Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.
Para a antiga filosofia grega era mais importante a questão “por que ser moral?” do que a questão “o que é moral?”. O paralelo que Platão realiza entre as partes da alma e as partes da sociedade reduz estas duas perspectivas para uma só
.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
"Na situação contemporânea, talvez seja mais adequado se falar em ‘filosofias’, pois, face à sua dispersão, a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; isto é, apenas por aquisição. A atual disseminação da Filosofia - a mobilidade que muda de lugar o seu ‘assunto’ - ao mesmo tempo que indicia uma certa perda de vigor no ensino escolar garante a sua vigência como requisito indispensável para a articulação de teorias e estratégias culturais, políticas, científicas, pedagógicas e artística”.
(FAVARETO, Celso F. "Notas sobre ensino de Filosofia". In: ARANTES, Paulo Eduardo, et alii. A filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1993, p. 77).
Com base na reflexão acima e suas possíveis consequências, analise as afirmativas abaixo.
I. O texto apresenta uma crise da Filosofia, porém, independente da perda de seu assunto instituído, provoca a sua valorização e o desenvolvimento de novos estilos de Filosofar.
II. A escolha do programa, por ser este necessariamente aberto, pode ser desenvolvido por qualquer professor, desde que tenha um conhecimento panorâmico das “Histórias das Ideias” e das “Ciências Humanas”.
III. O importante não é a discussão sobre opções de conteúdo: informações, rede conceitual, problemas, mas sim, o que possa garantir a entrada nos procedimentos filosóficos; isto é, à produção da familiaridade com um modo de linguagem que articula fabricação de conceitos, argumentação, sistematicidade e significação.
IV. O importante para um programa de Filosofia é estabelecer recortes efetuados na tradição conhecida como História da Filosofia, no elenco das áreas filosóficas tradicionais e atuais.
Estão corretas as afirmativas:
As teses de Kant acerca da estética e da teleologia são apresentadas em sua “Crítica da faculdade do juízo” (
Kritik der Urteilskraft
). Na primeira parte dessa obra, Kant discute a experiência do juízo estético, em particular do belo e do sublime, e também a criação artística. O próprio Kant considera claramente que sua teoria estética é de importância central para a compreensão da chamada “faculdade de julgamento” em geral. Alguns comentaristas também se valeram da teoria estética de Kant para iluminar aspectos específicos das visões de Kant sobre a cognição. Refletindo sobre estas questões, podemos afirmar que, para Kant, o julgamento estético é:
Houve no século XVII uma influente concepção
sobre o mundo, a qual foi compartilhado por
muitos filósofos do período, por exemplo,
Locke. Trata-se da filosofia corpuscular
mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única
que se deu a tarefa de explicar, de um modo
inteligível, as qualidades dos corpos. Duas
características da paisagem intelectual de
Locke são salientes para a compreensão de sua
filosofia da ciência, uma relativa à metodologia
da nova ciência e a outra relativa ao seu
conteúdo. A primeira é a nova abordagem
metodológica para entender o mundo natural,
acompanhada por profundas mudanças nas
concepções de indução e conhecimento
científico e nas fronteiras disciplinares. A
segunda característica saliente é a teoria
científica dominante de sua época, a hipótese
corpuscular da nova ciência.
Com base na reflexão sobre a filosofia
corpuscular mecanicista do século XVII e da
visão científica de Locke em particular, analise
as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os
corpos observáveis como essencialmente
compostos de partículas materiais ou
corpúsculos.
II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o
impulso (ação por impacto de superfície) como
o principal, senão o único, meio de comunicar o
movimento entre os corpos físicos.
III. As principais teses de Locke, tais como ele as
desenvolveu no
Ensaio acerca do entendimento
humano
, são elaboradas em estreita conjunção
com a hipótese corpuscular; notavelmente a
noção de união entre essências reais e nominais
cuja consequência é a união entre qualidades
primárias e secundárias.
IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do
Ensaio acerca do entendimento humano
, realiza
uma distinção entre qualidades primárias e
secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar
a natureza da sensação; a qual constitui uma
das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
Questões filosóficas ligadas ao “Ser-Feminino”
ou à condição humana do gênero feminino
podem ser remontadas ao filósofo Marie-JeanAntoine-Nicolas de Caritat, Marques de
Condorcet (1743 – 1794). Ele foi um inspirado
defensor dos direitos humanos, contribuindo
para o “Arqueofeminismo”, influenciando
Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft e
Simone de Beauvoir. Esta “filosofia feminista”
move-se por todas as principais tradições
ocidentais da filosofia, além da própria filosofia
contemporânea, incluindo a filosofia analítica,
continental, pragmatista, somada a outras
variantes e interseções. À medida que as
filósofas feministas realizam trabalhos em
campos filosóficos tradicionais, da ética à
epistemologia, elas introduzem novos
conceitos e perspectivas que transformaram a
própria filosofia. As filosofias feministas
também estão traduzindo tópicos filosóficos
anteriormente não problematizados, ou pouco
problematizado, como o corpo, classe e
trabalho, deficiência, família, reprodução,
self
,
trabalho sexual, tráfico humano e sexualidade.
Também podemos notar que elas estão
trazendo uma lente particularmente feminista
para as questões da ciência, globalização,
direitos humanos, cultura popular, raça e
racismo.
Com base na reflexão sobre os movimentos da
filosofia feminista contemporânea, analise as
afirmativas abaixo:
I. A filosofia de Simone de Beauvoir postula que
se aprende a se tornar mulher.
II. A “ética do cuidado” (“ethics of care” ou “ethics
or EoC”) é uma ética que prescreve abordagens
cuidadosas e femininas para os problemas
éticos contemporâneos, em especial, para
questões ecológicas.
III. A ética feminista é uma abordagem da ética que
visa, entre outras coisas, promover os
interesses das mulheres.
IV. A teoria epistemológica do ponto de vista
feminista afirma que diferentes grupos sociais
têm tipos distintos tipos de conhecimentos.
Estão corretas as afirmativas:
John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores
do chamado “empirismo britânico”, importante
linha filosófica dos séculos XVII e XVIII. Ficou
famoso por defender a tese de que todas as
nossas ideias vêm da experiência e por
enfatizar a necessidade de evidências
empíricas para a formulação das leis científicas.
Ele desenvolveu uma epistemologia empirista e
reflexões sobre a compreensão humana,
criando teses que influenciaram os empiristas
posteriores, como David Hume.
Considerando-se a relação entre a Filosofia de
Locke e o Empirismo Britânico dos séculos XVII
e XVIII, analise as afirmativas abaixo e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias
dos corpos não são, de forma alguma,
semelhantes a esses corpos.
( ) A evidência empírica pode mostrar que o
princípio da indução é verdadeiro.
( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas
sobre verdades metafísicas.
( ) Locke argumenta que mesmo que existissem
verdades particulares com as quais todos os
homens concordassem, esse fato não provaria
a existência de ideias inatas.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta de cima para baixo.
Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explica o princípio citado.
Os princípios dos movimentos de
desobediência civil estão geralmente reunidos
sob a égide das consciências elevadas
somadas às posições morais como: seriedade,
sinceridade, profundidade de convicção e
abnegação. Torna-se fundamental para seus
pensadores diferenciar e estabelecer o
contraste entre a desobediência civil e a
violação da lei criminal. Houve mudanças nas
formas de paradigma e nos objetivos da
desobediência civil ao longo do século passado
e inícios do de hoje, desde o ativismo militante
das sufragistas em busca de seus direitos
básicos de cidadania até as greves escolares do
movimento climático jovem e manifestações em
massa para exigir que os governos tomem
medidas urgentes para combater a crise
climática. Mesmo assim, a desobediência civil
continua sendo uma parte duradoura e vibrante
do ativismo político e, cada vez mais, se
beneficia de alianças transnacionais. E, sem
surpresa, muitos dos mais famosos
desobedientes civis – Henry David Thoreau,
Mohandas Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther
King Jr., Nelson Mandela – eram membros de
grupos cujos direitos eles buscavam defender.
Com base na reflexão sobre os movimentos de
desobediência civil e, em especial, o
pensamento de Martin Luther King Jr., analise
as afirmativas abaixo:
I. Entre outros conceitos, Martin Luther King Jr. é
reconhecido por desenvolver os fundamentos
filosóficos do ativismo não violento.
II. Martin Luther King Jr. era um defensor da ação
militante (uso da força) na luta pelos direitos
civis nos Estados Unidos.
III. Martin Luther King Jr. argumenta que a
resistência não violenta é moralmente superior à
violência.
IV. Em sua “Carta de uma prisão de Birmingham”,
Martin Luther King Jr. argumenta: “estou em
Birmingham porque a injustiça está aqui”., mas
ele defende os clérigos brancos moderados, os
quais pediram paciência para que as disputas e
questões fossem decididas nos tribunais e
pediram à “comunidade negra” que praticasse a
contenção.
Estão corretas as afirmativas: