátrica refere-se ao cuidado de Enfermagem, permeado por conhecimentos teórico e prático da enfermagem, da gerontologia e da geriatria, com o propósito de utilizá-los para a elucidação do processo de assistência, buscando melhor atender à promoção de saúde e à longevidade, à garantia da independência ao nível mais alto possível de vivacidade da pessoa idosa. Com relação ao processo de enfermagem à pessoa idosa, analise as afirmativas abaixo:

I. Na aplicação prática do processo de enfermagem no planejamento do cuidado às pessoas idosas, deve-se levar em consideração toda a interação intuitiva do profissional enfermeiro.

II. A evolução das teorias de enfermagem refere que, tanto a arte ou ciência, a enfermagem pauta-se na profunda relação entre o enfermeiro e o cliente, numa perspectiva humanística que vislumbra como resultado esperado um cuidado efetivo e terapêutico.

III. A uniformização do uso de sistemas de classificação garante qualidade assistencial diante do programa de assistência de enfermagem à pessoa idosa. Trata-se de uma ferramenta, que favorece a execução do cuidado perante as fases do processo, através dos fenômenos de enfermagem descrito, dos resultados esperados e do cuidado continuado e efetivo, contido no plano assistencial.

IV. Um grande desafio à enfermagem, em face da necessidade de planejamento dos cuidados de enfermagem com base em um referencial teórico, é identificar um modelo contextual, que coadune com a sua prática e a clientela a ser assistida. No processo de envelhecimento, é necessário ter foco no processo de mudança inerente à senectude.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622132 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

A denominação síndrome geriátrica é utilizada para definir um conjunto de sinais e sintomas decorrentes de enfermidades de grande prevalência na população idosa. Sobre as síndromes geriátricas, assinale a alternativa CORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622131 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

O crescente número de idosos na população e a diminuição da fertilidade levaram o Brasil a um cenário de transformação demográfica e epidemiológica. Com as peculiaridades dos idosos, como a plurimorbidade e as incapacidades com restrição da sua autonomia, emerge a necessidade de um novo olhar ético, do qual a ética do cuidado parece ser uma perspectiva de abordagem adequada à pessoa idosa (MENEZES, 2016). Diante dos aspectos éticos e bioéticos voltados para a pessoa idosa, analise as assertivas abaixo:

I. Os idosos são considerados como vulneráveis, ou seja, se encontram em risco elevado de declínio funcional e morte. Nesse contexto, estão mais susceptíveis às plurimorbidades ou manifestações atípicas de doenças comuns.

II. A ética do cuidado do paciente ou de indivíduos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos, não transcende os profissionais da área de saúde.

III. Apesar de ser óbvia, a ética do cuidado não é prática comum. Isso se deve ao fato de que o campo de cuidado está, ainda, muito voltado a prover curas.

IV. Uma ética do cuidado voltada a pessoas que necessitam de atenção permanente é de grande relevância e atinge, principalmente, questões associadas à geriatria e à gerontologia.

Estão CORRETAS

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622130 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

Quanto às características de comportamento dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, é CORRETO afirmar que apresentam

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1622129 Ano: 2017
Disciplina: Enfermagem
Banca: UPENET/IAUPE
Orgão: SES-PE
Provas:

Na prestação do cuidar humanizado, é fundamental que a equipe de enfermagem conheça as grandes Síndromes Psiquiátricas ao longo da vida. Acerca dos transtornos psiquiátricos, analise as afirmativas abaixo:

I. O transtorno de ajustamento é descrito como uma resposta de acentuado sofrimento a um estressor que excede o que seria esperado, gerando, na maioria dos casos, algum grau de prejuízo no funcionamento de alguma área da vida social e profissional.

II. Os subgrupos dos Transtornos do Controle dos Impulsos são: jogo patológico, hipocondria, tricolomania e piromania.

III. O paciente com Transtorno de Personalidade Histriônico apresenta dramaticidade, expressão de afeto intenso e necessidade de atenção.

Está CORRETO o que se afirma em

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas